Pedra, Papel e Tesoura

19 de agosto de 2009

Estudo bíblico sobre a masturbação.

Filed under: Livros, Saúde e bem-estar — Tags:, , , — Yure @ 14:28
Introdução.

Nesta entrada, trato de um assunto bastante delicado, que é a moralidade espiritual da masturbação. A masturbação é a prática de, manualmente, estimular os genitais de alguém, sejam os seus ou os de outra pessoa, normalmente com o intuito de chegar ao orgasmo. Sendo algo que normalmente envolve apenas você e seu corpo, é uma prática natural que todos experimentam em maior ou menor grau em algum ponto de suas vidas. Mas é a masturbação algo bom ou ruim?
Pensemos o aspecto físico. A masturbação, na verdade, faz bem ao corpo, seja masculino ou feminino. No caso dos homens, a ejaculação frequente traz o benefício de reduzir as chances de câncer de próstata sob determinadas circunstâncias. No caso das mulheres, não há benefícios tão extensos ao ponto de reduzir a chance de algum tumor, mas ainda há a vantagem de conhecer melhor o corpo. Isso não significa, contudo, uma desvantagem da mulher, mas uma vantagem, porque significa que elas não são tão suscetíveis a certos problemas que afetam o homem. Ao passo que, para o homem, a masturbação é também um remédio, as mulheres podem talvez sintam-se mais confortáveis ao saber que a masturbação, para elas, é uma diversão e não uma necessidade física (a não ser que seja relevado o alívio sexual).
Pensemos o aspecto mental. A medida que o tempo passa, ficamos mais suscetíveis à estímulos sexuais. Certas pessoas são especialmente sensíveis, pois a susceptibilidade a esses estímulos varia de pessoa para pessoa. Quando estimuladas, as pessoas experimentam um aumento na tensão sexual que pode ser liberada ou mantida. Quando mantida, a pessoa fica mais sensível a mais estímulos, o que aumenta ainda mais a tensão. O desconforto de estar insatisfeito vem com cada vez mais frequência e intensidade e, mesmo aqueles com uma cota decente de força de vontade, podem perceber um aumento do nível de estresse e uma certa dificuldade em desempenhar tarefas que exijam concentração por longos períodos de tempo, como trabalhos repetitivos. Por isso a vontade de se masturbar sempre volta, porque não é possível eliminar nossa sexualidade e, por isso, somos sempre suscetíveis ao aumento da tensão sexual. Quando liberada, a tensão sexual diminui ou mesmo some, relaxando a pessoa e eliminando uma irritante distração, o que aumenta seu desempenho em suas tarefas. É lógico, pois o mesmo acontece com a sede, a fome, o sono e a vontade de ir ao banheiro. São distrações de origem biológica que atrapalham sua concentração nas tarefas que você deve desempenhar. Claro que o desejo sexual não é o mesmo para todos, então há quem não experimente essas sensações.
Pensemos o aspecto social. A masturbação, obviamente, não é assunto para todas as horas, nem prática para todos os lugares. É socialmente aceitável na medida que você use de bom senso. Mas relevamos aquilo que realmente interessa, o aspecto espiritual. A masturbação é saudável e aceitável, mas é ou não pecado? Primeiro, pergunte-se: “acredito na Bíblia?”. Vejamos. A Bíblia contém tudo o que Deus quer que saibamos a respeito dele, a respeito da salvação e a respeito da moral cristã ou judaica. Portanto, ela tem autoridade superior a autoridade dos homens deste mundo. Toda a inferência cristã que designa um juízo de pecado deve, portanto, ser baseada na Bíblia e unicamente na Bíblia. Uma inferência cristã que designa um juízo de pecado que não tem como base a palavra de Deus, isto é, a Bíblia, é inválida. Uma inferência dessa natureza que usa os textos bíblicos de forma errada para basear-se também é inválida. Você já deve ter se deparado com textos que sustentam que a masturbação é pecado, mas você viu que textos bíblicos sustentam a tese do escritor? Será que esses textos podem ser usados daquela forma?
Assim, o método que usarei para provar que a masturbação não é pecado é refutando esses escritos, tirando-lhes sua base. Visitei vários textos que sustentam que a masturbação é pecado e coletei os textos bíblicos usados para sustentá-los, examinando-os individualmente e vendo se podem ou não ser usados como provas contra a masturbação. Se não puderem, o texto de onde foram extraídos (a página visitada) é inválido. Não visitei apenas duas páginas na Internet, ou cinco ou oito. Visitei cerca de dez e reuni um compêndio de textos usados incorretamente para sustentar a masturbação como algo pecaminoso. Na verdade, creio que o compêndio é grande a ponto de cobrir todos os textos que sustentam a masturbação como pecado, visto que a mesma interpretação falaciosa é usada por vários indivíduos. A Bíblia é o único livro que tem autoridade de nos dizer o que é ou não pecado e estou para mostrar que ela não acusa a masturbação como algo pecaminoso. Continue lendo.

O que a Bíblia diz?

Como dito, os textos bíblicos a seguir foram selecionados de textos que sustentam que masturbação é pecado. Estes relevam tanto a lei do Antigo Testamento quanto a lei do Novo. Judeus podem se beneficiar das minhas interpretações de Gênesis à Daniel. Cristãos farão melhor uso das interpretações a partir de Mateus.

Antigo Testamento.

Gênesis 1: 28.

Deus os abençoou: “Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.”

Este texto mostra que é tarefa da humanidade se reproduzir e gerar prole. Porém, masturbar-se ou mesmo usar métodos contraceptivos não lhe impede de ter filhos em algum momento. Apesar de aderir a um “controle de natalidade”, por meio, por exemplo, da camisinha, isso não lhe impede de ter sexo sem tais métodos quando sentir-se pronto para gerar um filho. Essencialmente, esse texto diz que devemos nos reproduzir, mas não diz que todas as relações sexuais devem obrigatoriamente gerar prole. Da mesma forma, a masturbação não substitui o sexo completamente nem elimina o desejo de uma pessoa de ter filhos.

Gênesis 2: 18-20.

O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada.” Tendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais dos campos, e todas as aves dos céus, levou-os ao homem, para ver como ele os havia de chamar; e todo o nome que o homem pôs aos animais vivos, esse é o seu verdadeiro nome. O homem pôs nomes a todos os animais, a todas as aves dos céus e a todos os animais dos campos; mas não se achava para ele uma ajuda que lhe fosse adequada.

De fato, não é bom ficar sozinho pela sua vida toda. Levando este texto ao seu nível mais metafórico, pode-se interpretá-lo como “Deus quer que tenhamos companhia”, isto é, sendo esposa ou marido. Masturbação não elimina o desejo de namorar ou mesmo casar-se, porque não provê a pessoa de nada além de alívio sexual. Masturbação não traz o amor e o aconchego que só a companhia traz, portanto não representa um risco ao desejo de casar-se.

Gênesis 2: 24.

Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne. 

Aqui fala do casamento como parte importante da vida de uma pessoa, que a pessoa deve romper com os pais para dedicar-se à sua companhia, quando um deverá satisfazer o outro.

Gênesis 4: 7.

Se praticares o bem, sem dúvida alguma poderás reabilitar-te. Mas se precederes mal, o pecado estará à tua porta, espreitando-te; mas, tu deverás dominá-lo.

Este texto está inserido na história dos dois irmãos em que um assassinou o outro, sendo essas palavras que Deus disse ao assassino. Quando você faz coisas ruins, você acaba fazendo coisas piores com o passar do tempo, a não ser que você mude. Masturbação, como algo natural e inofensivo a você e aos outros, não leva você a praticar o indevido (a não ser que você esteja cobiçando o parceiro do próximo). Alguém pode argumentar que essa prática alimenta a luxúria, mas não é assim. A masturbação provê alívio sexual e uma pessoa sexualmente satisfeita não comete pecados sexuais tal como uma pessoa farta não incorre em gula. Além disso, a pessoa propriamente educada sabe que não deve ter sexo antes de estar casado, logo a educação tem um papel fundamental na conduta sexual. Mas uma pessoa com desejos sexuais fortes e persistentes pode precisar não somente de educação, mas também de um meio de amortecer seus desejos, do contrário poderá ver-se em uma forte tentação e subverter a educação que recebeu.

Gênesis 24: 63, 64. 

Uma tarde em que saíra para meditar no campo, levantando os olhos, viu alguns camelos que se aproximavam. Rebeca também, tendo levantado os olhos, viu Isaac, e desceu do camelo. 

Lembre que no início desta entrada eu disse que tirei estes textos de sites que sustentam que a masturbação é pecado e este texto não é exceção. Mas lendo o texto você vê que nada tem a ver com assunto. O que isso quer dizer? Que algumas pessoas dizem fundamentar suas argumentações em textos bíblicos e dão referências aleatórias, porque sabem que quase ninguém procura ler esses textos.

Gênesis 38: 1-11. 

Naquele tempo, Judá, apartando-se dos seus irmãos, foi para a casa de um homem de Odolão, chamado Hira. Judá viu ali a filha de um cananeu, de nome Sué, e desposou-a, unindo-se a ela. Ela concebeu e deu à luz um filho, ao qual chamou Her. Concebeu novamente e deu ao mundo um filho, e deu-lhe o nome de Onã. E teve ainda um filho, que chamou Sela. Judá estava em Achzib na ocasião desse nascimento. Judá escolheu para Her, seu primogênito, uma mulher chamada Tamar. Her, porém, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do Senhor, e o Senhor o feriu de morte. Então Judá disse a Onã: “Vai, toma a mulher de teu irmão, cumpre teu dever de levirato e suscita uma posteridade a teu irmão.” Mas Onã, que sabia que essa posteridade não seria dele, maculava-se por terra cada vez que se unia à mulher do seu irmão, para não dar a ele posteridade. Seu comportamento desagradou ao Senhor, que o feriu de morte também. E Judá disse a Tamar, sua nora: “Conserva-te viúva em casa de teu pai até que meu filho Sela se torne adulto.” “Não é bom, pensava ele consigo, que também ele morra como seus irmãos.” E Tamar voltou a habitar na casa paterna. 

Este é talvez o mais infame argumento contra a masturbação. O indivíduo “maculava-se por terra” toda vez que “se unia” com a mulher do irmão dele. Observe, contudo, que o termo “unir” neste texto refere-se ao sexo, tanto é que certa pessoa, quando “uniu-se” à outra, gerou um filho. Ora, então o indivíduo teve, de fato, sexo com a mulher do irmão dele, então como ele poderia “macular-se por terra”? Coito interrompido, o mais velho método contraceptivo que existe, que consiste em interromper o ato sexual no momento do orgasmo, de modo que o esperma venha ao chão. Mas mesmo assim, não foi isso que matou o indivíduo, porque em nenhum momento do Gênesis ou da história bíblica métodos contraceptivos são citados como pecado, nem mesmo os mais simples que já existiam naquela época. Mas em vários momentos da história bíblica, nos é alertado que devemos obediência a Deus e o indivíduo desobedeceu uma ordem direta. Deus mandou o indivíduo engravidar a mulher do irmão dele, ele se recusou, Deus matou ele. Nada mais justo. Não foi a masturbação ou o coito interrompido que o levou à morte.

Êxodo 20: 17.

Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem nada do que lhe pertence. 

Aqui, claramente, diz que é errado cobiçar, isto é, querer para si o que quer que já tenha dono. Naquela época, mulheres eram tratadas como posses, por isso o tratamento soa meio que rude. Traduzindo para os dias atuais, não podemos desejar para nós parceiras ou parceiros de outras pessoas. Os que atacam a masturbação baseando-se nesse texto sustentam que a masturbação, normalmente alimentada por pensamentos explicitamente sexuais, pode ter como combustível o parceiro alheio. Mas nada de errado em você, um homem livre, cobiçar uma mulher livre, pois isso não traz dano a ninguém. Nada de errado em você, solteiro, querer namorar uma mulher solteira e ter pensamentos sexuais centrados nela.

Deuteronômio 5: 21.

Não cobiçarás a mulher de teu próximo. Não cobiçarás sua casa, nem seu campo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem nada do que lhe pertence.

Novamente, nada de errado em pessoas livres desejarem pessoas igualmente livres.

Deuteronômio 22: 13-19.

Se um homem, depois de ter desposado uma mulher e a ter conhecido, vier a odiá-la, e, imputando-lhe faltas desonrosas, se puser a difamá-la, dizendo: desposei esta mulher e, ao aproximar-me dela, descobri que ela não era virgem, então o pai e a mãe da donzela tomarão as provas de sua virgindade e as apresentarão aos anciãos da cidade, à porta. O pai dirá aos anciãos: dei minha filha por mulher a este homem, mas porque ele lhe tem aversão, eis que agora lhe imputa faltas desonrosas, pretendendo não ter encontrado nela as marcas da virgindade. Ora, eis aqui as provas da virgindade de minha filha. E estenderão diante dos anciãos da cidade a veste de sua filha. E os anciãos da cidade tomarão aquele homem e fá-lo-ão castigar, impondo-lhe, além disso, uma multa, de cem siclos de prata, que eles darão ao pai da jovem em reparação da calúnia levantada contra uma virgem de Israel. E ela continuará sua mulher sem que ele jamais possa repudiá-la.

Masturbação não tira a virgindade. “Virgem” é a qualidade de algo puro, que não se misturou a outras coisas. Sexualmente falando, virgem é a pessoa que nunca teve relações sexuais. Naquele tempo, talvez, o hímen era usado como prova de que a moça era virgem e o hímen pode, de fato, romper-se durante a masturbação feminina. Mas esse era o meio desses povos arcaicos descobrirem se a moça era virgem ou não, mas observe que a essência aqui é a virgindade, não o hímen. Claro que a perda do hímen durante uma seção de masturbação muito intensa pode ocorrer, mas isso não tira a virgindade de uma mulher, óbvio, porque ela não recebeu nada externo à ela. Naquele tempo talvez fosse desaconselhável que a mulher praticasse tal coisa, uma vez que isso poderia deixá-la sem “provas” de sua virgindade, mas a ausência de provas não é o que culpabiliza a mulher de ser impura, sim a perda de sua virgindade. Você pode perder o hímen e ainda continuar virgem, visto que o rompimento pode não ter acontecido durante um ato sexual. Mas isso é uma especulação sobre que tipo de “provas de virgindade” podia uma mulher naquele tempo dar aos anciãos. Essencialmente, as pessoas que usam esse texto contra a masturbação são pessoas que atestam que a masturbação tira a virgindade, o que não é verdade.

Deuteronômio 23: 9-11.

Quando saíres a combater contra os teus inimigos, guardar-te-ás de toda má ação. Se alguém dentre vós não estiver puro, em conseqüência de um acidente noturno, sairá do acampamento, e não voltará. Pela tarde, lavar-se-á em água e poderá reintegrar-se ao acampamento ao pôr-do-sol.

Aqui, no máximo, fala de polução noturna. De fato, na Lei Mosaica, o sêmen era algo “impuro”, isto é, sujo. De fato, não era um pecado mortal estar impuro por causa do sêmen, visto que essa “ofensa” podia ser facilmente expiada com um banho.

Provérbios 4: 25, 26.

Que teus olhos vejam de frente e que tua vista perceba o que há diante de ti! Examina o caminho onde colocas os pés e que sejam sempre retos!

Aqui fala para não se desviar do caminho “reto”. No início desta entrada, pressupus que masturbação não é pecado sob a maioria das circunstâncias e, até agora, creio que estou conseguindo provar meu ponto. Este texto é válido apenas para aqueles que já acreditam que a masturbação é pecado e não pode ser usado como prova contra a prática.

Provérbios 23: 26, 27.

Meu filho, dá-me teu coração. Que teus olhos observem meus caminhos, pois a meretriz é uma fossa profunda e a entranha, um poço estreito.

Este texto poderia ser usado contra a prostituição, algo ruim na visão de muitos cristãos. Porém, pessoal, muito cuidado ao considerar um texto fora do seu contexto, pois, se você ler os versículos seguintes, verá que a “meretriz” é metafórica. Não que isso tire a carga pecaminosa da prostituição, mas este texto não pode ser usado como prova contra a prostituição (nem contra a masturbação).

Daniel 3: 28-30.

Exercestes um julgamento eqüitativo em tudo aquilo que nos infligistes e em tudo aquilo que infligistes à cidade santa de nossos pais, Jerusalém; foi em conseqüência de um julgamento eqüitativo que vós nos infligistes tudo isso por causa de nossos pecados. Pecamos, erramos afastando-nos de vós; em tudo agimos mal. Não obedecemos a vossos preceitos, não os pusemos em prática, não observamos as leis que nos destes para nossa felicidade.

Novamente, este texto só é válido se você aceita a masturbação como pecado, não podendo ser usado como prova contra a prática.

Novo Testamento.

Mateus 5: 28.

Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher com intenção impura, já em seu coração cometeu adultério com ela. (Mateus 5:28 [Português: Almeida Recebida])

Eu, porem, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. (Mateus 5:28 [Português: Bíblia])

Eu, porém, digo-vos que todo aquele que olhar para uma mulher, desejando-a, já cometeu adultério com ela no seu coração. (Mateus 5:28 [Português: Capuchinhos])

Mas eu vos digo que qualquer um que olhar para alguma mulher para a cobiçar, já adulterou com ela em seu coração. (Mateus 5:28 [Português: Bíblia Livre])

Em primeiro lugar, adultério significa traição ou potência para traição. Se você deixa sua mulher para ficar com outra, está adulterando. Da mesma forma, se você possui uma mulher que já tem dono, está adulterando, mesmo que você seja solteiro.
Mas suponhamos que Jesus, com isso, tenha banido qualquer cobiça do corpo alheio. Com efeito, cobiça pode ser entendida como desejar o que não se tem ou desejar o que já pertence a alguém. Se cobiça é entendida como desejar o que não se tem, não podemos, como homens, desejar mulher alguma. Isso tornaria todos os casamentos forçados. Ou ainda, na pior das hipóteses, não haveria casamento, porque o matrimônio é tomar para si uma esposa, mas você só pode tomar para si algo que você quer (neste caso, algo cobiçado, se assumimos que cobiçar é desejar o que não se tem) ou aquilo que você é forçado a tomar. Portanto, se Jesus, com isso, estivesse banindo o desejo de um homem de tomar para si uma mulher, estaria ameaçando a instituição do casamento, implicando que todos os casamentos são adúlteros, porque são fruto da cobiça do que não se tinha, o que não convém. Supondo que esse ato de cobiçar fosse entendido em sentido estritamente sexual, os inconvenientes seriam ainda mais sérios, porque, se cobiçar é desejar o que não se tem, cobiçar uma mulher poderia ser entendido como desejo de ter sexo com ela. Se toda a cobiça corpórea fosse banida por Jesus no sermão do monte, a própria procriação estaria sendo ameaçada, porque, se cobiça é desejar o que não se tem e cobiçar uma mulher já é adulterar com ela, você não pode tomar uma mulher para ter sexo com ela.
Por outro lado, se você entende cobiça como desejo por aquilo que é do outro, evitam-se todos os inconvenientes acima. Com efeito, adultério é tomar a mulher do outro ou uma mulher que não seja a sua, o que já era proibido na lei antiga. Se você entender cobiça como desejo pelo que é do outro, a procriação e o matrimônio, ambas coisas instituídas por Deus, são mantidas, tal como também a moral sexual do crente. Além disso, essa interpretação se harmoniza com a forma como termina o sermão: “Portanto, todas as coisas que querem que os homens façam a vocês, façam também a eles. De fato, isso é o que a Lei e os profetas querem dizer.” (Mateus 7: 12). E de fato, isso implica respeitar o matrimônio do outro e o próprio parceiro, para que sejamos nós mesmos respeitados.
Donde decorre que Jesus, ao falar essas palavras, obviamente estava falando da cobiça não de qualquer mulher, mas da mulher que já está comprometida, tal como a mulher que não é a sua própria (neste caso, se você já for casado). Nada de errado em um homem livre desejar uma mulher livre. Afinal, se fosse, não se poderia desejar e não haveria casamento.

Mateus 5: 30.

E se tua mão direita é para ti causa de queda, corta-a e lança-a longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo inteiro seja atirado na geena.

Muitos, convenientemente, usam este texto como “prova explícita” contra a masturbação porque menciona a mão direita. Mas, novamente, este é um daqueles textos que só são válidos para quem já acredita que a masturbação é pecado, não podendo, portanto, ser usado como prova contra a prática.

Mateus 6: 22-23.

O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado. Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará nas trevas. Se a luz que está em ti são trevas, quão espessas deverão ser as trevas! 

Este texto pode, no máximo, ser usado contra a pornografia e tem elevado grau de crédito para ser usado contra a mesma. Porém, nem todos os que se masturbam o fazem com auxílio de material pornográfico.

Mateus 20: 27-28.

E o que quiser tornar-se entre vós o primeiro, se faça vosso escravo. Assim como o Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por uma multidão.

Fala do perdão de Deus garantido a nós por meio do seu mensageiro. Não prova nada contra a masturbação.

Lucas 19: 10.

Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.

Este é um daqueles textos que ilustram o perdão por meio do mensageiro de Deus, portanto só é válido para os que sentem-se pecadores. Não pode ser usado como prova contra a prática.

Romanos 1: 24.

Por isso, Deus os entregou aos desejos dos seus corações, à imundície, de modo que desonraram entre si os próprios corpos. 

Novamente, este texto só é válido para quem já crê que a masturbação é pecado. Mesmo assim, se você considerar o texto dentro de seu contexto, isto é, se você ler o capítulo todo, você perceberá que ele fala principalmente de idolatria.

Romanos 6: 6.

Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que seja reduzido à impotência o corpo (outrora) subjugado ao pecado, e já não sejamos escravos do pecado. 

Novamente, este texto só é válido para quem já crê que a masturbação é pecado.

Romanos 6: 11-20.

Portanto, vós também considerai-vos mortos ao pecado, porém vivos para Deus, em Cristo Jesus. Não reine, pois, o pecado em vosso corpo mortal, de modo que obedeçais aos seus apetites. Nem ofereçais os vossos membros ao pecado, como instrumentos do mal. Oferecei-vos a Deus, como vivos, salvos da morte, para que os vossos membros sejam instrumentos do bem ao seu serviço. O pecado já não vos dominará, porque agora não estais mais sob a lei, e sim sob a graça. Então? Havemos de pecar, pelo fato de não estarmos sob a lei, mas sob a graça? De modo algum Não sabeis que, quando vos ofereceis a alguém para lhe obedecer, sois escravos daquele a quem obedeceis, quer seja do pecado para a morte, quer da obediência para a justiça? Graças a Deus, porém, que, depois de terdes sido escravos do pecado, obedecestes de coração à regra da doutrina na qual tendes sido instruídos. E, libertados do pecado, vos tornastes servos da justiça. Vou-me servir de linguagem corrente entre os homens, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois, como pusestes os vossos membros a serviço da impureza e do mal para cometer a iniqüidade, assim ponde agora os vossos membros a serviço da justiça para chegar à santidade. Quando éreis escravos do pecado, éreis livres a respeito da justiça. 

O corpo tem vários apetites que precisam ser satisfeitos e todos sabem que o completo ascetismo não é possível. A fome, a sede, o sono, são todos apetites do corpo, tal como a sexualidade. Obviamente, “não obedecer aos apetites do corpo” é uma metáfora para não praticar certas coisas exageradamente. Portanto este texto não pode nem sequer ser usado para justificar a castidade. Além disso, conforme o que vimos anteriormente, até mesmo o sêmen é impuro na Lei Mosaica, logo a impureza tratada neste texto não é de caráter externo, como o sexo ou a masturbação que são práticas consideradas impuras na Lei Mosaica porque o sêmen é considerado sujo, mas interno, as intenções, o roubo, o assassínio, o adultério. Novamente, este texto só é válido para quem já crê que a masturbação é pecado.

Romanos 6: 14.

O pecado já não vos dominará, porque agora não estais mais sob a lei, e sim sob a graça. 

Novamente, este texto só é válido para quem já crê que a masturbação é pecado, não podendo ser usado como prova contra a prática.

Romanos 6: 23.

Porque o salário do pecado é a morte, enquanto o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Visto que o propósito divino é a vida eterna para seus filhos, a masturbação deveria ter sido mencionada como pecado em algum momento da Bíblia, uma vez que o salário do pecado é a morte, isto é, a perda da vida eterna. Se pecados são coisas tão sérias a ponto de nos fazer perder o Paraíso, Deus deixaria claro que a masturbação é pecado se ela realmente o fosse, como faz com o adultério ou a fornicação. Mas a masturbação não é mencionada em nenhum momento da Bíblia como pecado, logo não é uma prática que mereça atenção do Senhor. Se você parar para pensar, o que poderia haver de mal? Claro que a Bíblia cita o adultério como um pecado que você comete mesmo se você só pensar em fazê-lo, visto que devemos amar o próximo como a nós mesmos e o adultério é extremamente ofensivo, portanto a simples intenção de fazer algo ofensivo, isto é, que fere o princípio do amor ao próximo, lhe culpabiliza. Mas a masturbação não precisa ser movida à pensamentos adúlteros e não há quaisquer restrições sobre uma pessoa livre que deseja outra pessoa livre, visto que isso não ofende o princípio básico da lei que a de não fazer ao outro o que você não quer para si (embora seja claro que você não deva fornicar, logo o ato sexual de fato só poderá ocorrer após o casamento).

Romanos 8: 5-9.

Os que vivem segundo a carne gostam do que é carnal; os que vivem segundo o espírito apreciam as coisas que são do espírito. Ora, a aspiração da carne é a morte, enquanto a aspiração do espírito é a vida e a paz. Porque o desejo da carne é hostil a Deus, pois a carne não se submete à lei de Deus, e nem o pode. Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o espírito de Deus habita em vós. Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é dele. 

Mais um texto ascético de um dos apóstolos. Ora, nem a fome, nem a sede, nem o sono vêm do espírito, portanto devem vir da carne. Este texto não pode ser tomado como uma defesa do ascetismo absoluto porque isso significaria deixar de satisfazer os desejos da carne absolutamente, portanto deixando de comer, beber e dormir, coisa que nem o apóstolo fazia. Este texto pode, no máximo, ser usado como defesa da moderação, visto que o excesso, assim como a carência, pode adoecer a carne e, portanto, levá-la a morte. Ao ler as epístolas deste apóstolo em especial, evite lê-las em sentido literal.

Romanos 8: 13.

De fato, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, vivereis.

Obviamente metafórico. Vivendo segundo a carne, isto é, comendo, bebendo, dormindo e tendo sexo, vivemos e criamos vida, ao passo que renegando essas coisas morremos. Porém, a satisfação aceitável de nossos desejos nos faz viver mais do que viveríamos se nos excedemos nelas, além de nos permitir ter a vida eterna. Além do mais, por razões já explícitas, o ascetismo absoluto não é possível.

Romanos 14: 22-23.

Tens uma convicção; guarda-a para ti mesmo, diante de Deus. Feliz é aquele que não se condena a si mesmo no ato a que se decide. Mas, aquele que come apesar de suas dúvidas, condena-se, por não se guiar pela convicção. Tudo o que não procede da convicção é pecado. 

Aqui é rápido e fácil: quando você faz alguma coisa tendo dúvidas sobre sua moralidade, você comete pecado mesmo que a coisa que você está fazendo não seja pecado em si. O que torna uma coisa não-pecaminosa um pecado é a hipocrisia de quem pratica tal ato. Em outras palavras, no momento em que você pratica algo sem estar 100% convencido de que não tem problema, você está pecando mesmo que a coisa sobre a qual você tem dúvidas não seja de fato pecado. Se, ao fim desta entrada, você ainda estiver em dúvida se masturbação é pecado ou não (e não é), você não pode se masturbar, pois estaria pecando quer eu estivesse certo ou não.

1ª Coríntios 2: 16.

Por que quem conheceu o pensamento do Senhor, se abalançará a instruí-lo (Is 40,13)? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo.

Aqui fala para não “jogar pérolas aos porcos”. Ou seja, para não tentar instruir aqueles que tem uma renúncia “natural” perante os ensinos divinos.

1ª Coríntios 6: 9-10.

Acaso não sabeis que os injustos não hão de possuir o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus.

Você se enquadra em qual categoria? A masturbação não lhe enquadra em nenhuma, exceto talvez no adultério se você estiver cobiçando a mulher alheia em suas seções. Como bem se sabe, a impureza, para os cristãos, não refere-se a impureza da pele, mas a impureza do coração, isto é, às más intenções, visto que o que vem de fora não avilta o homem. Quanto a devassidão, é o mesmo que libertinagem, isso é, a liberdade irresponsável. Deve haver regras, deve haver respeito. É difícil ser devasso na masturbação, embora o seja fácil no sexo, pelo desrespeito em relação ao parceiro. Porém, ainda assim, se devassidão é libertinagem e libertinagem é ausência de regra, é importante que a masturbação seja devidamente coibida dentro das normas morais e dos bons costumes, o que qualquer um com bom senso acaba fazendo sem querer.

1ª Coríntios 6: 12.

Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma.

Naturalmente, temos necessidades demais. Já temos que beber água, comer, dormir e ir ao banheiro para nos manter vivos e saudáveis. Quando você se deixa dominar por alguma outra coisa, isso é, faz de alguma outra coisa uma necessidade que você não tinha antes, você está tornando sua vida mais difícil, pois terá uma preocupação a mais. Você pode se masturbar para sentir-se bem, mas não deveria deixar que masturbação corra sua vida (ou seja, sobrepuje seu bom senso ou deixar que ela se torne uma necessidade crítica e irrecusável, como a sede e a fome).

1ª Coríntios 6: 18-20.

Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo.

A fornicação é o sexo ilícito, na época, fora do casamento. Quando se faz sexo antes do casamento, pratica-se fornicação. Quando se está casado e tem-se sexo com o parceiro alheio, tem-se fornicação e adultério (adultério também se você, livre, tem sexo com alguém que já tem parceiro). Esta passagem fala de sexo antes do casamento e da prática de outros atos sexuais ilícitos, isto é, fora da lei. Mas este texto em si não prova a masturbação como algo errado, visto que masturbação simplesmente não é sexo, embora os pensamentos, se adúlteros, lhe tornem adúltero. Sexo, isto é, as práticas sexuais descritas na Bíblia, sempre envolvem mais de uma pessoa e nenhuma pessoa na Bíblia jamais foi punida por ter “sexo consigo mesmo”, simplesmente porque tal coisa não existe. Ao folhear um dicionário qualquer, você verá que o significado de “sexo”, ou seja, da prática sexual comum esperada e encorajada entre seres humanos normais, envolve um casal. Significados mais específicos, como “orgia” ou “bestialidade”, também envolvem mais de um indivíduo. Mas o significado de “masturbação” simplesmente é “estimulação autoerótica, com ou sem orgasmo”. Sonhos eróticos que culminam com o orgasmo no sonho e a ejaculação na vida real nunca são considerados sexo. Ver pornô, embora errado para muitos inclusive para a enorme maioria dos cristãos, é certamente erótico, mas você ao ver pornô não necessariamente está fazendo sexo. Da mesma forma as carícias entre parceiros. Eróticas, sim. Sexo, não.

1ª Coríntios 7: 3-5.

O marido cumpra o seu dever para com a sua esposa e da mesma forma também a esposa o cumpra para com o marido. A mulher não pode dispor de seu corpo: ele pertence ao seu marido. E da mesma forma o marido não pode dispor do seu corpo: ele pertence à sua esposa. Não vos recuseis um ao outro, a não ser de comum acordo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e depois retornai novamente um para o outro, para que não vos tente Satanás por vossa incontinência.

Cuidado com este. Na Bíblia que estou usando, este texto pode ser usado contra a masturbação dentro do casamento. Mas existem Bíblias traduzidas de diferentes formas, então vejamos o que diz… o Bible Gateway.

Uma mulher que casa deixa de ter sozinha direito sobre o seu próprio corpo, porque o seu marido passa também a ter direitos sobre ele; o mesmo acontece com o marido que deixa de ter direito absoluto sobre o seu corpo, o qual passa também a pertencer à sua mulher.
Que tal a Bíblia Sagrada Falada?
A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
Agora reprise o texto que expus no começo e veja que os três significados convergem no mesmo: a sexualidade é cedida mutuamente. Claro que a masturbação é fruir-se de seu corpo, mas talvez o seu parceiro não se importe e permita, assim você não estaria violando o direito do outro. De fato, seu corpo pertence ao seu parceiro, mas pertences podem ser concedidos a outros mediante permissão. Além disso, nem sempre seu parceiro está disponível, embora a Bíblia diga que o parceiro deve estar sempre disponível aos desejos sexuais do outro, mas isso não justifica, como bem disse um texto chamado “Os Deveres da Esposa”, o sexo forçado. Às vezes, o parceiro trabalha demais, às vezes o parceiro está doente, às vezes o parceiro viaja, às vezes é necessário separar-se para dedicar-se um pouco mais a Deus, às vezes é extremamente necessário abster-se de relações sexuais. Nesses casos, é justo que o parceiro conceda privilégios ao outro sobre seu corpo, masturbação sendo um deles, pois hoje em dia, quando parceiros ficam mais e mais distantes mesmo dentro do casamento, represar os desejos sexuais pode causar tentações fortes que arruinariam a espiritualidade e a própria relação. Mas o ideal é que o outro se prontifique sempre que você queira.

1ª Coríntios 7: 8.

Aos solteiros e às viúvas, digo que lhes é bom se permanecerem assim, como eu.

Isto é, solteiro. O casamento traz uma gama de responsabilidades que talvez você não queira assumir. Mas, ao ler o versículo seguinte, vê-se que, caso você não esteja conseguindo moderar seus desejos sexuais, é melhor que você se case para ter sexo lícito. Acontece que a masturbação muitas vezes não satisfaz aqueles que já não são virgens, por exemplo. A masturbação e o sexo trazem alívio sexual, sem dúvida, mas muitos concordam que sexo é simplesmente melhor por diversas razões, tanto que a maioria das pessoas que se masturbam pensam em relações sexuais. Nos jovens virgens, ainda é fácil contentar-se com a fantasia, mas para aqueles que já não mais são a masturbação pode ser insatisfatória e desinteressante, uma mera medida de emergência.

1ª Coríntios 7: 9.

Mas, se não podem guardar a continência, casem-se. É melhor casar do que abrasar-se.

Como dito, a masturbação nem sempre é satisfatória, como quando a pessoa bebe água quando queria ter suco. Nessas condições, a pessoa ainda é suscetível à tentações e, mesmo que a masturbação ajude no autocontrole, a oportunidade pode fazer com que a pessoa se sinta frustrada ao se masturbar quando poderia ter algo melhor. Este texto fala daqueles que não conseguem moderar seus desejos e não prova a masturbação como algo errado.

1ª Coríntios 7: 32, 33.

Quisera ver-vos livres de toda preocupação. O solteiro cuida das coisas que são do Senhor, de como agradar ao Senhor. O casado preocupa-se com as coisas do mundo, procurando agradar à sua esposa.

É irônico que existam pessoas que usem este texto contra a masturbação. Essencialmente, você diz “sei que você tem fortes desejos sexuais recorrentes, mas não tenha pressa em se casar e aguente mais uns anos”. Este texto, na verdade, é um conselho para não se casar cedo demais e não prova a masturbação como algo errado.

1ª Coríntios 10.

(Não quero que ignoreis, irmãos), que os nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem e que todos atravessaram o mar; todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar; todos comeram do mesmo alimento espiritual; todos beberam da mesma bebida espiritual (pois todos bebiam da pedra espiritual que os seguia; e essa pedra era Cristo). Não obstante, a maioria deles desgostou a Deus, pois seus cadáveres cobriram o deserto. Estas coisas aconteceram para nos servir de exemplo, a fim de não cobiçarmos coisas más, como eles as cobiçaram. Nem vos torneis idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo sentou-se para comer e para beber, e depois levantou-se para se divertir (Ex 32,6). Nem nos entreguemos à impureza como alguns deles se entregaram, e morreram num só dia vinte e três mil. Nem tentemos o Senhor, como alguns deles o tentaram, e pereceram mordidos pelas serpentes. Nem murmureis, como murmuraram alguns deles, e foram mortos pelo exterminador. Todas estas desgraças lhes aconteceram para nosso exemplo; foram escritas para advertência nossa, para nós que tocamos o final dos tempos. Portanto, quem pensa estar de pé veja que não caia. Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela. Portanto, caríssimos meus, fugi da idolatria. Falo como a pessoas sensatas; julgai vós mesmos o que digo. O cálice de bênção, que benzemos, não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão, que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo? Uma vez que há um único pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só corpo, porque todos nós comungamos do mesmo pão. Considerai Israel segundo a carne: não entram em comunhão com o altar os que comem as vítimas? Que quero afirmar com isto? Que a carne sacrificada aos ídolos ou o próprio ídolo são alguma coisa? Não! As coisas que os pagãos sacrificam, sacrificam-nas a demônios e não a Deus. E eu não quero que tenhais comunhão com os demônios. Não podeis beber ao mesmo tempo o cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Não podeis participar ao mesmo tempo da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou queremos provocar a ira do Senhor? Acaso somos mais fortes do que ele? Tudo é permitido, mas nem tudo é oportuno. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica. Ninguém busque o seu interesse, mas o do próximo. Comei de tudo o que se vende no açougue, sem indagar de coisa alguma por motivo de consciência. Do Senhor é a terra e tudo que ela encerra. Se algum infiel vos convidar e quiserdes ir, comei de tudo o que se vos puser diante sem indagar de coisa alguma por motivo de consciência. Mas se alguém disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não o comais, em atenção àquele que o advertiu e por motivo de consciência. Dizendo consciência, refiro-me não à tua, mas à do outro. Com efeito, por que razão seria regulada a minha liberdade pela consciência alheia? Se eu como com ações de graças, por que serei eu censurado por causa do alimento pelo qual rendo graças? Portanto, quer comais quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. Não vos torneis causa de escândalo, nem para os judeus, nem para os gentios, nem para a Igreja de Deus. Fazei como eu: em todas as circunstâncias procuro agradar a todos. Não busco os meus interesses próprios, mas os interesses dos outros, para que todos sejam salvos.

A partir do versículo seis, a Bíblia fala daqueles que pereceram durante o Êxodo e diz que não devemos seguir os exemplos deles. Como dito, masturbação não é impureza em si. No versículo treze há umas palavras alentadoras: Deus não deixa que tentações muito grandes lhe atinjam. Ele só permite que você seja tentado pelo que você pode aguentar e junto com a tentação vem uma saída para evitar cair. Também fala de idolatria e que não devemos servir a mais de um deus. No versículo vinte e quatro, diz que devemos persistir em buscar a vantagem do próximo e não a nossa própria. Aqui fala de ajudar o próximo, mas alguém pode estendê-la ao sentido sexual. Bem, se você é jovem, não deve praticar fornicação, logo não pode dar prazer ao outro, mas a não satisfação dos desejos sexuais pode lhe levar ao sexo ilícito, portanto é justo que você se satisfaça para não incorrer em algo pior. Pode se masturbar e, quando casar, faça sexo para dar prazer a alguém. Você deve buscar a vantagem do próximo, mas dentro dos limites impostos por Deus. Se ele não quer você fornicando, não busque o prazer do outro. Tente buscar outras vantagens a ele. No versículo trinta e um diz que tudo o que devemos fazer deve ser em glória de Deus. Se você é tentado a fazer sexo antes do casamento ou está sob pressão corporal muito grande e se masturba para aliviar a tensão, não me parece que você afrontou a glória de Deus; você evitou fazer algo claramente errado, fez a vontade de Deus em não cometer fornicação. Lembre que Deus provê uma saída para que você possa recusar uma tentação.

1ª Coríntios 10: 13.

Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela. 

Se você é tentado a cometer pecados sexuais pode usar a masturbação como alívio imediato, visto que uma pessoa sexualmente satisfeita não comete pecados sexuais. Mesmo quando não funciona, diminui os desejos a ponto de tornar o controle mais fácil.

1ª Coríntios 15: 33.

Não vos deixeis enganar: Más companhias corrompem bons costumes.

Obviamente não fala de masturbação.

2ª Coríntios 10: 5.

Nós aniquilamos todo raciocínio e todo orgulho que se levanta contra o conhecimento de Deus, e cativamos todo pensamento e o reduzimos à obediência a Cristo.

Essencialmente, diz que devemos nos afastar de quaisquer raciocínios que contradigam a palavra de Deus. Entre a fé e a razão, Deus não conhece divergências, já diz a filosofia, então um raciocínio bem fundamentado e correto deveria levar a conclusões próximas às conclusões bíblicas.

Gálatas 5: 16-17.

Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne. Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis.

Obviamente, o apóstolo não fala de modo literal, pois a fome e a sede certamente não provém do espírito e a não satisfação de certos apetites da carne nos mataria com certeza. Por outro lado, ser guiado pelo Espírito no caminho da moderação revela quais “apetites da carne” são aceitáveis. Este texto só é válido para aqueles que já acreditam que a masturbação é pecado e não pode ser usado como prova contra a prática.

Gálatas 5: 19.

Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem.

Fornicação é sexo ilícito, no caso, antes do casamento. Impureza são más intenções (“copo sujo por dentro”) e libertinagem é o uso irresponsável da faculdade de julgar, ou seja, fazer algo sem relevar suas consequências. Não pode ser usado como prova contra a prática.

Gálatas 5: 22.

Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade.

A masturbação, por si, não vai contra qualquer desses frutos.

Efésios 2: 3.

Também todos nós éramos deste número quando outrora vivíamos nos desejos carnais, fazendo a vontade da carne e da concupiscência. Éramos como os outros, por natureza, verdadeiros objetos da ira (divina).

Novamente, nem todo desejo da carne é pernicioso. Este texto não pode ser usado como prova contra a prática.

Efésios 5: 1.

Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos muito amados.

Obviamente metafórico, pois é impossível imitar Deus em todas as suas manifestações. Mas alguém pode usar este texto da seguinte forma, dizendo-lhe “você pode imaginar Deus se masturbando?” Bom, você pode imaginar Deus tendo sexo? Mas sexo não é pecado, certo? Está expresso aquilo que Deus quer que seja imitado, que é o amor incondicional ao próximo e a sabedoria. Você pode imaginar Deus comendo, bebendo, se divertindo, talvez jogando videogames? Não? Mas onde está o pecado de praticar essas coisas? Não estou criticando este texto, mas não defendo seu abuso.

Efésios 5: 3.

Quanto à fornicação, à impureza, sob qualquer forma, ou à avareza, que disto nem se faça menção entre vós, como convém a santos.

Eu já expliquei isso antes. Fornicação é sexo ilícito, impureza são más intenções, masturbação não está na lista.

Efésios 5: 4.

Nada de obscenidades, de conversas tolas ou levianas, porque tais coisas não convêm; em vez disto, ações de graças.

Aqui fala de banalização e vulgarização. A não ser que seja necessária a exposição, as práticas sexuais deveriam ser algo particular e o sexo não deveria ser discutido como uma brincadeira. A ideia dos que sustentam a masturbação como pecado quando usam este texto é implicar que a masturbação leva você a banalizar o sexo e a negar à prática o devido respeito, o que não necessariamente acontece.

Filipenses 2: 15.
Afim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo.

Se masturbação não é errado, ela não é causa de repreensão. Este texto só é válido para quem já acredita que a masturbação é pecado e não pode ser usado como prova contra a prática.

Filipenses 4: 6-8.

Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus. Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos.

Naturalmente, isso não significa que não devamos ocupar nossas mentes também com assuntos terrenos, como as contas para pagar. Além do mais, o reconhecimento de que você precisa satisfazer sua sexualidade de vez em quando para aliviar a tensão dos instintos parece ser algo verdadeiro e justo que pode ocupar seus pensamentos. Nem toda sexualidade é condenável e impura.

Colossenses 3: 4.

Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória.

Este texto é inócuo, mas o próximo versículo pode ser usado por alguém. Diz que devemos “mortificar o corpo”. Mas obviamente em sentido metafórico.

Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; […]
Masturbação não cai em nenhuma dessas categorias se devidamente regrada.

1ª Tessalonicenses 4: 1-7.

No mais, irmãos, aprendestes de nós a maneira como deveis proceder para agradar a Deus – e já o fazeis. Rogamo-vos, pois, e vos exortamos no Senhor Jesus a que progridais sempre mais. Pois conheceis que preceitos vos demos da parte do Senhor Jesus. Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; que eviteis a impureza; que cada um de vós saiba possuir o seu corpo santa e honestamente, sem se deixar levar pelas paixões desregradas, como os pagãos que não conhecem a Deus; e que ninguém, nesta matéria, oprima nem defraude a seu irmão, porque o Senhor faz justiça de todas estas coisas, como já antes vo-lo temos dito e asseverado. Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. 

Santo é ausente de pecado e honestamente é dentro da lei. A masturbação, se corretamente regrada, não é pecado nem desonesta. Este texto só é válido para aqueles que já consideram a masturbação como pecado.

1ª Tessalonicenses 5: 22, 23.

Guardai-vos de toda a espécie de mal. O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!

Novamente, este texto só pode ser usado se a pessoa já vê a masturbação como pecado. Santo é ausente de pecado e masturbação não é pecado se não for movida a pensamentos adúlteros.

2ª Timóteo 2: 22.

Foge das paixões da mocidade, busca com empenho a justiça, a fé, a caridade, a paz, com aqueles que invocam o Senhor com pureza de coração.

Paixões são emoções, aspirações e desejos fúteis, coisas que você quer mas que a razão muitas vezes condena ou recomenda a moderação. Irresponsabilidades. O desejo de ter sexo logo, antes do casamento, por exemplo. Típico do jovem que não aprendeu a esperar. Mas a masturbação em si não é uma paixão, é uma prática. Não é o desejo sexual, mas o método de alívio. Nem mesmo é fornicação. As paixões da mocidade são os desejos irresponsáveis que temos, priorizando o prazer sobre a obrigação ou a segurança ou a salvação. Mas masturbação não sendo pecado e o desejo sexual sendo um fato, é melhor se masturbar para manter o desejo sexual baixo, fugindo assim da fornicação, que é uma paixão da mocidade. Com a devida interpretação, este texto pode ser usado a favor da masturbação.

Tiago 1: 13-16.  

Ninguém, quando for tentado, diga: É Deus quem me tenta. Deus é inacessível ao mal e não tenta a ninguém. Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e alicia. A concupiscência, depois de conceber, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. Não vos iludais, pois, irmãos meus muito amados.

Uma passagem bastante existencialista: você não pode culpar ninguém pelos pecados que você comete. De fato, nossos instintos, nossa natureza pecadora, nos tentam a fazer coisas que estão em desacordo com o espírito, mas é inteiramente sua responsabilidade se você falha em evitar fazer o que é mau. Porém, isso não prova que a masturbação é algo ruim. A sede e a fome também não são frutos do espírito e são 100% corporais, mas isso não garante que beber e comer sejam pecado. Nem tudo o que vem do corpo é concupiscência imoral.

Tiago 4: 7.

Sede submissos a Deus. Resisti ao demônio, e ele fugirá para longe de vós.

Novamente, este texto não prova a masturbação como algo errado.

1ª Pedro 1: 13-16.

Cingi, portanto, os rins do vosso espírito, sede sóbrios e colocai toda vossa esperança na graça que vos será dada no dia em que Jesus Cristo aparecer. À maneira de filhos obedientes, já não vos amoldeis aos desejos que tínheis antes, no tempo da vossa ignorância. A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo (Lv 11,44).

É santo algo que não tem pecado. Algumas pessoas, ao usar este texto, se apoiam no aspecto estético da masturbação, isto é, algo tão “feio” e “carnal” não pode ser santo. Porém, com permissão para usar um exemplo bastante grotesco, a defecação, o ato de expulsar fezes pelo ânus, é certamente feio e carnal e nem por isso é pecado. Se é santo aquilo que não tem pecado, creio que não seja um mal uso do termo atribuí-lo a todas as nossas ações inocentes, corporais ou não. Porém, mesmo que a masturbação em si não seja pecado, pensamentos adúlteros o são, então uma pessoa livre deve pensar em outra pessoa livre, o indivíduo casado deveria saciar-se com seu parceiro (seja com sexo, seja com masturbação mútua e outras carícias).

1ª Pedro 2: 11.

Caríssimos, rogo-vos que, como estrangeiros e peregrinos, vos abstenhais dos desejos da carne, que combatem contra a alma.

Obviamente metafórico. Nem todos os desejos da carne, principalmente aqueles que são saudáveis e que visam a saúde do corpo, o templo do Espírito Santo, combatem contra a alma. Além do mais, o desejo sexual, algo totalmente carnal e corporal, é estimulado por Deus sob certas condições, isto é, no casamento. O que é ruim é o desregramento.

1ª Pedro 4: 3. 

Baste-vos que no tempo passado tenhais vivido segundo os caprichos dos pagãos, em luxúrias, concupiscências, embriaguez, orgias, bebedeiras e criminosas idolatrias. 

Não que a masturbação caia em qualquer dessas categorias, como venho repetindo várias vezes. Há uma observação a ser feita, contudo, sobre a problemática da luxúria: a luxúria é o delito de quem se excedeu em práticas sensuais, isto é, que visam a satisfação dos sentidos. Essencialmente, quando você põe seu corpo e seus prazeres à frente da lei divina. Se devidamente regrada, a masturbação não é luxúria, tal como não o é o sexo devidamente regrado.

2ª Pedro 2: 19.

Prometem-lhes a liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é feito escravo daquele que o venceu.

Fala de vício, do excesso inegável, da necessidade artificial que lhe traz prejuízo. A masturbação é considerada excesso quando ela lhe provoca algum dano físico, mental ou social e vício quando você, apesar de estar excedendo-se na prática, não consegue controlar a frequência por falta de força de vontade. A masturbação raramente provoca quaisquer danos se praticada dentro dos limites do bom senso, logo raramente torna-se um vício, isto é, um hábito pernicioso. Qualquer coisa pode viciar, até mesmo atos ditos saudáveis como beber água (aquolatria) e fazer exercícios (vigorexia), mas uma pessoa que bebe muita água ou faz muito exercício não pode ser considerada viciada se o hábito não lhe traz qualquer mal.

1ª João 1: 9.

Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniqüidade.

Este texto pode lhe assustar se você não estiver seguro de que a masturbação não é pecado. Você provavelmente pensaria “se a masturbação realmente for pecado e eu, ao me masturbar achando que não estou pecando, não admitir que é pecado, Deus não me perdoará”. Mas este raciocínio baseia-se numa possibilidade, na possibilidade de masturbação ser pecado, uma possibilidade que esta entrada está disposta a derrubar. Continue lendo o texto e, se no final, você ainda tiver dúvidas, então é melhor não se masturbar, visto que é sempre pecado fazer algo que não lhe parece espiritualmente seguro (isto é, você só deve fazer aquilo que você tiver certeza de que não é pecado). Uma observação: quer dizer que Deus me perdoará sempre, logo eu posso fazer o que eu quiser e toda a lei divina é nula? Não, Deus perdoa na medida em que você perdoa o próximo.

1ª João 2: 2.

Ele é a expiação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

Novamente, Deus está disposto a perdoar. Não que isso prove a masturbação como algo errado.

1ª João 2: 15-17.

Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo – a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida – não procede do Pai, mas do mundo. O mundo passa com as suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente.

O amor a Deus deve vir em primeiro lugar. Se você ama a Deus, a vida no mundo não lhe corromperá facilmente. A lei divina deve então vir em primeiro lugar. A “lei do mundo” (ou do corpo) pode ser cumprida na medida em que não conflitar com a lei divina.

Apocalipse 21: 8.

Os tíbios, os infiéis, os depravados, os homicidas, os impuros, os maléficos, os idólatras e todos os mentirosos terão como quinhão o tanque ardente de fogo e enxofre, a segunda morte.

Não que a masturbação caia em qualquer dessas categorias.

Conclusão.

A masturbação, em si, não é pecado. O pensamento, quando adúltero, pode causar confusão, fazendo com que você ache que a prática é pecaminosa, quando apenas o pensamento o é. Assim, a masturbação do solteiro é lícita enquanto não for alimentada por pensamentos relacionados a parceiros de outras pessoas. Nada de errado numa pessoa livre desejar alguém livre. O casado, contudo, deveria procurar seu parceiro ou parceira quando sentir-se pressionado, mas o parceiro, se indisponível por qualquer razão, pode permitir que o casado masturbe-se. Além do mais, a masturbação entre casados, como uma forma de carícia ou prática pré-sexual não é errada. Fora os casos em que o parceiro não vê a masturbação como violação do seu direito sobre o corpo do casado (o casado não pode masturbar-se porque o parceiro detém os direitos sobre seu corpo, mas se o detentor dos direitos não vê aquilo como uma violação, onde estaria o problema?).

211 Comentários »

  1. No catolicismo isso é pecado, pois o catolicismo é composto por Bíblia, tradição e catecismo, pois bem

    O problema é que não foi bem explicado para os catolicos que masturbação é pecado, eu mesmo achava que não era

    Meu primeiro contato com essa ideia foi pelos memes que diziam que masturbação era pecado, mas aí que está, é um “meme” logo, não é uma afirmação oficial, é uma piada, e nem sempre as piadas refletem a realidade, então eu pensei que eu estava só zuando, afinal é um meme

    Meu catequista falou que isso entra em luxúria, mas aí que tá, quando se fala em luxúria se Pensa normalmente no ato, e não nisso, para vários catolicos que não sabem que masturbação é pecado luxúria só tem a ver com o ato, não com o auto-ato

    Podemos ver isso na própria pregação comum, que leva a entender que só é luxúria quando se trata de duas pessoas antes do casamento

    E sabe oque é pior, quando eu fui perguntar para as pessoas o porquê masturbação é pecado a explicação da maioria delas foi ridícula, como as frases bíblicas do seu blog, elas não dizem que exatamente que masturbação é pecado, elas foram usadas por essas pessoas, deixando margem para duvidas, foram argumentos ruins, oque me levou a entender que essa coisa de fap ser pecado fosse um delírio coletivo

    Outro fator que levou as pessoas a não acreditarem nisso foram conceitos como “comer carne de porco não é pecado, é só um costume da época” que se tratava de interpretações equivocadas na Bíblia que as pessoas usavam para afirmar que tal coisa era pecado, então as pessoas ligavam isso a essa argumentação bíblica, deixando ainda mais dúvida

    Outro fator é que já existem muitas ações que a Bíblia considera pecado, então alguém falando que tal coisa é pecado só piora ainda mais a situação

    Enfim, minha conclusão é que uma parte bem considerável dos católicos não considera masturbação um pecado por falta de explicação por parte das autoridades eclesiais “mas aí você está dizendo que a igreja falhou” incorreto, a igreja é infalível em questão de fé e moral, não na questão de explicar-se a seus fiéis, já que isso consta como erro intelectual por parte de seus padres, bispos, papas etc…

    Eu vi num site sobre relatos de como as pessoas descobriram o fap, uns 20% não sabiam que era pecado naquele momento, alguns relatos disseram que depois descobriram que era, fazendo ser uns 10% que não souberam que era pecado dentro daqueles relatos

    Estima-se que haja 1,3 bilhões de fiéis católicos, se 10% não souber que fap é pecado são 130 milhões de católicos que acham que não é pecado

    E olha que a taxa deveria ser baixa, menos de 1% idealmente, já que consta como um pecado que é bem falado, um subtipo de luxúria

    ou seja, 10 vezes mais católicos não sabem que é pecado em relação ao ideal de 1%

    Teve um vídeo da fatos desconhecidos “coisas que você faz que a Bíblia proíbe” lá dizia que comer carne de porco e bater punheta era pecado segundo a Bíblia, sendo que o católico aprende que não é só a Bíblia, é o catecismo e a tradução também são considerados, como ele vê que carne de pornô não é pecado segundo o catequista e segundo o video é, e o video parte só da Bíblia sendo que ele acredita que veem de outros fatores, ele logo pensa “esse vídeo tá errado, não é só a Bíblia, ou seja, por causa de um erro descredibiliza todo o resto do video, até as partes corretas como da masturbação

    enfim, oque eu concluo é que os representantes da Igreja Catolica deveriam ter deixado claro que é pecado, foi um erro de comunicação

    Curtir

    Comentário por Rafael — 12 de outubro de 2022 @ 10:37

    • É, realmente, seria pecado para as pessoas que consideram o catecismo, o qual diz, categoricamente, que o bom católico não deveria se masturbar. Mas eu considero somente a Bíblia Sagrada aqui, que é no que os evangélicos acreditam. Não que eu seja evangélico. Eu deixei a Igreja Católica, mas não me filiei a nenhuma outra igreja. Achei que a Bíblia Sagrada me seria suficiente.

      Não obstante, o que você diz tem validade, sim, para os católicos.

      Curtir

      Comentário por Yure — 12 de outubro de 2022 @ 12:23

  2. […] post mais visto é sobre como a masturbação não é um pecado em si mesma e eu discuto esse tema de tempos em tempos neste blog. Recentemente eu […]

    Curtir

    Pingback por Então, masturbação… | Analecto — 7 de maio de 2021 @ 17:35

  3. Há muito tempo tinha dúvidas e sofria com isso. Pois às vezes tenho necessidade de me masturbar, pois tenho 76 anos, e meu esposo tem impotência por medicação. Não me masturbo pensando em nada além para me aliviar. Esse foi o texto que realmente me ajudou, pois não quero perder a Graça e ofender a Deus.

    Curtido por 1 pessoa

    Comentário por Miriam — 2 de outubro de 2020 @ 12:03

    • Eu entendo. Certamente, seria errado você trair o seu marido. Se a masturbação te ajuda a se manter fiel, então acho que tudo bem.

      Curtir

      Comentário por Yure — 2 de outubro de 2020 @ 19:10

    • E saiba de uma vez por todas que masturbação NÃO é pecado! Veja aqui: http://libertos.info/

      Curtir

      Comentário por Cristãos Libertos — 7 de novembro de 2021 @ 11:43

      • Se não me engano, há muito tempo, alguém comentou algo parecido, mas com um link pra um site inglês chamado “Libchrist”.

        Curtir

        Comentário por Yure — 7 de novembro de 2021 @ 15:29

  4. Que bom que você trouxe isso para minha vida. Pois sempre me masturbei e nunca me condeno por isso. E tenho plena comunhão com Deus. Pois todos esses que falam que é pecado, são os que em secreto mais se masturbam.

    Curtido por 1 pessoa

    Comentário por Eduardo Barros — 30 de setembro de 2020 @ 16:50

    • É, eu percebo que muitos dos que falam contra a masturbação ou contra qualquer comportamento e fazem disso um alarde estão tentando não atrair suspeita pra própria hipocrisia… Era melhor admitir logo, em vez de condenar os outros por algo que eles mesmos fazem. Obrigado pelo comentário.

      Curtir

      Comentário por Yure — 1 de outubro de 2020 @ 16:10

  5. […] e ordenamento universal. Fazia isso quando eu não estava trancado no quarto fazendo… outras coisas que envolviam ou não o Fur Affinity. Então, pra Tomás, é preciso que haja um movemente imóvel, […]

    Curtir

    Pingback por Alguns conselhos de Agostinho, parte 3. | Analecto — 18 de setembro de 2020 @ 16:03

  6. Excelente exposição do autor. Sou pastor e psicólogo, concordo que em detrminados momentos embora o texto de 1Coríntios 7.4 e 5, diz que o corpo da mulher pertence ao marido e vice versa. Mas há momentos que a mulher está cansada, deprimida e não quer ter relações com o marido. Mas se passar sete ou oito dias e a mulher não quer Seder a coisa fica difícil, pelo menos eu, sinto até dor quando sonho a noite tendo relações e não consigo ejacular. Confesso que sinto um pouco de culpa, mas tenho que me masturbar. Depois diálogo com a esposa e tento me acertar com ela, pois é correto a se fazer para não se viciar em masturbação.

    Curtido por 1 pessoa

    Comentário por Anônimo por uma questão de prudência. — 2 de agosto de 2020 @ 02:23

    • Eu entendo. Espero que a culpa não seja das piores, amigo. Espero que um dia você possa se masturbar sem culpa. Boa sorte pra você e sua esposa.

      Curtir

      Comentário por Yure — 2 de agosto de 2020 @ 14:47

  7. Mas masturbação não seria uma fornicação mental baseado na lógica de que DESEJAR a mulher do próximo é pecado pois seria um adultério mental? E quanto ao peso de consciência e sensação de ter feito algo ruim que a maioria das pessoas sentem, o que me diz?

    Curtir

    Comentário por pixotim — 16 de julho de 2019 @ 18:16

    • Poxa, esse é um comentário bastante civil, obrigado por ser educado apesar de discordar de mim.
      Em primeiro lugar, adultério significa traição ou potência para traição. Se você deixa sua mulher para ficar com outra, está adulterando. Da mesma forma, se você possui uma mulher que já tem dono, está adulterando, mesmo que você seja solteiro.
      Mas suponhamos que Jesus, com isso, tenha banido qualquer cobiça do corpo alheio. Com efeito, cobiça pode ser entendida como desejar o que não se tem ou desejar o que já pertence a alguém. Se cobiça é entendida como desejar o que não se tem, não podemos, como homens, desejar mulher alguma. Isso tornaria todos os casamentos forçados. Ou ainda, na pior das hipóteses, não haveria casamento, porque o matrimônio é tomar para si uma esposa, mas você só pode tomar para si algo que você quer (neste caso, algo cobiçado, se assumimos que cobiçar é desejar o que não se tem) ou aquilo que você é forçado a tomar. Portanto, se Jesus, com isso, estivesse banindo o desejo de um homem de tomar para si uma mulher, estaria ameaçando a instituição do casamento, implicando que todos os casamentos são adúlteros, porque são fruto da cobiça do que não se tinha, o que não convém. Supondo que esse ato de cobiçar fosse entendido em sentido estritamente sexual, os inconvenientes seriam ainda mais sérios, porque, se cobiçar é desejar o que não se tem, cobiçar uma mulher poderia ser entendido como desejo de ter sexo com ela. Se toda a cobiça corpórea fosse banida por Jesus no sermão do monte, a própria procriação estaria sendo ameaçada, porque, se cobiça é desejar o que não se tem e cobiçar uma mulher já é adulterar com ela, você não pode tomar uma mulher para ter sexo com ela.
      Por outro lado, se você entende cobiça como desejo por aquilo que é do outro, evitam-se todos os inconvenientes acima. Com efeito, adultério é tomar a mulher do outro ou uma mulher que não seja a sua, o que já era proibido na lei antiga. Se você entender cobiça como desejo pelo que é do outro, a procriação e o matrimônio, ambas coisas instituídas por Deus, são mantidas, tal como também a moral sexual do crente. Além disso, essa interpretação se harmoniza com a forma como termina o sermão: “Portanto, todas as coisas que querem que os homens façam a vocês, façam também a eles. De fato, isso é o que a Lei e os profetas querem dizer.” (Mateus 7: 12). E de fato, isso implica respeitar o matrimônio do outro e o próprio parceiro, para que sejamos nós mesmos respeitados.
      Donde decorre que Jesus, ao falar essas palavras, obviamente estava falando da cobiça não de qualquer mulher, mas da mulher que já está comprometida, tal como a mulher que não é a sua própria (neste caso, se você já for casado). Nada de errado em um homem livre desejar uma mulher livre. Afinal, se fosse, não se poderia desejar e não haveria casamento.

      Curtir

      Comentário por Yure — 17 de julho de 2019 @ 15:12

  8. Tenho 18 anos e luto conta isso a muito tempo, nunca consegui ficar mais que 2 meses, e isso sempre me afligiu. Se esse texto for realmente correto no que aborda será algo muito reconfortante pra mim

    Curtir

    Comentário por Pedro — 9 de março de 2019 @ 01:21

    • Se quiser se certificar, leia os textos aos quais faço referência. Espero que sua vida fique mais leve.

      Curtir

      Comentário por Yure — 9 de março de 2019 @ 12:12

  9. Quem tem o Espirito Santo sabe que é pecado! Tá faltando mais sensibilidade nesses texto.

    Curtir

    Comentário por Lucas — 29 de novembro de 2018 @ 11:43

    • Tá faltando sensibilidade porque é interpretação de texto. Só o que fiz foi ler a Bíblia Sagrada e concluir dela.

      Curtir

      Comentário por Yure — 29 de novembro de 2018 @ 14:34

    • O “crente” (todo cristão é crente mas nem todo crente é cristão) que CONDENA a masturbação se enquadra numa das 4 hipóteses abaixo:

      1) Ou é hipócrita religioso
      2) Ou é ignorante e muito reprimido sexualmente
      3) Ou não sente necessidade de sexo, por questões genéticas.
      4) Ou é casado com uma mulher que o satisfaz plenamente.

      Sou cristão e casado. Porém, minha esposa não quer mais fazer sexo comigo, pois já se sente idosa e desestimulada. Sinto muita necessidade de sexo e creio que sexo fora do casamento é pecado. Prostituição também é pecado. Não pretendo me divorciar, pois tenho um filho especial que precisa de mim, além de ter muito amor e compaixão de minha esposa.

      A masturbação tem sido um LIVRAMENTO de Deus pra mim, pois me livra de cair em tentação, além de me livrar de perder minha família. Adquiri objetos sexuais, tais como vaginas de silicone que me satisfazem e aliviam plenamente. É como se fosse uma “muleta” ou “cadeira de rodas” no sentido sexual. Agradeço a Deus pela tecnologia feita por mãos de homens que alivia meu sofrimento.

      Curtido por 1 pessoa

      Comentário por ED LUIZ F. — 24 de fevereiro de 2019 @ 22:28

      • Bom saber que seu casamento vai bem graças a isso. Obrigado pelo comentário.

        Curtir

        Comentário por Yure — 24 de fevereiro de 2019 @ 22:34

        • Mais na bíblia acho que é em cantares que agente não pode nos dá alto prazer mais agente tem que dar o prazer pra a pessoas acho que é isso

          Curtido por 1 pessoa

          Comentário por Anônimo — 23 de março de 2021 @ 02:34

          • Na verdade, o Cântico dos Cânticos não proíbe masturbação, apenas exalta as qualidades do amor conjugal. É um livro bem curto e é mais uma declaração de amor a uma pessoa entre tantas outras.

            Curtir

            Comentário por Yure — 24 de março de 2021 @ 15:17

      • Muito bem colocado! Há uma hipocrisia generalizada quando esse assunto é tratado pelo povo cristão! Vejam aqui: http://libertos.info/

        Curtir

        Comentário por Cristãos Libertos — 7 de novembro de 2021 @ 11:49

  10. Idiota

    Curtir

    Comentário por irian — 16 de novembro de 2018 @ 14:53

  11. […] de ainda ser socialmente ou religiosamente reprovável, a masturbação é apontada pela ciência como inócua ao corpo, talvez até saudável […]

    Curtir

    Pingback por O que aprendi lendo “Handbook of Child and Adolescent Sexuality”. | Analecto — 17 de outubro de 2018 @ 09:15

  12. E normal alegar que masturbação nao e pecado quando nao se conhece a JESUS CRISTO. Aquele que tem o senhor JESUS como seu UNICO senhor e salvador, tem tambem o ESPIRITO SANTO habitando nele, portanto seu corpo se torna TEMPLO do espirito. Sendo seu corpo o TEMPLO do espirito, o respeito e o bom senso prevalece.

    Curtir

    Comentário por Anônimo — 22 de agosto de 2018 @ 21:07

  13. […] As paixões adolescentes e a puberdade, em sua manifestação exterior, é natural e ordenado por Deus. […]

    Curtir

    Pingback por Anotações sobre o Emílio. | Analecto — 16 de julho de 2018 @ 19:38

  14. Creio que, se você tem uma vida com Deus com o Espírito Santo grande, tudo que você for fazer que não seja pra glória dEle não terá sentido.Pra quem vive pra ele(Deus) e sente vontade de praticar a ”Masturbação” Faça o ato e veja se você se sente bem! claro que nãovai ficar. Pra quem acha normal e que não há problema, isso é porque você ainda não teve um relacionamento com o Espírito Santo. SÓ PRA QUEM VIVE LITERALMENTE PRA DEUS VAI SABER QUE ISSO NÃO É SANTO.PODE NÃO ESTÁ NA BÍBLIA MAIS ESTÁ EM MEU CORAÇÃO.

    Curtir

    Comentário por Anônimo — 14 de junho de 2018 @ 14:32

    • Bom, nos comentários mais velhos, de anos atrás, tem dois comentários que afirmam que os praticantes se sentiram bem. Eu só queria apontar que o que você diz é subjetivo. A razão de Deus nos ter dado a Bíblia é que o coração engana (Jeremias 17:9). O coração, em hipótese alguma, tem prioridade sobre a Bíblia. Por exemplo, antigamente, se apedrejava pessoas por adultério e se fazia isso de coração leve. Da mesma forma, o fanático que mata por Deus, o faz não porque a Bíblia diz, mas porque ele sente isso em seu coração, como uma espécie de inspiração pessoal. Entenda que o coração de diferentes pessoas diz coisas diferentes. O que torna a opinião do seu coração mais válida do que a opinião do coração dos outros? É por isso que a Bíblia toma prioridade. É a Bíblia que diz se nosso coração está certo ou errado, mas, para isso, é preciso olhar pras coisas objetivamente. A Bíblia não deve ser lida com emoção, para que sua análise imparcial não seja prejudicada.

      Curtir

      Comentário por Yure — 14 de junho de 2018 @ 16:57

  15. É pecado sim a masturbaçāo ! Sāo atos impuros, é pode até aliviar na hora, mas nāo vai parar a vontade pelo contrário vai aumentar nossos desejos e viciar ! Portanto é pecado grave ! Devemos nos mortificar, através da pratica de evitar pornografia, olhares impuros, falar , ouvir coisas impuras, fazer jejum, evitar a gula, a preguiça, tudo isso ajuda, e arrumar uma mulher que sintamos senrimentos ( Amor) e casar na igreja ( Sacramento do Matrimônio) Santifica o Casal.

    Curtir

    Comentário por Francisco R. silva — 26 de abril de 2018 @ 11:42

    • Deuteronômio 23: 9-11.

      Quando saíres a combater contra os teus inimigos, guardar-te-ás de toda má ação. Se alguém dentre vós não estiver puro, em conseqüência de um acidente noturno, sairá do acampamento, e não voltará. Pela tarde, lavar-se-á em água e poderá reintegrar-se ao acampamento ao pôr-do-sol.

      Aqui, no máximo, fala de polução noturna. De fato, na Lei Mosaica, o sêmen era algo “impuro”, isto é, sujo. De fato, não era um pecado mortal estar impuro por causa do sêmen, visto que essa “ofensa” podia ser facilmente expiada com um banho.

      Romanos 6: 11-20.

      Portanto, vós também considerai-vos mortos ao pecado, porém vivos para Deus, em Cristo Jesus. Não reine, pois, o pecado em vosso corpo mortal, de modo que obedeçais aos seus apetites. Nem ofereçais os vossos membros ao pecado, como instrumentos do mal. Oferecei-vos a Deus, como vivos, salvos da morte, para que os vossos membros sejam instrumentos do bem ao seu serviço. O pecado já não vos dominará, porque agora não estais mais sob a lei, e sim sob a graça. Então? Havemos de pecar, pelo fato de não estarmos sob a lei, mas sob a graça? De modo algum Não sabeis que, quando vos ofereceis a alguém para lhe obedecer, sois escravos daquele a quem obedeceis, quer seja do pecado para a morte, quer da obediência para a justiça? Graças a Deus, porém, que, depois de terdes sido escravos do pecado, obedecestes de coração à regra da doutrina na qual tendes sido instruídos. E, libertados do pecado, vos tornastes servos da justiça. Vou-me servir de linguagem corrente entre os homens, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois, como pusestes os vossos membros a serviço da impureza e do mal para cometer a iniqüidade, assim ponde agora os vossos membros a serviço da justiça para chegar à santidade. Quando éreis escravos do pecado, éreis livres a respeito da justiça.

      O corpo tem vários apetites que precisam ser satisfeitos e todos sabem que o completo ascetismo não é possível. A fome, a sede, o sono, são todos apetites do corpo, tal como a sexualidade. Obviamente, “não obedecer aos apetites do corpo” é uma metáfora para não praticar certas coisas exageradamente. Portanto este texto não pode nem sequer ser usado para justificar a castidade. Além disso, conforme o que vimos anteriormente, até mesmo o sêmen é impuro na Lei Mosaica, logo a impureza tratada neste texto não é de caráter externo, como o sexo ou a masturbação que são práticas consideradas impuras na Lei Mosaica porque o sêmen é considerado sujo, mas interno, as intenções, o roubo, o assassínio, o adultério. Novamente, este texto só é válido para quem já crê que a masturbação é pecado.

      Não existe evidência científica de que a masturbação aumenta o desejo sexual. Pelo menos o meu, não aumenta. Mesmo que o fosse, o aumento do desejo sexual não qualifica algo como pecado grave. Se você tiver, poderia partilhar evidência bíblica disso? É importante lembrar que “mortificar”, biblicamente, tem sentido obviamente metafórico. Se o sentido é metafórico, seu significado está aberto a interpretação. Quanto a impureza, é possível ficar impuro mesmo por acidente, logo ela não é completamente evitável.

      Curtir

      Comentário por Yure — 26 de abril de 2018 @ 14:09

    • Com CERTEZA, meu caro, se “você” se masturbar ou até mesmo tua esposa te masturbar, estarás cometendo pecado GRAVE e Deus não vai te perdoar.

      Só não caia no erro de achar que todos os outros cristãos que se masturbam estão debaixo da mesma condenação que você, o que acho pouco provável no teu caso não acontecer, visto que “crentes” com o teu perfil são aqueles que oprimem seus irmãos impondo fardos e jugos que não são de Deus e ministrando condenação, que é exatamente o ministério de SATANÁS.

      Curtido por 1 pessoa

      Comentário por Ed — 19 de março de 2019 @ 21:40

      • Só esclarecendo meu comentário, estou me referindo àqueles aqui que afirmaram, como donos arrogantes da revelação de Deus, que masturbação é pecado.

        Curtido por 1 pessoa

        Comentário por Ed — 19 de março de 2019 @ 21:43

      • Acho que esse pessoal nem sabe o que “impuro” quer dizer.

        Curtir

        Comentário por Yure — 20 de março de 2019 @ 22:49

  16. Satanás é o pai da mentira! Absurdo essas distorções do evangelho ai acima.

    Curtir

    Comentário por Anônimo — 11 de março de 2018 @ 21:07

    • O texto é tão claro. Onde estão as distorções?

      Curtir

      Comentário por Yure — 12 de março de 2018 @ 11:36

  17. […] they attend to. While that’s not an exclusively protestant problem (there’s a lot of gratuitous prohibitions among catholics too), remember that the requisites to be a prostestant preacher are really low, […]

    Curtir

    Pingback por Does the Bible forbids drinking? | Analecto — 18 de fevereiro de 2018 @ 14:39

  18. na verdade biblia é mais bom.

    Curtir

    Comentário por Xadreque António Zimba — 20 de outubro de 2017 @ 19:05

  19. Muito obrigado pelas respostas! Uma outra dúvida: Na masturbação a gente as vezes pensa em outra mulher para fantasiar, o mesmo ocorre com os tais videos caseiros. Nesse caso, a intenção de fantasiar é apenas para atingir o orgasmo, não há uma intenção real de cortejar a mulher do próximo e deitar-se com ela de verdade. Tudo gira entorno daquela “imagem” apenas. Ainda há pecado? Mesmo só “usando” aquele pensamento ou foto?

    Curtir

    Comentário por Thiago barbosa — 19 de outubro de 2017 @ 23:37

    • Se você sabe que é errado ter aquela mulher e por isso não nutre desejo de ter relações com ela, sabendo que não pode passar da fantasia, não me parece errado.

      Curtir

      Comentário por Yure — 20 de outubro de 2017 @ 10:52

  20. Ola, fotos e videos “caseiros” onde não há sexo por dinheiro, é pecado?

    Curtir

    Comentário por Thiago barbosa — 18 de outubro de 2017 @ 18:52

    • Os atos sexuais biblicamente impuros são o coito entre pessoas do mesmo sexo, coito entre ser humano e animal, adultério, coito pré-marital, prostituição e coito incestuoso. Se ver pornografia conta como qualquer um desses, é pecado. Mas, de um ponto de vista estritamente literal, o adultério é o único desses que é pecado só de querer cometê-lo. Não é errado um homem livre desejar uma mulher livre, como eu disse. Mas como é que você vai se certificar de que os envolvidos não são casados? Já pensou se forem? Paulo diz, em Romanos, que não devemos fazer algo sem ter certeza de que não é errado (o que não implica duvidar de tudo). Então, se você não sabe se pode, não deve.

      Curtir

      Comentário por Yure — 18 de outubro de 2017 @ 20:51

  21. Ola, aquelas fotos e videos “caseiros” onde nao há sexo por dinheiro, é pecado?

    Curtir

    Comentário por Anônimo — 18 de outubro de 2017 @ 18:50

    • “Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. (Mateus 5:29 [PorAR])”
      Alguém pode usar esta passagem, mas ela sucede a observação de Jesus sobre o adultério, então faz sentido dizer que se refere ao adultério, o único pecado sexual que se comete só de querer cometê-lo. Não há nada de errado num homem livre desejar uma mulher livre. Mas como saber se a moça do vídeo não é casada? Se você não sabe se pode, não deve.

      Curtir

      Comentário por Yure — 18 de outubro de 2017 @ 20:54

  22. Olha , sou evangélico, me masturbo todas as noites no banho, ao deitar, de manhã ao levantar, vou a Igreja, mas pastor nenhum que seja usado por Deus chegou até a mim dizer, Deus me revelou que você se masturba, se fosse algo tão errado, Deus falaria para os pastores, para que? Muitos homens que usam o altar para cantar e pregar se masturbam, já que dizem que para pisar em cima do altar tem que ser consagrado e tals, porque muito cantei a noite na Igreja levar o pessoal a louvar a Deus, e sentirem a presença de Deus, porem eu já tinha me masturbado, e não precisa pensar em alguma pessoa, é só se acariciar a si mesmo que vem a vontade, e depois do culto chegava em casa e me masturbava. É muita condenação onde não há. Se masturbar faz bem para a saúde do homem o deixa menos irritado, dá uma sensação de satisfeito, fica menos agressivo, já fui casado, e uma casal se masturbarem não é pecado também, dentro de 4 paredes um casal pode tudo menos sexo anal, sexo oral pode, um masturbar o outro pode, pq se o marido não provocar a esposa ou a esposa o marido lógico que vão procurar quem faça. Claro que não por força por obrigação, mas com consentimento. Solteiros se masturbem gozem e depois no casamento nos dias em que a mulher estiver na menstruação nesses dias na hora do banho se masturbem.

    Curtir

    Comentário por Anônimo — 21 de julho de 2017 @ 21:20

    • Ponto de vista interessante. Fico feliz por isso não ser nenhum problema pra você. Também nunca foi pra mim.

      Curtir

      Comentário por Yure — 22 de julho de 2017 @ 01:08

    • Gostei da resposta! Geralmente há uma hipocrisia generalizada quando se trata disso no meio cristão, assim como sobre Sexualidade como todo! Veja esse site aqui: http://libertos.info/

      Curtir

      Comentário por Cristãos Libertos — 7 de novembro de 2021 @ 11:55

  23. Masturbação, fazendo todo o dia entre casais crente pode contamina no corpo do Senhor?
    E tem outra também se o crente fica muito ”Vontade” se a companheira nao quer, se ela diz: o casamento nao faze sexo todos o dia preciso de respeito, e tem espera a minha vontade, quando eu quero.

    Eu fico muito ansioso não aguento espera, eu tenho respeita a vontade ou ela nao quer mais? Aii por isso vem ejaculação precoce

    Eu acho ela tem raiva por causa disso.

    Me ajudem!
    A paz do Senhor Jesus Cristo.

    Curtir

    Comentário por André Luiz — 17 de julho de 2017 @ 13:58

    • Primeiro, já mostrei aqui, exaustivamente, que não há evidência bíblica contra a masturbação que justifique seu status de pecado. No casamento, o ideal é que um parceiro se prontifique quando o outro quiser, porque, segundo 1 Coríntios 7:3-5, o corpo de um pertence ao outro após o casamento. Não me parece justo que você se contenha por ela ter uma libido consideravelmente menor que a sua. Além do mais, se ela não faz um sacrifício por você, seria justo você fazer por ela?
      Ao menos na minha opinião, é aceitável que você se masturbe. Afinal, como eu disse no texto acima, a repressão sexual é um ótimo meio de minar sua força de vontade. Seria mais fácil você ficar insatisfeito com o casamento e querer romper. Então, entre você se masturbar e deteriorar a relação, que poderia terminar em adultério ou divórcio, me parece que a masturbação é um meio lícito de lidar com a situação. Mas ela é quem está errada, pois só você está cedendo controle de seu corpo, ao passo que ela não cede o controle dela.

      Curtir

      Comentário por Yure — 17 de julho de 2017 @ 16:00

  24. […] relação entre masturbação e religião. É difícil pra eu engolir que um texto que escrevi aos dezesseis anos seja justamente o que movimenta mais tráfego, quase dez vezes mais tráfego que a segunda página […]

    Curtir

    Pingback por Duas coisas que percebi sobre os visitantes deste site. | Analecto — 17 de julho de 2017 @ 11:06

  25. […] é feita de si para si, o que leva Kant a dizer que se masturbar é pior do que se suicidar. Se alguém quiser saber minha opinião sobre isso, fique à vontade. Importante lembrar que isso só seria válido eticamente, mas não do ponto de vista do direito, […]

    Curtir

    Pingback por Anotações sobre a metafísica dos costumes. | Pedra, Papel e Tesoura. — 12 de fevereiro de 2017 @ 14:47

  26. […] está se manifestando por metáforas, verifique se o significado literal faz sentido. Tomar coisas óbvias por metafóricas sem necessidade permite a fácil distorção da Escritura. Levar ao pé da letra […]

    Curtir

    Pingback por Anotações sobre os dois tratados sobre o governo. | Pedra, Papel e Tesoura. — 12 de agosto de 2016 @ 21:19

  27. […] em publicar algumas das minhas entradas na revista dele. Ele está especialmente interessado no meu estudo bíblico sobre a masturbação: desde quando ele me conheceu, ele diz que eu deveria publicar […]

    Curtir

    Pingback por Busca por atividades complementares: quarta semana, artigos e seminário. | Pedra, Papel e Tesoura. — 5 de maio de 2016 @ 17:37

  28. […] testemunha de Jeová, até eu ler o livro Jovens Perguntam: Respostas Práticas, que tocava um assunto muito sério de maneira muito leviana. Quando eu conduzi uma pesquisa nesse assunto por conta […]

    Curtir

    Pingback por Paulo. | Pedra, Papel e Tesoura. — 6 de março de 2016 @ 18:27

  29. Em Gálatas 5.19 fala sobre lascívia, que quer dizer luxúria, libidinagem, sensualidade, ou seja, ao se masturbar pensando em alguém do sexo oposto, está se praticando a lascívia que é condenado por Deus.

    Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; (I Tm 4.1-2) -> Percebemos aqui que é conveniente aceitar algo quando alguém dotado de perspicácia e persuasão, tentam nos convencer de algo que desconfiamos está errado. Ora, o que a Bíblia não diz com CLAREZA (sobre masturbação não ser pecado), não posso afirmar COM CERTEZA. Acha que é certo, faça. Desconfia que é errado, não faça. Simples!

    Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. (Tt 3.9) -> Resumindo: é perda de tempo debater algo que alguns classificam como certo ou errado. Sua mente aceita algo como correto, faça. Sua mente condena se o que você faz é errado, não faça. Simples!

    Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora. (I Jo 2.14-18)

    E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. (Tg 1.5-6). Não erreis, meus amados irmãos. (Tg 1.16) -> Peça a sabedoria do Pai para que você não esteja no erro achando que está acerto.

    Curtir

    Comentário por Anônimo — 4 de março de 2016 @ 15:46

    • Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, (Gálatas 5:19 [PorAR])

      De acordo com o Wikicionário ( https://pt.wiktionary.org/wiki/lasc%C3%ADvia ), a lascívia é a conduta desregrada frente aos prazeres do sexo, ou seja, não ter limites. Dizem os significados ( http://www.significados.com.br/lascivia/ ) que os estudantes da Bíblia em geral interpretam lascívia como falta de vergonha. Então, o limite que é desrespeitado é a conduta pública aceitável. O lascivo é o que faz demonstrações públicas de luxúria.

      O Espírito diz abertamente que, nos últimos tempos, alguns hão-de apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas diabólicas, seduzidos pela hipocrisia de mentirosos, cuja consciência foi marcada com ferro em brasa. (1 Timóteo 4:1-2 [PorCap])

      Na verdade, considerando que a proibição da masturbação é algo medieval, tratado principalmente por São Tomás de Aquino (tenho um fichamento da Suma Contra os Gentios), e considerando que isso é posterior ao período em que Paulo escreveu essa carta, é mais fácil que a proibição seja diabólica, por ter sido introduzida posteriormente ao cristianismo e não ter sido uma preocupação antes. Não estou dizendo que é, de fato, diabólica, mas que toda doutrina que não vem diretamente da Bíblia deve ser posta sob suspeita.

      Evita, porém, as discussões insensatas, as genealogias, bem como as contendas legalistas, pois são inúteis e vãs. (Tito 3:9 [PorCapNT])

      Mas como alguém levantou a suspeita, os que discordam têm direito de defesa.

      Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes ao maligno. Não ameis ao mundo, nem as coisas que há no mundo; se alguém ama ao mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, como o mau desejo da carne, o mau desejo dos olhos, e a vanglória da vida, não é do Pai, mas é do mundo. E o mundo passa, e também seu mau desejo; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. Filhinhos, já é a última hora. E como já ouvistes que o anticristo vem, também agora muitos anticristos já chegaram. Por isto conhecemos que já é a última hora. (1 João 2:14-18 [PorLivre])

      O desejo sexual não é um “mau” desejo da carne, sendo incutido em nós naturalmente e sendo o autor da natureza Deus. É importante relevar quem é o anticristo e como identificá-lo, para que não se chame qualquer um de anticristo, o que é uma ofensa muito séria. Segundo os versos 22 e 23 do mesmo capítulo, o anticristo é qualquer um que negue Cristo. Quem acredita em Cristo e o tem por Senhor, fazendo o que ele disse pra fazer, não é anticristo. E os ensinamentos de Jesus, conforme registrados por quem esteve perto dele (e por Lucas), estão nos Evangelhos e no Apocalipse. Quem anda segundo a moral desses livros e confessa que Jesus esteve em carne conosco não deve ser chamado de anticristo.

      E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça a Deus, que liberalmente a concede a todos e não o reprova, e lhe será dada; Mas peça-a em fé, nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar sendo levada pelo vento e lançada de uma parte para outra; (Tiago 1:5-6 [PorLivre])

      Eu lembro de quando eu tinha dezesseis anos, quando escrevi a primeira versão deste estudo. Eu orava antes de cada seção de pesquisa, pedindo entendimento, não para os comentários porque são humanos, mas para compreender os textos bíblicos sobre os quais esses comentários são construídos. A Bíblia tem maior autoridade nessas questões e seu parecer é neutro aqui.

      Não sejais enganados, meus amados irmãos; Toda boa dádiva e todo dom perfeito é proveniente do alto, descendo desde o Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação. (Tiago 1:16-17 [PorLivre])

      Esta passagem não cabe à discussão.

      Curtir

      Comentário por Yure — 5 de março de 2016 @ 12:39

      • Lascívia não tem nada a ver como falta de vergonha de acordo como você refutou. O real significado de lascívia no grego é “aselgeia” que quer dizer sensualidade; libidinagem que é a procura do prazer sexual constante. Portanto, pessoas que se masturbam, exceto àquelas que não pensam no ato da cópula, têm como prática imaginar sensualidade (lascívia) e satisfação sexual desenfreada (lascívia) com outras pessoas e isso, Paulo em uma de suas epístolas (Gálatas 5.19), deixa bem difundido que esses indivíduos ficarão excluídos do Reino de Deus.

        Curtir

        Comentário por Madeira — 8 de março de 2016 @ 22:09

        • Bom, você apelou ao texto grego. Eu não conheço, mas você diz que a palavra é melhor traduzida por sensualidade. Sensualidade é aquilo que apela aos sentidos, relativo ao sensual. Algo que gratifica os sentidos é sensual. Neste sentido, a sensualidade sozinha não é pecado porque também o sexo gratifica os sentidos. Por outro lado, sensualidade pode também ser tomada no sentido de pouca restrição moral, ou falta de vergonha, como disse no caso da lascívia. Outro significado é aquilo que causa apetite sensual, ou seja, aquilo que nos leva a procurar gratificação sensorial. O fato é que o primeiro significado e o terceiro significado podem entrar também na prática sexual normal. Você tira pelo Cântico de Salomão que essas são coisas que não são proibidas, pois o Cântico de Salomão é altamente sensual, um elogio à sensualidade entre homem e mulher. De fato, entre homem e mulher casados, mas isso disqualifica a sensualidade como pecado, já que Salomão a tinha por permitida, embora entre casados.
          A masturbação não é uma prática constante, tal como não é o sexo. Ela é uma válvula de escape apenas, feita privativamente. Admito que eu não penso em sexo quando me masturbo, mas falo por aqueles que pensam, pois não acredito que muitos pensem além da prática sexual normal. Não vejo problemas em um homem livre desejar uma mulher livre, já que esse desejo impulsiona ao casamento. Acho que Paulo, ao falar de lascívia, estava se referindo a outra coisa, não ao desejo sexual normal, que é o que motiva a masturbação na maioria das vezes. Afinal, se o desejo sexual fosse a causa do pecado da masturbação, deveria tornar também o sexo pecado.

          Curtir

          Comentário por Yure — 11 de março de 2016 @ 12:50

          • Tanto para quem é solteiro, quanto para quem é casado, ambos estão propensos a cometerem lascívia. Não descarto Salomão ter feito uso desta prática imoral, já que possuía centenas de mulheres, visto que não conseguia se satisfazer com uma única. Apesar de ter sido um grande homem, isso não o impossibilitou de cometer falhas, ainda que pudesse ter se arrependido. Em uma citação sua: “Acho que Paulo, ao falar de lascívia, estava se referindo a outra coisa…”. Temos de evitar cautelosamente os “achismos” quando se concerne a Bíblia. Paulo repreendeu os praticantes da imoralidade lasciva, não há o que contestar se ele se referia a “outra coisa”, ele se ateve à prática da lascívia. Realmente não há problemas do homem ou da mulher sendo solteiros desejarem alguém também solteiro, porque isso não caracteriza pecado, o contrário da masturbação pelos motivos da advertência de Paulo em Gálatas 5.19. A masturbação praticada pelos solteiros, embora não seja sexo, é forma de saciar a mente com tal ato. Ora, se sabemos que o sexo antes do casamento é pecado, por que acreditar que praticando sexo na mente não estaríamos pecando e desagradando a Deus? Bem Yure, diante de tudo isso, prefiro ficar com a recomendação de Paulo e entender que masturbação é lascívia, a ficar com sua tese em insistir que não é.

            Curtir

            Comentário por Madeira — 11 de março de 2016 @ 16:15

            • Compreendo seu ponto. Mas quando você diz que a prática de Salomão foi imoral, depois de eu ter mencionado o Cântico de Salomão, me parece que você está, inadvertidamente, atacando o cânon bíblico: se Salomão ao praticar as coisas descritas no Cântico está agindo imoralmente, o Cântico deve ser removido do cânon, por não ter relevância para o cristão e, na verdade, estar lhe causando corrupção moral. Mas se você passa a questionar o cânon, você abre espaço para a dúvida sobre a canonicidade de virtualmente qualquer livro. O indivíduo que conhece a história do cânon bíblico sabe que a escolha de livros do Novo Testamento é sempre objeto de debate, enquanto que a canonicidade dos livros do Antigo Testamento é normalmente tida por garantida, pois ela vem de uma sólida tradição que, embora prediga a vinda de Jesus, nada fala sobre Paulo. Então, que garantia eu teria sobre o valor de Gálatas? Não estou dizendo que é sua intenção afirmar essas coisas, mas eu te aconselho cuidado ao se manifestar sobre o Velho Testamento, especialmente ao compará-lo com o Novo. E digo isso como alguém que gosta do cânon como está, incluindo o Cântico de Salomão e a Epístola aos Gálatas.
              Supondo que o Cântico é canônico, ele é uma leitura que inspira tais imagens na mente do leitor, pois não é possível ler algo sem ocupar sua mente com tal algo. Ter desejos sexuais para com alguém é normal e é o que impulsiona o casamento. Se não houvesse vontade de ter sexo com alguém, poucos se casariam. O fato é que a vontade, por vezes, é difícil de tolerar. Por vezes é difícil esperar pelo casamento. A masturbação alivia o desejo sexual, permitindo um melhor controle. Claro que ela não é algo perfeito, mas, se ela se presta a esse propósito, se evita os atos sexuais que são proibidos. Tal como quem está saciado não precisa beber mais água, quem está sexualmente satisfeito, mesmo que por um momento, não incorre em pecados de luxúria: fornicação (sexo antes do casamento), adultério (sexo fora do casamento, na medida em que o indivíduo não está desejando a mulher do próximo), homossexualismo (sexo entre dois homens), bestialidade (sexo entre humano e fera), prostituição (sexo em troca de dinheiro) e incesto (sexo entre consanguíneos). A Bíblia fala abertamente contra essas coisas, mas não toca o assunto da masturbação, como se fosse uma questão de menor ordem. Se devidamente regrada, ela trabalha contra as coisas que a Bíblia proibe por nome. Esse é um dos meus argumentos. Eu compreendo o seu, é só que não estou convencido.

              Curtir

              Comentário por Yure — 11 de março de 2016 @ 20:06

              • Eu também não estou convencido que suas justificativas sejam relevantes na tentativa de provar que Deus aceita a masturbação. Sendo assim Yure, desculpe desapontá-lo, mas decido me resguardar em uma fonte onde contenha valor teológico, na advertência de Paulo aos Gálatas 5.19, entendendo que a masturbação é algo lascivo, a escolher por leviandade suas teorias humanas.

                Curtir

                Comentário por Madeira — 16 de março de 2016 @ 11:11

                • Eu levei em consideração essa passagem, chegando a uma conclusão distinta. Porém, enquanto eu levei várias passagens bíblicas em consideração, você leva em consideração apenas um verso. É muito difícil entender uma questão dessa forma, sem verificar outros textos quanto ao assunto. Acho sua conclusão precipitada.

                  Curtir

                  Comentário por Yure — 16 de março de 2016 @ 14:10

                • Gálatas 5.19 já é o suficiente pra mim.

                  Curtir

                  Comentário por Madeira — 26 de abril de 2016 @ 17:14

                  • Então eu terei que apontar qual é o problema de se levar em consideração apenas um verso. Veja, para Paulo, lascívia é pecado e lascívia é o bastante para te fazer o paraíso. Mas, quando interpelado sobre o que fazer para ter a vida eterna, a resposta de Jesus foram basicamente os dez mandamentos (Mateus 19: 17-19). Isso significa que, dentro deste texto, o único comportamento sexual que poderia fazer alguém perder o paraíso seria o adultério, que é a desonra ao casamento. Se masturbação é lascívia, então há contradição entre Paulo e Jesus: se me masturbo, mas não traio a minha mulher ou cobiço a mulher do próximo, Mateus 19: 17-19 diz que posso ser salvo, mas Gálatas 5: 19 diz que não. Se queremos manter a inerrância bíblica, temos que assumir que essa contradição é aparente e que Paulo, quando fala de lascívia, está se referindo ao sexo fora do casamento ou à cobiça à mulher do próximo, dessa forma mantemos ambos os textos como harmônicos. Mas, se houver contradição, não é com Paulo que devemos ficar e, sim, com Jesus, pois só Jesus salva (João 10: 9). Tomar Gálatas 5: 19 sem moderar com Mateus 19: 17-19 nos leva a pensar que um número muito maior de pessoas irá pro inferno, o que é falso, além de que estaríamos colocando Paulo contra Jesus.
                    Entender Paulo por Paulo é muito arriscado. E isso não sou eu quem digo, porque Pedro também admite que Paulo é difícil de entender (2 Pedro 3: 16-17). O único jeito de entender Paulo corretamente é à luz da doutrina dada por Jesus enquanto este estava na Terra, que foi guardada nos quatro evangelhos.

                    Curtir

                    Comentário por Yure — 26 de abril de 2016 @ 18:23

                    • Blasfemar contra o Espírito Santo é imperdoável e não está contido nos dez mandamentos, a embriaguez é pecado e também não está sendo mencionada nos dez mandamentos, assim como a avareza e outros pecados. Isso significa que toda a Bíblia deve ser analisada para que evitemos de cometer atitudes pecaminosas.

                      Pedro apenas manifestou o ponto de vista dele. Pra mim não tem nada de arriscado entender Paulo, isso é você quem diz.

                      Mas enfatizo que ao ler a Bíblia em Gálatas 5:19, pra mim, fica mais do que esclarecidos que a masturbação é pecado. Continuo respeitando sua decisão de continuar crendo no contrário.

                      Encerro por aqui esse debate, onde este chegou a um ponto desgastante e que não fará nenhum de nós mudarmos nossos conceitos.

                      Fica na paz!

                      Curtir

                      Comentário por Madeira — 21 de abril de 2017 @ 22:55

                    • Também você fique na paz.

                      Curtir

                      Comentário por Yure — 22 de abril de 2017 @ 14:58

                    • Boa tarde Yure !
                      Depois de ler todo o teu ponto de vista manifesto neste teu “tratado sobre masturbação” identifiquei que o mesmo advém de que você considera desejo sexual como sendo uma necessidade básica e imprescindível do ser humano como o sono, alimento e água – o que não é verdade porque do contrário o coma, o não ter braços e/ou mãos e outras condições provocariam a morte das pessoas como é o caso da privação de sono, alimento e água.
                      Por isso que, para quem pensa como você, não há qquer versículo bíblico que condene a masturbação e condicione a obtenção de prazer sexual para dentro do casamento.
                      Outra questão que advém desse ponto de vista é o poder fantasiar relações sexuais com alguém do sexo oposto desde que este(a) seja solteiro(a) (e quero acreditar eu – porque em nenhum lugar vi explicitamente em teu tratado, que essa pessoa objeto de desejo também seja de maior – pedofilia é crime !). Essa possibilidade é muito temerária porque: como você vai saber exatamente a idade de uma mulher/jovem ? pode ser então que por questão de dias vc possa estar pecando por ela ser de menor… outra hipótese: será que vc vai ter a determinação de antes de fantasiar com uma mulher saber se ela é casada ou noiva ? pode envolver muitos dias até conseguir localizar o cartório desta pessoa e solicitar verificação do seu estado civil para então “estar liberado” fantasiar relações sexuais com ela… vc aguentaria até lá ? sinceramente, vc realmente verifica a idade e a condição civil de alguém antes de fantasiar relações sexuais com ela ?

                      Curtido por 1 pessoa

                      Comentário por Agamenon — 19 de julho de 2018 @ 15:00

                    • Pedofilia é desordem psiquiátrica, apenas quando encontra manifestação ilegal ou quando o indivíduo se sente mal com esses sentimentos. Se ele entende que não deve quebrar as leis por causa de sua atração, ele não está doente. O crime seria o chamado “estupro de vulnerável”, no 217-A do Código Penal, segundo o qual a pessoa não pode se relacionar antes dos catorze anos. Então, ao contrário da crença popular, a idade de consentimento no Brasil é catorze, ou seja, a partir dos catorze anos a relação não é criminosa. É relativamente fácil identificar quando alguém tem menos de catorze anos, se bem que há casos excepcionais no qual a pessoa, principalmente se menina, desenvolve-se mais rápido.
                      No caso da necessidade básica, quando eu digo que a sexualidade é uma necessidade do corpo como a sede e a fome, não estou dizendo que é impossível viver sem sexo. O que estou dizendo é que, quando Paulo diz que o que vem do espírito se opõe ao que vem do corpo, é preciso relevar até que ponto isso é válido, porque tal como a sexualidade, também a fome e a sede vêm do corpo, e nem por isso se opõem ao espírito. Então, seria preciso saber quais desejos do corpo realmente se opõem ao espírito (como os excessos, no caso a gula ou o adultério). Não disse que é impossível viver sem sexo.
                      Mas a sua observação de que “eu não sei se a mulher é mesmo solteira” merece consideração mais profunda, porque é realmente uma questão difícil. Em 1 Coríntios 10:26-30, Paulo ensina que, quando um estrangeiro nos convida pra comer alguma coisa, podemos comer o quanto quisermos do que quisermos. Mas, a partir do momento em que alguém avisa que aquela comida é sacrifício idolátrico, temos que parar. Se me for permitida fazer a analogia, eu só estaria pecando se eu soubesse que ela é casada ou tivesse suspeitas disso. Imagine se eu desejasse uma menina, já a estou desejando, e me dirijo a ela pra pedi-la em namoro e ela me diz que ela já está casada, por acaso tenho culpa de tê-la desejado até aquele ponto? Mas agora eu teria culpa por continuar a desejando sabendo que ela já tem parceiro.

                      Curtir

                      Comentário por Yure — 20 de julho de 2018 @ 14:24

  30. 2 Pedro: 1. 20. sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 21. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo. – Bíblia JFA Offline

    Curtir

    Comentário por Cleidenilson19 — 10 de fevereiro de 2016 @ 16:53

    • Importante notar que nem tudo na Bíblia são profecias. A Bíblia se divide em dez grandes partes: pentateuco, história, sabedoria, profecias, evangelhos, Atos dos Apóstolos, epístolas paulinas para igrejas, epístolas paulinas para indivíduos, epístolas católicas (isto é, universais, para todos os cristãos) e o Apocalipse. As profecias são os livros entre Isaías e Malaquias, além do Apocalipse. O que Pedro quer dizer com “nenhuma profecia é de particular interpretação” é que nenhum profeta, quando fala das coisas futuras (porque profecia é o anúncio de algo que está por vir), não está falando de sua própria mente. Quando um profeta fala algo, se for um profeta verdadeiro, está falando por inspiração. Outra interpretação possível para esse texto vem de outra tradução da Bíblia (a dos Capuchinhos):
      “Mas, antes de tudo, tende presente que ninguém pode interpretar por si mesmo uma profecia da Escritura, porque jamais uma profecia foi proferida pela vontade de um homem; mas, sendo movidos pelo Espírito Santo é que certos homens falaram da parte de Deus.” (2 Pedro 1:20-21 [PorCap])
      Se as profecias são inspiradas pelo Espírito Santo, o intelecto humano não é capaz de interpretá-las sozinho, por isso que as profecias bíblicas nos parecem metafóricas. Mas neste estudo, eu levei em consideração apenas referências morais e não profecias. De fato, se eu estivesse falando de profecias, eu não poderia me pronunciar com nenhuma autoridade, porque eu sou meramente humano. Caso você tenha alguma dúvida, a Wikipédia tem um artigo que explica o que é uma profecia. E você verá que não é a elas que me reporto neste estudo.

      Curtir

      Comentário por Yure — 10 de fevereiro de 2016 @ 18:33

  31. 1 João: 1. 8. Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 9. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 10. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. – Bíblia JFA Offline

    1 João: 2. 1. Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 2. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. 3. E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos. 4. Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; 5. mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; – Bíblia JFA Offline

    Curtir

    Comentário por Cleidenilson19 — 10 de fevereiro de 2016 @ 16:20

    • Eu não estou dizendo ao vento que a masturbação não é pecado, mas argumentando biblicamente que não é. Existem outros pecados que cometemos, conscientemente ou inconscientemente. Mas beber água ou comer não são pecados, então eu não precisaria confessá-los. Se a masturbação não é pecado, porque a confessar como sendo?
      Não há mandamento contra a masturbação em momento algum da Bíblia. Existem coisas que podem ser incorporadas na prática e que são pecado, como o desejo pela mulher do próximo ou por alguém que não seja o parceiro que você tem, mas essas coisas são pecado por si, não a masturbação. Com o tanto que a masturbação não inclua algo que fira algum mandamento, não é errado praticá-la.

      Curtir

      Comentário por Yure — 10 de fevereiro de 2016 @ 18:49

      • Olha amado a bíblia diz que Deus é Santo. não vou argumentar com tigo amado porem deixei algumas palavras de reflexão, e se a sua consciência não o acusa não serei eu mero ser humano que vou fazer isso pois esse é o papel do Espírito Santo porem a bíblia diz que todos nós iremos de prestar contas no dia do Juízo, em apocalipse vai dizer que eu em é santo se santifique mais e quem esta sujo se suje mais .. Jesus esta voltando eu creio q pra mim tudo é licito mais nem tudo me convém posso cair mais mais em meu entendimento tal pratica é pecado e prefiro lutar contra ele.. Que Deus não nos permita cair em tentações e que nos prepare santos imaculados para sua volta. Paz e a graça do nosso Senhor Jesus.amém

        Curtir

        Comentário por Cleidenilson19 — 11 de fevereiro de 2016 @ 23:13

        • Ah, entendo. Desculpe se soei um tanto “escolástico” nas minhas respostas. Continuo sem achar que é pecado. Na verdade, nunca me senti culpado por me masturbar.

          Curtir

          Comentário por Yure — 12 de fevereiro de 2016 @ 16:33

  32. 2 Timóteo: 4. 3. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, – Bíblia JFA Offline

    Gálatas: 5. 16. Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. 17. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. 18. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. 19. Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, 20. a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, 21. as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. – Bíblia JFA Offline

    1 Pedro: 1. 14. Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância; 15. mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; 16. porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo. – Bíblia JFA Offline

    Mateus: 5. 28. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. – Bíblia JFA Offline

    Paz e a graça seja com todos

    Curtir

    Comentário por Cleidenilson19 — 10 de fevereiro de 2016 @ 15:14

    • O texto de Gálatas já foi discutido. O de Timóteo não parece caber à discussão, uma vez que nada que falei se fundamenta fora da Bíblia.
      O terceiro texto só é válido se você já considera a masturbação como pecado, não podendo ser usada como prova contra a prática. Mas o quarto texto merece tratamento.
      Em primeiro lugar, adultério significa traição ou potência para traição. Se você deixa sua mulher para ficar com outra, está adulterando. Da mesma forma, se você possui uma mulher que já tem dono, está adulterando, mesmo que você seja solteiro.
      Mas suponhamos que Jesus, com isso, tenha banido qualquer cobiça do corpo alheio. Com efeito, cobiça pode ser entendida como desejar o que não se tem ou desejar o que já pertence a alguém. Se cobiça é entendida como desejar o que não se tem, não podemos, como homens, desejar mulher alguma. Isso tornaria todos os casamentos forçados. Ou ainda, na pior das hipóteses, não haveria casamento, porque o matrimônio é tomar para si uma esposa, mas você só pode tomar para si algo que você quer (neste caso, algo cobiçado, se assumimos que cobiçar é desejar o que não se tem) ou aquilo que você é forçado a tomar. Portanto, se Jesus, com isso, estivesse banindo o desejo de um homem de tomar para si uma mulher, estaria ameaçando a instituição do casamento, implicando que todos os casamentos são adúlteros, porque são fruto da cobiça do que não se tinha, o que não convém. Supondo que esse ato de cobiçar fosse entendido em sentido estritamente sexual, os inconvenientes seriam ainda mais sérios, porque, se cobiçar é desejar o que não se tem, cobiçar uma mulher poderia ser entendido como desejo de ter sexo com ela. Se toda a cobiça corpórea fosse banida por Jesus no sermão do monte, a própria procriação estaria sendo ameaçada, porque, se cobiça é desejar o que não se tem e cobiçar uma mulher já é adulterar com ela, você não pode tomar uma mulher para ter sexo com ela.
      Por outro lado, se você entende cobiça como desejo por aquilo que é do outro, evitam-se todos os inconvenientes acima. Com efeito, adultério é tomar a mulher do outro ou uma mulher que não seja a sua, o que já era proibido na lei antiga. Se você entender cobiça como desejo pelo que é do outro, a procriação e o matrimônio, ambas coisas instituídas por Deus, são mantidas, tal como também a moral sexual do crente. Além disso, essa interpretação se harmoniza com a forma como termina o sermão: “Portanto, todas as coisas que querem que os homens façam a vocês, façam também a eles. De fato, isso é o que a Lei e os profetas querem dizer.” (Mateus 7: 12). E de fato, isso implica respeitar o matrimônio do outro e o próprio parceiro, para que sejamos nós mesmos respeitados.
      Donde decorre que Jesus, ao falar essas palavras, obviamente estava falando da cobiça não de qualquer mulher, mas da mulher que já está comprometida, tal como a mulher que não é a sua própria (neste caso, se você já for casado). Nada de errado em um homem livre desejar uma mulher livre. Afinal, se fosse, não se poderia desejar e não haveria casamento.

      Curtir

      Comentário por Yure — 10 de fevereiro de 2016 @ 18:38

  33. […] Tomás, a masturbação é como um homicídio ao contrário. Não se mata uma pessoa viva, mas impede que outros venham a […]

    Curtir

    Pingback por Suma contra os gentios. | Pedra, Papel e Tesoura. — 24 de novembro de 2015 @ 15:56

  34. Perdi meu tempo isso!
    Mateus: 18. 6. Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar. 7. Ai do mundo, por causa dos tropeços! pois é inevitável que venham; mas ai do homem por quem o tropeço vier!

    Curtir

    Comentário por Junior — 4 de novembro de 2015 @ 08:29

    • Junior, se tiveres lido do início ao fim, verá que a Bíblia não condena a masturbação. Donde decorre que quem faz tropeçar são os que dizem que a masturbação é pecado. Isso é reforçado pela Escritura, porque, quando você pratica algo sem tem certeza se esse algo é ou não pecado, você peca mesmo que a tal coisa não seja pecado. Portanto, incitar dúvidas sobre isso, sendo que a Escritura se posiciona neutra, é fazer tropeçar. Isso é especialmente devastador se a pessoa aceita como errado e condena publicamente, porque assim, caso ela venha a praticar tal ato e depois minta, dizendo que não o praticou, ela é também hipócrita e está errada duas vezes.

      Curtir

      Comentário por Yure — 4 de novembro de 2015 @ 18:50

      • Mateus 5.27-28. Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela
        E isso ai oque me diz ?

        Curtir

        Comentário por Anônimo — 29 de novembro de 2015 @ 10:06

        • Antigamente, eu tinha uma explicação sobre isso, não sei como ela foi desaparecer. Deve ter sido durante a revisão. Mas a explicação era mais ou menos a que segue.
          Em primeiro lugar, adultério significa traição ou potência para traição. Se você deixa sua mulher para ficar com outra, está adulterando. Da mesma forma, se você possui uma mulher que já tem dono, está adulterando, mesmo que você seja solteiro.
          Mas suponhamos que Jesus, com isso, tenha banido qualquer cobiça do corpo alheio. Com efeito, cobiça pode ser entendida como desejar o que não se tem ou desejar o que já pertence a alguém. Se cobiça é entendida como desejar o que não se tem, não podemos, como homens, desejar mulher alguma. Isso tornaria todos os casamentos forçados. Ou ainda, na pior das hipóteses, não haveria casamento, porque o matrimônio é tomar para si uma esposa, mas você só pode tomar para si algo que você quer (neste caso, algo cobiçado, se assumimos que cobiçar é desejar o que não se tem) ou aquilo que você é forçado a tomar. Portanto, se Jesus, com isso, estivesse banindo o desejo de um homem de tomar para si uma mulher, estaria ameaçando a instituição do casamento, implicando que todos os casamentos são adúlteros, porque são fruto da cobiça do que não se tinha, o que não convém. Supondo que esse ato de cobiçar fosse entendido em sentido estritamente sexual, os inconvenientes seriam ainda mais sérios, porque, se cobiçar é desejar o que não se tem, cobiçar uma mulher poderia ser entendido como desejo de ter sexo com ela. Se toda a cobiça corpórea fosse banida por Jesus no sermão do monte, a própria procriação estaria sendo ameaçada, porque, se cobiça é desejar o que não se tem e cobiçar é adulterar, você não pode tomar uma mulher para ter sexo com ela.
          Por outro lado, se você entende cobiça como desejo por aquilo que é do outro, evitam-se todos os inconvenientes acima. Com efeito, adultério é tomar a mulher do outro ou uma mulher que não seja a sua, o que já era proibido na lei antiga. Se você entender cobiça como desejo pelo que é do outro, a procriação e o matrimônio, ambas coisas instituídas por Deus, são mantidas, tal como também a moral sexual do crente. Além disso, essa interpretação se harmoniza com a forma como termina o sermão: “Portanto, todas as coisas que querem que os homens façam a vocês, façam também a eles. De fato, isso é o que a Lei e os profetas querem dizer.” (Mateus 7: 12). E de fato, isso implica respeitar o matrimônio do outro e o próprio parceiro, para que sejamos nós mesmos respeitados.
          Donde decorre que Jesus, ao falar essas palavras, obviamente estava falando da cobiça não de qualquer mulher, mas da mulher que já está comprometida, tal como a mulher que não é a sua própria (neste caso, se você já for casado).
          Eu já havia escrito isso, mas não sei como desapareceu.

          Curtir

          Comentário por Yure — 29 de novembro de 2015 @ 16:31

  35. EntaoNão concordo quando vc diz que não prejudica outra pessoa pois a masturbação pode começar como um alívio sexual vamos dizer assim mas quando esse indivíduo começa a se masturbar ele começa a querer fazer sempre e depois quando se casa não consegue parar mesmo que a mulher esteja sempre disposta ele vai vai usar a esposa pra simplesmente se masturbar e não para satisfazê-la. Eles preferem se masturbar do que procurar a parceiras isso prejudica o parceiro sim porque a pessoa se sente indesejável um lixo e acaba trazendo fortes conflitos familiares. E na minha opinião é pecado sim pq na Bíblia tbm fala se sua mão direita pecar corte-a fora e pecado porque prejudica sim outra pessoa msmo sendo solteira pq acaba se tornando vicio.

    Curtir

    Comentário por ramos — 20 de outubro de 2015 @ 22:59

    • Não necessariamente quem se masturba o faz com frequência. Se você procurar por algum estudo sobre a frequência da masturbação entre adultos, já que estamos falando de vida conjugal, você verá que é difícil que algum adulto, dado o prazer que traz o sexo e as pressões do dia-a-dia, ache tempo para o prazer solitário. Aqui tem um estudo.
      http://io9.com/how-often-men-and-women-masturbate-by-age-1583854130
      Como pode ver, a maioria das mulheres que se masturba o faz até, no máximo, uma vez por mês, tal como a maioria dos homens, apesar de se encontrarem em faixas etárias diferentes (as mulheres parecem se masturbar mais a partir da quarta década, enquanto que os homens parecem se masturbar mais a partir da sexta década).
      A masturbação pode ser usada entre casais como “aquecimento” antes da prática sexual de fato, servindo assim ao sexo. Ela não necessariamente faz com que vejamos nossas próprias parceiras como objetos, o que é desequilibrado. Em casais que não praticam coito, a masturbação pode substituir o sexo, mas isso não os distancia, porque as carícias com as mãos podem ser até mais íntimas que a cópula.
      O texto que você falou é Evangelho Segundo Mateus, capítulo 5, do qual eu já tratei. De fato, ele menciona a mão direita, mas nem tudo o que fazemos com a mão direita é pecado. O que diz no texto é “se a tua mão direita te conduz a pecar, arranca-a”, mas o meu texto procura excluir a possibilidade de pecado da masturbação. Jesus poderia estar falando do assassinato, do roubo, que são práticas que demandam as mãos, para ficarmos no âmbito superficial do texto. Se eu tivesse que dar uma resposta definitiva sobre este texto, eu diria que Jesus está dizendo que devemos nos afastar das possibilidades de pecado, mas a masturbação não é pecado.
      Outra coisa é que você mencionou que a masturbação pode nos levar a não querer possuir uma mulher, mas isso é inclusive aconselhado pelo apóstolo Paulo, porque aquele que permanece solteiro e em pleno controle de seus desejos, pode se dedicar mais a Deus do que aquele que se casa, que passa a ter de se dedicar também à mulher (Primeira Carta aos Coríntios, capítulo 7), mas o casamento passa a ser necessário caso o homem ou a mulher não tenha pleno controle de si. Isto é, caso ele se sinta pressionado a ter sexo, porque a masturbação nem sempre agrada a todos, especialmente aos que já não são virgens, é melhor casar do que cometer a fornicação.

      Curtir

      Comentário por Yure — 21 de outubro de 2015 @ 14:58

  36. […] eu resolvi ler a Bíblia cronologicamente, sem sucesso, claro. Isso foi antes do estudo sobre as patadas. Aí eu via aquele pessoal praticando todas aquelas coisas que se fazem na lei de Moisés e eu […]

    Curtir

    Pingback por Quando eu era adolescente… | Pedra, Papel e Tesoura. — 25 de agosto de 2015 @ 08:34

  37. Cara, quando eu era criança eu pensava que os adultos eram entendidos e inteligentes! Hoje eu prefiro as crianças!
    Sabiam que crianças se excitam? As vezes se conferem sem entender, o que acha de condena-las ao inferno?

    Todo mundo faz uma polemica e um drama em assuntos tão simples! Não se trata do ato em si da masturbação, Deus colocou isso em nós, como disse o excelente autor deste texto, são questões biologicas. A espiritualidade está ligada a imundicie do seu coração, a perversão, a depravação, a imoralidade de sua mente!! Sim, pornografia é sujo, é errado, banaliza o sexo e deturpa seu propósito lindo e puro. Não é pecado você atender necessidades físicas, (tanto que se fosse, no caso do homem, não causariam doenças) é pecado voce deturpar em sua mente o ato sexual!

    Curtir

    Comentário por Pétala — 4 de agosto de 2015 @ 15:27

    • Agradeço o título de “excelente”.

      Curtir

      Comentário por Yure — 10 de fevereiro de 2016 @ 18:54

  38. […] a tentação, Deus provê meios de resistência. Assim, nunca somos tentados além de nossas […]

    Curtir

    Pingback por As confissões. | Pedra, Papel e Tesoura. — 16 de julho de 2015 @ 19:36

  39. Tem algum problema se masturbar vendo vídeos pornô ?

    Curtir

    Comentário por Anônimo — 20 de junho de 2015 @ 15:08

    • Desculpe a resposta lenta, é que não vi seu comentário aí. Em geral, sim. Existem seis formas de sexo biblicamente proibidas: sexo antes do casamento, sexo fora do casamento, sexo entre humano e outra espécie, sexo entre dois homens, sexo em troca de dinheiro, sexo entre consanguíneos. A maioria dos vídeos pornográficos envolve um dos seis, principalmente os dois primeiros. Uma das interpretações possíveis do Evangelho Segundo Mateus sugere que não devemos olhar para o pecado dos outros.
      “A lâmpada do corpo são os olhos; se os teus olhos estiverem sãos, todo o teu corpo andará iluminado.
      Se, porém, os teus olhos estiverem doentes, todo o teu corpo andará em trevas. Portanto, se a luz que há em ti são trevas, quão grandes serão essas trevas!”
      (Mateus 6:22-23 [PorCap])
      Assistir o sexo dos outros, portanto, pode ser tido como pecado.

      Curtir

      Comentário por Yure — 10 de fevereiro de 2016 @ 19:03

      • Tenho 18 anos e luto conta isso a muito tempo, nunca consegui ficar mais que 2 meses, e isso sempre me afligiu. Se esse texto for realmente correto no que aborda será algo muito reconfortante pra mim

        Curtir

        Comentário por Pedro — 9 de março de 2019 @ 01:16

  40. […] tudo que achamos que é pecado realmente […]

    Curtir

    Pingback por Pensamentos para mim mesmo. | Pedra, Papel e Tesoura. — 15 de junho de 2015 @ 17:37

  41. OLhar para o ato da masturbação com uma lente de aumento e sentir medo da condenação, é menosprezar o amor e a misericórdia Divina., Pregar rigorosamente sobre isso, de maneira constante, é fazer terrorismo religioso que sempre oculta a face do Deus misericordioso manifestado em Jesus. Há outros pecados graves que podemos cometer, contudo, eles nem sequer são mencionados em uma confissão. Gosteo do texto desse autor porque vi nele equilíbrio e sensatez mas a nossa referência como Cristãos Católicos, sempre há de ser o Catecismo e a Palavra de Deus, com uma interpretação ponderada como fez esse autor.

    Curtir

    Comentário por José da Cruz — 19 de maio de 2015 @ 13:35

  42. Tambem na biblia esta escrito que o corpo é templo de Deus e que eu saiba em um templo de Deus a gente adora a Deus e Masturbaçao nao adora a Deus portanto prefiro continuar achando que é pecado pois tambem esta escrito na Biblia que em tudo que fazemos devemos adorar a Deus

    Curtir

    Comentário por Fernanda Simião — 11 de abril de 2015 @ 11:58

    • 1ª Coríntios 6: 18-20.

      Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo.

      A fornicação é o sexo ilícito, na época, fora do casamento. Quando se faz sexo antes do casamento, pratica-se fornicação. Quando se está casado e tem-se sexo com o parceiro alheio, tem-se fornicação e adultério (adultério também se você, livre, tem sexo com alguém que já tem parceiro). Esta passagem fala de sexo antes do casamento e da prática de outros atos sexuais ilícitos, isto é, fora da lei. Mas este texto em si não prova a masturbação como algo errado, visto que masturbação simplesmente não é sexo, embora os pensamentos, se adúlteros, lhe tornem adúltero.
      Se o corpo é o templo do espírito santo, então devemos cuidar dele e masturbação, tal como o sexo, faz bem à saúde. Além do mais, de acordo com o texto de Paulo, o único pecado que poderia atentar contra o corpo é a fornicação, que eu já expliquei. Por extensão, esse texto poderia ser usado para fundamentar qualquer julgamento moral sobre coisas que afetam o corpo. Assim, suicídio, uso de drogas, sedentarismo e outros hábitos que prejudicam o corpo seriam pecado. Mas masturbação não faz mal, pelo contrário.
      Você também mencionou que tudo o que fazemos deve ser em adoração a Deus, mas entenda que algumas coisas na Bíblia, principalmente nas epístolas de Paulo, devem ser entendidas como sendo metafóricas. Usar o computador, comer, ter sexo, dirigir um carro, praticar belas artes, estudar, cozinhar, brincar, jogar video-games, assistir televisão, ouvir música… muitas coisas que nós fazemos não necessariamente glorificam ou adoram Deus. Esse texto provavelmente quer dizer que as coisas que nós fazemos não devem desagradar a Deus. Entenda que Deus parece ser neutro a muitas coisas, mas Jesus disse que quem não é contra nós é por nós. Então, coisas que fazemos e que não desagradam a Deus o glorificam, apesar de parecer que Deus é neutro a essas coisas, pois estamos consumindo nosso tempo com coisas que ele não desaprova. Acho que é isso que o texto quer dizer.

      Curtir

      Comentário por Yure — 11 de abril de 2015 @ 15:05

  43. Ah mas oq vc me diz de Colossenses 2:21? Nao manuseie isto! Nao prove aquilo! Nao toque aquiloutro!
    Hein, o que voce me diz?

    Curtir

    Comentário por Fernanda Simião — 8 de abril de 2015 @ 19:22

    • Colossenses 2:8. Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.
      Só que Cristo, segundo os livros de Mateus, Marcos, Lucas e João, não falou contra a masturbação. Então as críticas contra a masturbação não têm, em geral, base bíblica sólida. A crença de que a masturbação é errada, que eu me lembre, começou com a filosofia cristã, quando Santo Tomás de Aquino disse que a masturbação é algo não natural por substituir o sexo. Isso está escrito em algum lugar da Suma Teológica. Então, parece que os argumentos contra a masturbação vêm mais da filosofia e da hermenêutica do que da mensagem de Cristo.
      Colossenses 2:16-17. Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
      Isso se refere a rituais. Não deveríamos ser julgados pelos rituais vãos e tolos, mas por aqueles que têm significado. Segundo o catecismo, a masturbação é pecado, mas o catecismo não cita nenhuma referência que poderia ser aplicada à prática. Isso significa que a abstenção da masturbação é um desses rituais vazios de sentido, tal como muitas práticas católicas, por exemplo.
      Colossenses 2:18-19. Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, e não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.
      Aqui temos a exaltação da razão e da lógica. De fato, nós não vimos o que aconteceu no tempo de Cristo, mas sua mensagem está posta para nós entrarmos em contato com ela e segui-la conforme devido. Estar ligado à carnal compreensão é estar ligado à compreensão da carne, que são os sentidos. Aquilo que vemos, ouvimos e outras formas de conhecimento imediato. Estar ligado à cabeça é colocar o conhecimento sensorial sob o crivo da razão. Meu texto foi todo muito bem refletido e fundamentado, modéstia à parte. Eu não teria o escrito se eu tivesse aceito de imediato aquilo que me disseram.
      Colossenses 2:20-21. Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies?
      Eu digo que você considerou Colossenses 2:21 fora de seu contexto. Lendo o texto em seu contexto, fica evidente que Paulo admoesta justamente contra essas coisas. Contra as ordenanças do mundo, isto é, contra os ritos sem valor, contra as preocupações sem valor, contra regras sem valor espiritual. “Não se masturbe!” Por quê? Essa é uma regra rudimentar do mundo.
      Colossenses 2:23. As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.
      A masturbação satisfaz a carne, mas, como eu demonstrei, não necessariamente é pecado. Em todo o capítulo dois de Colossenses, Paulo fala de rituais vazios de sentido, de coisas que, na verdade, são regras puramente mundanas e sem valor espiritual, mas que pegam por parecerem valer alguma coisa. Por exemplo, o celibato não é bíblico. Na verdade, talvez seja até anti-bíblico. Mas muitas pessoas veem o celibato como algo elevado e ótimo porque parece algo virtuoso espiritualmente. Certamente é virtuoso, mas não garantirá sua salvação e talvez até atrapalhe. Quando Paulo diz que certas doutrinas parecem disciplinar o corpo, mas na verdade servem para fazer o oposto (satisfação da carne) ele está se referindo à hipocrisia. Algumas regras de conduta carnal foram construídas visando obter um bem carnal maior, portanto sendo hipócritas. Classificar a masturbação como pecado é uma dessas regras mundanas que, na verdade, atrapalham a salvação, porque, mesmo que a masturbação não seja pecado, assumi-la como pecado e depois praticá-la por falta de força de vontade pode te tornar um hipócrita e hipocrisia, segundo Paulo, é pecado. No final das contas, o versículo que você me deu, quando usado dentro do contexto do capítulo, trabalha a favor da masturbação.

      Curtir

      Comentário por Yure — 9 de abril de 2015 @ 13:42

  44. […] diretamente. O grande problema aqui é a masturbação. Só que eu escrevi um longo texto acerca da moralidade da masturbação e escrevi com bastante precisão e seriedade, modéstia à parte. Posso dizer que a masturbação […]

    Curtir

    Pingback por Análise bíblica: infantilismo. | Pedra, Papel e Tesoura. — 10 de outubro de 2014 @ 18:59

  45. Muito bem! Conseguiu defender a masturbação em si! Mas duvido o ser humano se conter só com isso… Masturbação sem estímulos e só pra tirar a tensão é uma brecha e a brecha é comentada biblicamente como algo que deve ser evitado! Você vai querer mais do que isso, não vai estar contente com tampouco! Vai querer alimentar o coração com impurezas imorais, porque com isso satisfaz o erotismo, pois é algo que sai das suas expectativas até o ponto banal, e então, a maior procura do mesmo. E eu sei que você comentou sobre isso, sobre esse controle e o Espírito Santo trabalhando para que isso seja moderado, porém eu nunca vi isso terminar bem! Outra coisa, foi comentado sobre desejar outra pessoa solteira, se você for deseja-la sexualmente, vai entrar no termo “impureza do coração” pois estará mal intensionado, não vai render santidade e respeito dela e de ti. Valeu! Fica na paz de Deus e no Seu amor! E que Deus tenha misericórdia sobre todos nós e nossas interpretações bíblicas, Abraços.

    Curtir

    Comentário por carlos eduardo bastos correa — 16 de setembro de 2014 @ 20:38

    • PS: Te vejo no céu se Deus permitir!

      Curtir

      Comentário por carlos eduardo bastos correa — 16 de setembro de 2014 @ 20:42

    • Mas se contentar com pouco é até uma virtude. Claro que isso não deveria tornar-se um ponto de chegada, como ressalvei, mas que seja uma ferramenta de alívio natural de certas pulsões que levam ao pecado. Você disse que é difícil contentar-se com isso e falei disso também, mas os impulsos que você mencionou são muito naturais e podem agir em favor do casamento. Porém, uma pessoa que se masturba, tal como aquela que tem sexo regularmente, não necessariamente desenvolve uma mentalidade impura. De fato, nem sempre termina bem, especialmente porque certas pessoas estão sob grande pressão e grande tentação, mas, em geral, termina bem. Uma pessoa sexualmente satisfeita não comete pecados sexuais e, acredite, a sexualidade é talvez uma das coisas mais fáceis de se lidar. De fato, se apoiar no controle provido pelo Espírito, especialmente se você se apoia exclusivamente nele, pode ser um péssimo movimento contra outras tentações, como a ira e o ciúme.
      Deus disse para sermos fecundos, logo o desejo sexual não é impureza de coração. Desejar ter sexo com uma pessoa livre sendo que você também é livre é apenas natural e até desejável, porque trabalha a favor do casamento. Porém, não deve trabalhar como causa da fornicação e pra isso também serve a masturbação, como válvula de escape. Além disso, se as pessoas não desejassem umas as outras, efetivamente não casariam. É necessário desejar de algum jeito, seja sexual, intelectual, afetivo…

      Curtir

      Comentário por Yure Kitten — 16 de setembro de 2014 @ 22:34

      • […]De fato, nem sempre termina bem, especialmente porque certas pessoas estão sob grande pressão e grande tentação, mas, em geral, termina bem.[…]
        Pelo contrário brother, em geral, não termina bem.

        Abraços, fica com Deus.

        Curtir

        Comentário por carlos eduardo bastos correa — 22 de setembro de 2014 @ 23:06

  46. […] necessidade de respeito e em sua imaginação não há lei que precise ser respeitada (a não ser que você seja cristão). Não é perfeito? Parceiros são chatos, demandam afeto, compromisso e podem lhe trazer mais […]

    Curtir

    Pingback por Sexismo arcaico. | Pedra, Papel e Tesoura. — 28 de março de 2014 @ 20:42

  47. […] vestir fraldas e agir feito bebê. Este diário não é sobre como parar essas coisas e, por vezes, as estimulo. Muita gente é obcecada pela ideia de ser “normal”. “Não faz sentido que eu […]

    Curtir

    Pingback por Carta aos infantilistas. | Pedra, Papel e Tesoura. — 10 de fevereiro de 2014 @ 22:05

  48. JESUS TÁ VOLTANDO
    QUE O SENHOR JESUS TI EPREENDA SATANÁS.

    Curtir

    Comentário por Evangelista GEISON — 13 de janeiro de 2014 @ 21:05

  49. ESTAMOS NO FINAL DOS TEMPO!!! E TEMPO DE PREGAR A PALAVRA DE DEUS,A VERDAD QUE CURA.LIBERTA e SALVA… E NÃO INCENTIVAR AS CRIANÇA,ADOLESCENTES A SE MASTURBAREM,OBS:O NOSSO CORPO E O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO.JOÃO 8.32: CONHECEREIS VERDADE E A VERDADE VÓS LIBERTARA!JESUS ESTÁ VOLTANDO. QUE O SENHOR JESUS TI REPREENDA SATANÁS. SAI DESSA CRIATURA

    Curtir

    Comentário por Evangelista GEISON — 13 de janeiro de 2014 @ 20:59

  50. Vai se converter seu PUNHETEIRO .

    SANGUE DE JESUS TEM PODER.

    Curtir

    Comentário por Evangelista GEISON — 13 de janeiro de 2014 @ 20:25

  51. […] Estudo bíblico sobre a masturbação. | Pedra, Papel e Tesoura.. […]

    Curtir

    Pingback por Alguém leia o comentário desse cara. | Pedra, Papel e Tesoura. — 9 de dezembro de 2013 @ 15:31

  52. Saibam que masturbação não é pecado! Vejam em inglês:
    http://www.libchrist.com/sexed/masturbation.html
    http://www.libchrist.com/sexed/masturbationvscancer.html
    http://inkaboutit4u.com/?p=Index_Masturbation_Pages
    http://inkaboutit4u.com/?p=Masturbation_5_Debate_SciForum_Ink_reply
    http://inkaboutit4u.com/?p=Masturbation_5_Health_Benefits_of_Masturbation
    http://inkaboutit4u.com/?p=Masturbation_50_Advantages_of_Masturbation
    http://inkaboutit4u.com/?p=Masturbation_7_Health_Benefits_of_Masturbation
    http://inkaboutit4u.com/?p=Masturbation_Argument_Debate_Pro_Masturbation
    http://inkaboutit4u.com/?p=Debate_1_on_Masturbation_forum_Inkaboutit_Reply
    http://inkaboutit4u.com/?p=Debate_2_on_Masturbation_forum_Inkaboutit_Reply
    http://inkaboutit4u.com/?p=Debate_3_on_Masturbation_forum_Inkaboutit_Reply
    http://inkaboutit4u.com/?p=Debate_4_on_Masturbation_forum_Inkaboutit_Reply
    http://inkaboutit4u.com/?p=Debate_5_on_Masturbation_forum_Inkaboutit_Reply
    http://inkaboutit4u.com/?p=Debate_6_on_Masturbation_forum_Inkaboutit_Reply
    http://inkaboutit4u.com/?p=Debate_Truth_about_Sex_in_Bible_Inkaboutit_Reply
    http://inkaboutit4u.com/?p=Masturbation_Betty_Dodsons_Personal_Story
    http://inkaboutit4u.com/?p=Masturbation_Compare_Gods_Gift_VS_Sin
    http://inkaboutit4u.com/?p=Masturbation_Debate_Online_Inkaboutit_Reply_2
    http://inkaboutit4u.com/?p=Masturbation_Dr._Dobson_Responds_Positive
    http://inkaboutit4u.com/?p=Masturbation_Forum_Person_Says_NOT_sin
    http://inkaboutit4u.com/?p=Masturbation_Gave_My_Life_Back_To_Me
    http://inkaboutit4u.com/?p=Masturbation_Health_Benefits_2
    http://inkaboutit4u.com/?p=Masturbation_Health_Effects_of_Masturbation
    http://inkaboutit4u.com/?p=Masturbation_Highlights_From_Christians_Leaders
    http://inkaboutit4u.com/?p=Masturbation_Is_Required
    http://inkaboutit4u.com/?p=Masturbation_Islam_Maybe_Sin_Not_to_God
    http://inkaboutit4u.com/?p=Masturbation_Many_Health_Benefits
    http://inkaboutit4u.com/?p=Masturbation_NOT_a_sin_but_a_Gift_From_God
    http://inkaboutit4u.com/?p=Masturbation_NOT_Sin_Gift_of_God_Youth_Pastor
    http://inkaboutit4u.com/?p=Masturbation_Pro-Masturbation_Minister
    http://inkaboutit4u.com/?p=Masturbation_Rebuttal_Religion_and_Masturbation
    http://inkaboutit4u.com/?p=Masturbation_Rebuttal__Site_of_Dr._Trudy_Veerman
    http://inkaboutit4u.com/?p=Masturbation_Rev_Bill_McGinnis_NOT_Sin
    http://inkaboutit4u.com/?p=Masturbation_Shameless_Guiltless_Gift_From_God
    http://inkaboutit4u.com/?p=Masturbation_Why_Is_It_So_Popular
    http://inkaboutit4u.com/?p=Mental_Masturbatory_Abuse_70_Year_Old

    Curtir

    Comentário por Cristãos Libertos — 9 de dezembro de 2013 @ 03:46

  53. […] que revisarei o estudo mais uma vez; tem umas coisas escabrosas escritas ali agora que paro para pensar. Especialmente […]

    Curtir

    Pingback por Começaremos na próxima aula com poetas. | Pedra, Papel e Tesoura. — 12 de agosto de 2013 @ 19:14

  54. eu duvido dessas pessoas que dizem que masturbaçao é pecado não tenha se masturbado no casos do homem é comum e as mulheres nen tanto mais eu quero dizer que não tem como você cometer pecado sozinho por isso eu digo se DEUS abominasse a masturbação ele não dito discretamente “não é bom que homen viva só ” (‘ ou seja se refere ao homem solteiro ) eu entendo que nesse momento adao supostamente poderia esta se masturbando , Deus colocou no homen “tesao” ele nâo nos vai ferir porque é obra dele o nosso corpo ele nos conhece o que acontece pessoas fica igual maria vai com as outras e acaba ficando com duvidas se voce for no medico ele vai falar que a masturbação traz beneficio pra você , Deus não é contra os médicos foi ele quem deixou pra cuidar de nos , bom pessoas cristas e evangelico 2uas boa razão pra você se masturbar é o ato ea escola que prepara você para o sexo e a outra que você não fornicar por isso masturbe -se porque é saudavel denttro do controle porque sou cristão e me masturbo e nunca me impediu de eu adorar a Deus servir a ele sempre no final de todas as masturbações eu agradeço aDeus pelo alivio!! e acabo comprindo 1cor 6 v 20 glorificar a Deus com o meus propio corpo.

    Curtir

    Comentário por daniel — 10 de julho de 2013 @ 00:27

    • É, que bom que concorda comigo. Lidar com esses desejos dessa forma que nós lidamos é uma ótima forma de evitar a fornicação. O cristão maduro deve entender que a natureza precisa de um alívio.

      Curtir

      Comentário por Yure Kitten — 10 de julho de 2013 @ 15:27

  55. Os anos passam e o tema continua sendo uma turbulência para os adolescentes cristãos, sejam católicos praticantes ou evangélicos. Como cristão, criatura do Deus Vivo, posso dizer que todos somos feitos de um corpo biológico, obra de Deus. O que faz crescer pêlos, engrossar a voz, crescer os seios nas meninas e etc. é o hormônio da sexualidade. Para não me estender, só posso dizer que Deus não nos criou para a prostituição e é na adolescência que a sexualidade, criada por Deus, aflora em nossos corpos. Adolescente não se casa, por isso não deve manter relações sexuais. Suas fantasias não são adultério, pois não se trata de pessoas conjugues. Sendo assim, O ADOLESCENTE PRECISA DA MASTURBAÇÃO, e não adianta negar. Até quando vamos acreditar que, de repente, surge um poder que muda o comportamento que TODOS NÓS TIVEMOS nessa fase??? Não podemos fazer vista grossa sabendo que todos os adolescentes de nossas igrejas passam por isso. Se nos preocuparmos de verdade com a questão, poderemos instruir os jovens a conduzir a questão de forma sabia, ou seja, se a masturbação é uma necessidade, devemos procurar uma forma de não conduzi-la de maneira pecaminosa, assim como é o sexo no casamento. Meu conselho é: praticar a masturbação sem o uso se pornografias, revistas eróticas etc… o ideal é o adolescente criar personagem inexistente do sexo oposto ou, quando o garoto imaginar a garota que lhe atrai, masturbar-se apenas na atração que sente por ela, sem pensamentos de praticas sexuais. Isso é possível. Também devemos aceitar que assim como o casal se sente a vontade para usufruir a sua sexualidade sem considerar que Deus condene suas praticas, o adolescente deve ser ensinado a praticar a masturbação sem o uso da imoralidade que o mundo lhe oferece. Na adolescência, se praticada da forma honesta, a masturbação pode até se tornar numa benção para os impulsos sexuais. Essa é a minha sincera opinião.

    Curtir

    Comentário por Ezequiel — 7 de junho de 2013 @ 22:30

    • Concordo numas coisas, discordo noutras, mas muito bem posto. Obrigado pela sua sincera opinião; me anima ver que esta entrada está recebendo devida atenção e cumprindo seu propósito.

      Curtir

      Comentário por Yure Kitten — 8 de junho de 2013 @ 02:51

  56. […] dever, resumir um dos livros, se não me engano. Terei o maior prazer em fazê-lo, para reviver os velhos tempos em que eu e a Bíblia éramos mais chegados. Claro que em latim será difícil, mas estudei latim […]

    Curtir

    Pingback por Na mesma semana. | Pedra, Papel e Tesoura. — 19 de maio de 2013 @ 18:28

  57. […] falamos do estudo bíblico sobre a masturbação que escrevi. Ele disse que viu uma incoerência ou duas (ou três), mas que gostou no fim das […]

    Curtir

    Pingback por Educação secular, “educação” não-secular. | Pedra, Papel e Tesoura. — 21 de abril de 2013 @ 18:14

  58. Como tem gente com a mente guardada!!! Sou casada, cristã e me masturbo sim!!! Ao contrário do que muitos pensam, o ato de se masturbar não está relacionado a pensar em sexo, ou homens/mulheres pelados!!! Não penso em absolutamente nada nem mesmo no meu marido…..faço por achar bom pra mim, pra tirar a tensão…e nem sinto vazia depois do ato e nem por isso estou atraindo meu esposo!!!
    É claro q isso não substitui o sexo com meu marido e nem compraro, afinal são duas coisas bem diferentes ,mas acho q é um momento pra mulher se conhecer melhor, se entender!!!
    Acho q é bom para alguns, pode não ser para outro….devemos nós analizar individualmente, e não generalizar!!!
    Tem pessoas que pra se masturbar precisa de um estímulo(revistas, vídeos), ou que acaba se viciando, escondendo do cônjuge…..aí sim existe o pecado!!!
    Agora tem casais bem resolvidos, que não vê problema, que faz sem uso de nada, sem pensamentos pecaminosos!!!
    Não vamos ser hipócritas e nem julgar as pessoas!!!

    Curtir

    Comentário por fernanda — 17 de março de 2013 @ 03:52

  59. Boa Noite. Ninguém se masturba pensando no arco-íris, masturbação é o mesmo que adultério ( Deus já tem alguém separado para mim, ou seja eu já tenho um esposo, e todas as vezes que eu me toco pensando em uma pessoa que não seja ele, eu estou tendo relações com ele e traindo o meu esposo.) Se não fosse pecado nem teríamos duvida.

    Se não fosse pecado não sentiriamos um vazio gigante após a prática da masturbação, já fiz e sei o que senti é horrível, e esse papo de masturbar pensando apenas no sexo é uma armadilha, pois um abismo puxa o outro, chega um ponto que você fica viciado nisso, além de buscar outras forma para sentir prazer, como assistir pornografias e etc.

    Então galera em nome de Jesus SANTIDADE, vamos lutar por isso.

    A irmã que escreveu o texto, não estou te criticando, mas muito cuidado ao postar uma coisa dessa aqui, até entendi o seu ponto de vista. Mas muita gente após ler isso vai se tornar um viciado em masturbação e pornografia. Já passei por isso e luto até hoje.

    DEUS ABENÇOE!

    Curtir

    Comentário por CARLA MAIARA — 7 de março de 2013 @ 22:19

    • Boa tarde. Talvez ninguém se masturbe pensando no arco-íris, mas conheço quem o faz para fraldas, cócegas, regressão, urina, pedaços de roupa, balões e outras coisas como essas, porque essas são pessoas que têm parafilias, uma condição em que o foco da atenção sexual não é um parceiro do sexo oposto, podendo ser uma situação ou até mesmo um objeto não sexual por natureza. Então, a masturbação continua sendo adultério para essas pessoas? A masturbação não é o mesmo que adultério porque adultério é a prática sexual extramarital, é você ter fantasias sexuais com pessoas que já têm parceiro ou você ter fantasias com alguém que não é seu parceiro (supondo que você já tenha um). Portanto, nem toda masturbação é adultério e em lugar nenhum da Bíblia a prática é mencionada como pecado.
      Nós só temos dúvidas sobre a moralidade da masturbação porque alguém em algum momento nos disse que masturbação é pecado. Se você é cristã, mas ninguém nunca lhe disse que masturbação é pecado, você ainda assim pensaria que é? A dúvida só surge porque alguém nos diz que masturbação pode ser pecado, normalmente o padre ou o pastor, que têm a vantagem da autoridade; normalmente confiamos neles sem duvidar. Mas isso não é certo e muitas coisas ditas pelos padres ou pastores estão em dissonância com a Bíblia, que é a palavra direta de Deus e que, por tanto, tem autoridade superior. Se houver qualquer dúvida, deveríamos resolver a dúvida, ao invés de abruptamente assumir algo como certo ou errado sem dedicar o devido tempo à reflexão (embora você não deva praticar algo até a dúvida sobre a moralidade da prática ser sanada), o que é imprudente.
      O “vazio” não se manifesta em todos. O “vazio”, chamado “culpa”, só se manifesta naqueles que já aceitam a masturbação como errada, mesmo que não seja. Isso é comum quando você ouve a palavra de alguém que você aceita como autoridade e tem medo de alegar o contrário. Mas jamais esqueça que pessoas, como pessoas, são falhas e que a Bíblia, enquanto texto, está sujeita a diferentes interpretações. O vazio da culpa então só ocorre naqueles que têm medo de estar errados ou têm medo de divergir da opinião dos seus líderes espirituais, porque não veem a possibilidade de estes estarem errados. Ou seja, decorrência de condicionamento.
      Não necessariamente aquele que se masturba incorre em outras práticas claramente erradas. Enquanto a masturbação não é biblicamente errada, a Bíblia cita quais práticas são ou não lícitas. Não necessariamente quem se masturba praticará sexo antes do casamento, verá pornografia, terá sexo com animais ou pagará prostitutas, porque estas são coisas claramente condenadas. A pessoa sábia que conhece seus limites se disciplinará para não ir além deles. Além do mais, todas as coisas podem viciar, até mesmo o café, até mesmo o álcool. Mas em várias festas bíblicas que reuniram pessoas célebres, como Jesus, o vinho estava presente. Mas vinho não vicia? Por que o primeiro milagre de Jesus foi transformar água em vinho, ou seja, em algo que vicia? Porque aqueles na festa bem sabiam que ingerir vinho não é pecado, pois o pecado está na embriaguez, no excesso de vinho. Por isso, se o vinho, mesmo podendo viciar, não é pecaminoso, a masturbação também não pode ser pecado por ser potencialmente viciante, mesmo que haja pessoas viciadas nisso. Não é como se masturbação fosse crack. É uma questão de disciplina e de autoconhecimento. A masturbação simplesmente não é pecado em si. Outras coisas podem torná-la um instrumento do pecado, mas você pode expurgar essas coisas, da mesma forma que você pode beber vinho e não ficar bêbado.

      Curtir

      Comentário por Yure Kitten — 8 de março de 2013 @ 14:51

  60. […] em sexo. Espero que ele tenha retornado a mensagem, o que me lembra que ainda tenho de revisar o estudo, sendo esta minha entrada mais […]

    Curtir

    Pingback por Pai. « Pedra, Papel e Tesoura. — 4 de janeiro de 2013 @ 15:50

  61. […] novamente, como vocês já estão carecas de saber, recebendo comentários à torto e à direito no estudo. As coisas estão indo tão bem lá que talvez eu renove o estudo, deixando-o um pouco mais polido […]

    Curtir

    Pingback por Passando um tempo com meu pai, espero. « Pedra, Papel e Tesoura. — 31 de dezembro de 2012 @ 15:55

  62. […] alivia saber que tem gente que vem ao meu blog para ler o estudo. Isso significa que eu as influencio e, modéstia à parte, aquele texto é simplesmente ótimo para […]

    Curtir

    Pingback por Os gêneros na minha mente e considerações em inglês sobre patadas. « Pedra, Papel e Tesoura. — 18 de dezembro de 2012 @ 16:03

  63. […] corajoso, senhor Sócrates. Os padres, pastores, políticos e pokémons usarão esta entrada contra esta. Agora, Feuerbach. Estudarei a relação eu-tu mais tarde, mas a Wikipédia pode lhe explicar um […]

    Curtir

    Pingback por Estudando para a prova. « Pedra, Papel e Tesoura. — 29 de setembro de 2012 @ 16:03

  64. Olha, li sua “entrada” e fiquei me perguntando: ” Por acaso é possível se masturbar pensando nas contas que vou pagar amanhã, no carro zero ou no apê que quero comprar?”
    Talvez o fato de a masturbação ser tão criticada no meio cristão seja o fato de a pessoa manter pensamentos impuros durante o ato e isso, inevitavelmente, afastaria o Espírito Santo, do qual somos morada. como o Espírito Santo poderia habitar em uma mente impura ( mesmo que isso ocorra esporadicamente)? Ou será que Ele diria:” Filho(a), vou dar uma volta, um “tempo” enquanto você dá uma….” ?
    Seus argumentos e citações são muito relevantes, concisos e objetivos, mas creio que a impureza do pensamento seja o X da questão. Gostaria de que você explicasse melhor esse ponto porque não consegui visualizá-lo na sua tese. Obrigada.

    Curtir

    Comentário por Maria Eduarda — 19 de agosto de 2012 @ 02:23

    • Tenho uma parafilia. Não penso em sexo quando me masturbo. Mas a lei de Deus deveria ser válida para mim também e o fato de muitas pessoas conseguirem ter um orgasmo com pensamentos não necessariamente sexuais invalida a possibilidade de masturbação ser errada por causa dos pensamentos. Se eu não penso em sexo, não é por causa dos pensamentos que ela é errada, então o que seria? Relevei tudo o que poderia ser relevado. De fato, o corpo é o templo do Espírito Santo e temos que cuidar bem dos nossos corpos, fato. E a masturbação é algo saudável em vários sentidos, cientificamente falando. A Bíblia cita cinco pecados sexuais. Fornicação, adultério, bestialidade, homossexualidade e prostituição. Interpretando literalmente, só o adultério é pecado só de pensar, pois é o único que é citado como pecado fora da esfera da ação. Jesus disse que só de pensar em ter sexo com um parceiro que não seja o seu parceiro já é adultério, pois você fomenta pensamentos que causariam dano ao próximo, o que é contra a Lei. Mesmo interpretando de um jeito não-fundamentalista, sexo não é impuro em si, logo pensar em ter sexo com alguém também não deveria ser. Concorda que Deus não quer que cometamos impurezas? Por que outra razão seria pensar em sexo algo impuro senão a possibilidade de sexo ser algo impuro? Se é, não deveríamos deixar de praticá-lo? Se sexo não é impuro, pensar em sexo não pode ser. A Bíblia cita quais os tipos de sexo que são inaceitáveis ao passo que o impulso sexual é natural, logo posto em nós por Deus. Logo, esses “tipos de sexo” é que são impuros e a masturbação não é sexo. Você pode masturbar-se sem pensar nessas coisas. A masturbação é uma forma de saciar esse instinto sem que cometamos coisas como a fornicação, que é o sexo antes do casamento, ou o adultério, mais conhecido como traição, quando nossa companhia não está disponível. citei um texto que é categórico sobre esta situação, que diz que devemos “amortecer” a carne. Uma pessoa sexualmente satisfeita não comete pecados sexuais.

      Curtir

      Comentário por Yure T. Kitten — 19 de agosto de 2012 @ 11:47

      • E vc acha que a masturbação deixa a pessoa “satisfeita”? Na verdade, acredito que isso acaba sendo algo bem pessoal: se não o prejudica como cristão, ótimo. Mas isso não quer dizer que todas as pessoas se sintam da mesma forma…
        Creio que é meio difícil chegar ao fim que se pretende com a masturbação sem pensar em sexo. Concordo também que o sexo em si não é impuro, já que foi criado por Deus […]

        Revendo sua resposta, percebi que vc acabou cometendo uma contradição: “Jesus disse que só de pensar em ter sexo com um parceiro que não seja o seu parceiro já é adultério, pois você fomenta pensamentos que causariam dano ao próximo, o que é contra a Lei.” Veja bem, se estou pensando naquele cara que é solteiro, mas não é meu marido, não seria a mesma coisa em termos de pecado? Sei que o adultério só ocorre quando há a aliança matrimonial, porém entendo que o pecado, nesse caso, pode atingir essa esfera. Pois se for dessa maneira, então posso praticar esse ato pensando o que eu quiser, do jeito que eu quiser e com quem eu quiser ( contanto que essa pessoa não seja casada) e tudo bem?

        Curtir

        Comentário por Maria Eduarda — 20 de agosto de 2012 @ 01:32

        • Jesus fala de adultério, que é sexo extraconjugal quando você, casado, pensa em uma outra pessoa ou você, solteiro, pensa em alguém casado. Achei que estivesse subentendido por isso não entrei em detalhes. Não há pecado em solteiros terem pensamentos sexuais um com o outro. E não, se algo é adultério, não exclui as outras possibilidades. Algo pode ser ao mesmo tempo fornicação, adultério, homossexualismo e prostituição. O que deve-se fazer é expurgar todas essas possibilidades.

          Curtir

          Comentário por Yure T. Kitten — 20 de agosto de 2012 @ 18:17

  65. Veja-se:

    O facto de a masturbação não constar na Bíblia, não isenta de pecado os que a praticam. Até porque a prática de masturbação é uma perversão sexual, à luz da Bíblia Sagrada.

    A masturbação, se masculina, resulta de imaginação impura (pecaminosa) sobre mulher(es) nua(s), ou seja, a masturbação é precedida e até mesmo acompanhada de fantasias sensuais mentais bem condenáveis, biblicamente.

    A masturbação está implícita na afirmação de Jesus Cristo: “qualquer que olhar para uma mulher e a cobiçar em seu coração, comete um adultério com ela”

    A Bíblia diz que o corpo não é para a prostuição (toda a sorte de práticas impuras)?

    Para o entendimento do que é pecamiso, no contexto bíblico, é importante que se não divague em conjeturações filosóficas, mas se busque o Espírito Santo de Deus, o único interprete infalível da Bíblia – as coisas espirituais se discernem espiritualmente.

    Curtir

    Comentário por Ferrao Justino — 6 de maio de 2012 @ 08:42

    • Incorreto, quando se diz que a masturbação masculina resulta de fantasias sobre mulheres, pois há indivíduos que sofrem de parafilias. Para essas pessoas, masturbação não seria pecado, ao passo que seria para indivíduos normais? Adultério é a traição, é você, quando casado, cobiçar uma mulher que não seja a sua ou você, solteiro, cobiçar quem já está comprometido. É errado o indivíduo solteiro cobiçar quem está solteiro? Isso iria contra o objetivo do sermão da montanha (ama ao próximo como ama a ti mesmo)? A Bíblia fala de cinco pecados sexuais: fornicação (sexo antes do casamento), adultério (sexo extraconjugal, pensamentos extraconjugais), bestialidade (sexo entre humano e animal), homossexualismo (sexo entre indivíduos do mesmo sexo), prostituição (sexo por dinheiro). O desejo por alguém completamente livre por parte de alguém completamente livre não está envolvido em nenhum desses conceitos. Porém, pode ser, desde que haja disciplina, um meio que leva ao casamento. Por outro lado, o sexo antes do casamento é condenável, mas o indivíduo sexualmente satisfeito não comete pecados sexuais. Todos concordam que prostituição é o sexo visando lucro financeiro. Outros significados são extensões que provavelmente não existiam nos tempos bíblicos. Basta ler um livro de história que fale sobre o assunto para ver como o conceito de prostituição nos tempos de Jesus era mais categórico e menos subjetivo do que é hoje em dia. Prostituição é um conceito claro. Qualquer um pode se dizer influenciado pelo Espírito Santo, eu mesmo acredito que eu estava sendo inspirado por este quando escrevi este texto aos dezesseis anos, mas apoiar-se na autoridade do Espírito é algo muito vago, por isso não disse isso no meu texto. Prefiro me apoiar na autoridade da razão, que pode ser testada por todos, do que na autoridade do Espírito, que eu posso alegar estar comigo da mesmo forma que todos os padres e pastores, mesmo os de religiões opostas e ideias opostas, alegam.

      Em 06-05-2012 08:42,

      Curtir

      Comentário por Yure T. Kitten — 6 de maio de 2012 @ 14:34

  66. […] pelas mesmas coisas vez após vez (Descartes, Hume e patadas). Por falar nisso, atualizei o estudo de novo. É notório o tráfego que aquela entrada me dá, se bem que a comparação entre […]

    Curtir

    Pingback por Bem melhor… « Pedra, Papel e Tesoura. — 19 de março de 2012 @ 11:49

  67. […] maioria dos termos é relacionado aquele estudo ou à dicotomia entre Descartes e Hume. Mas recentemente alguém veio aqui procurando saber se […]

    Curtir

    Pingback por Isso me faz sentir-me tão quentinho… « Pedra, Papel e Tesoura. — 9 de março de 2012 @ 17:54

  68. […] Uma hora da manhã, resolvi checar as estatísticas do meu blog. Duas visitas nas primeiras horas do dia. Adivinhe em que entrada. […]

    Curtir

    Pingback por Mas é uma da manhã… « Pedra, Papel e Tesoura. — 4 de dezembro de 2011 @ 01:21

  69. Jesus veio cumprir a lei e não destrui-lá !

    “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.” (Mateus 5:17)

    Isso mesmo Jesus veio para estreitar ainda mais a lei de moisés ,
    (LEI DE MOISÉS) “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.” (Mateus 5 : 27)

    “Por boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca de uma só testemunha não morrerá.” (Deuteronômio 17 : 6)
    ————————————————————————————————————————————
    (LEI DE JESUS) “Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.” (Mateus 5 : 28)

    jesus veio para nos salvar da maldição da penas aplicadas aos crimes cometidos contra todas as leis divinas dada para seu povo no deserto por intermédio do proféta moisés, ele não veio para destruir as leis nem a obrigação de estudalas e cumprilas , más sim as consequiençias que não cumprilas trazem para nós seres humanos , com a condicional de confessarmos a ele nos arrependermos e deixar o erro.
    ele só cumpriu(não aboliou)as leis de sangue(tudo o que envolve sangue de animais , sangue da circuncisão da fimose humana) e penas de morte humanas(guerras , apedrjamentos, morte de cruz etc..) e castigos(chibatadas,etc.). , todas as outras leis estão em vigor e seremos julgados por élas.só sera salvo quem guardar as leis (ou no minimo estudalas e dedicar toda sua vida força , e entendimento para cumprilas ,e quando não conseguir cumprilas , confessar o erro , se arrepender e deixar o erro e invocar o sangue de jesus para perdão a Deus) e ter o testemunho de jesus .

    “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” (Apocalipse 12 : 17)

    Quem fáz éssas duas coisas guarda os mandamentos(para santificação) , e tem fé no sacrificios de jesus (para salvação) Deixa o diabo irado , e Dixa o pai YHVH alegre e contente .
    Amém.
    shálom do senhor yeshua jesus.

    Curtir

    Comentário por ATALAIA NEWS — 18 de outubro de 2011 @ 04:59

  70. ERRATA

    …..enquanto estavam vivos…

    Curtir

    Comentário por Tiago — 30 de julho de 2011 @ 04:25

  71. Olá Yure.No início do texto vc escreve: “Eu tenho minhas razões para acreditar que a homossexualidade não é pecado(…)”.

    1)Mas,se a homossexualidade não é pecado segundo a Bíblia,por que 1Co 6.10 afirma que os “efeminados”(homossexuais) não herdarão o reino de Deus?

    2)Se Deus não quer homossexuais no Paraíso,isso quer dizer que a homossexualidade é pecado,pois só ficarão fora do Paraíso os que “vivem em pecado”,ou seja, os que não buscaram seguir Cristo enquanto estão vivos.
    (“efeminado”=”homossexual” segundo o DICIONÁRIO ESCOLAR DA LÍNGUA PORTUGUESA – Companhia Editora Nacional)

    1Co 6.10
    Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

    http://www.bibliaonline.com.br/acf/1co/6

    Curtir

    Comentário por Tiago — 30 de julho de 2011 @ 04:22

    • Pois é, eu disse, Tiago. Não é o assunto principal da entrada, mas eu resolvi escrever só para o caso de acharem ofensivo, o que já aconteceu.
      Eu escrevi esta entrada aos dezesseis anos e muita coisa mudou desde então, principalmente no que diz respeito a minha opinião fundamentalista. Mas vamos lá, efeminado não significa homossexual, o significado apresentado no dicionário é provavelmente um significado por extensão. Efeminado é o homem com trejeitos femininos, como modo de andar, falar e talvez vestir. Uma pessoa assim não necessariamente é homossexual (“sexualidade igual”, a pessoa que sente atração sexual por integrantes do mesmo sexo). Depois você diz que não vão para o paraíso aqueles que vivem em pecado, a saber, que não segue a Cristo. Mas Cristo, ele mesmo, nunca disse nada contra os homossexuais. Essa é minha razão, mas eu não estou aqui para expor minha opinião sobre a homossexualidade, e sim para relevar os textos que podem ser aplicados à problemática da masturbação, sejam eles do Antigo ou do Novo Testamento, falados por Jesus ou escritos por seus apóstolos.
      Tem uma explicação melhor no último parágrafo.

      Curtir

      Comentário por Yure T. Kitten — 30 de julho de 2011 @ 12:55

  72. Puxa, vc não freqüenta igreja nenhuma? Li o seu texto, discordei de alguns conceitos seus, até porque eu mesma não consigo muito entender o homossexualismo, mas quanto à masturbação acho que está tudo certo. Tb não concordei com vc quando disse que o homossexual pode pensar em outro homem durante o ato, porque, como te disse essa questão é para mim um mistério… Mas fora isso, acho que seu texto é muito bom, poderia aconselhar jovens de uma igreja… Porque vc diz não ser mais muito religioso? Entendo que Deus nem gosta de religiosidade e sim de sinceridade de coração, creio que não gosta de pessoas que repetem sistematicamente suas orações, sem nada sentir ao proferir tais palavras… O que vc quis dizer com isso? Que deixou de ser repetitivo e mais sincero com Deus, ou que não aplica mais os ensinamentos de Deus como em outra época de sua vida?

    Curtir

    Comentário por Ana Carolina — 1 de julho de 2011 @ 15:52

    • Acontece que, se ser cristão é seguir a Cristo, porque perseguir homossexuais se Jesus nunca falou contra eles? Isso me pôs a pensar. Daí aprendi como a Bíblia foi montada e vi que talvez a verdade esteja mesmo só no que Jesus disse. Por isso evito igrejas; cada uma tem sua verdade então deixei de procurar pela certa.
      Escrevi esse texto aos dezesseis anos, hoje tenho dezoito, então muita coisa mudou. Estou mais tolerante, principalmente. E sim, acredito que a fé de coração é superior às práticas ritualísticas compulsivas.

      Curtir

      Comentário por Yure — 1 de julho de 2011 @ 20:06

    • Vc é muito maduro espiritualmente para a sua idade… Eu tb acho que Deus não vê placa de Igreja e sim o coração dos justos, mas… Tenho medo que vc se afaste, porque quando a gente freqüenta a casa de Deus, é como se isso nos ajudasse a manter acesa a chama… É que todas as vezes que fui digamos assim, relaxando, deixando de freqüentar, de ser assídua… Acabei me desviando… Que Deus abençoe vc e que continue te dando essa compreesao, esse entendimento amplo da palavra dele! Um abraço!

      Curtir

      Comentário por Ana Carolina — 1 de julho de 2011 @ 20:38

    • Ah, e quanto a perseguir homossexuais, acho o fim da picada, aliás, sou contra qualquer tipo de perseguição-preconceito. Eu só não sei o que pensar, pois se Deus condena a prática, porque essas pessoas nascem com essa natureza? Para serem eternamente infelizes? Nascem com a predestinação ao celibato, meu Deus, que castigo! Eles tem de se reprimir eternamente para não perderem a salvação? Isso é difícil demais para mim, porque os vejo em desigualdade de condições para o amor, para a salvação, pra tudo…. Por outro lado, a ciência diz que não é distúrbio, que não é doença…. Alguns cristão defendem que é uma espécie de possessão demoníaca, que perverte a parte sexual de determinadas pessoas, como uma maldição hereditária, etc… Eu queria muito entender… Saber a verdade…

      Curtir

      Comentário por Ana Carolina — 1 de julho de 2011 @ 20:44

      • A verdade é que você não entende algo estando fora disso. Acho que nenhum heterossexual entende um homossexual completamente pelo simples fato de não ser um. Mas dá para entender a sexualidade porque temos uma. Imagino que sua orientação é para o sexo oposto. Imagine se sua orientação fosse contrária. É como qualquer outro tipo de atração sexual, mas virada para outra direção. Pondo dessa forma não é tão difícil entender o “como”. Mas o “porquê” é mais nebuloso. Não podemos explicar por que somos heterossexuais; isso simplesmente acontece.

        Curtir

        Comentário por Yure — 2 de julho de 2011 @ 13:18

        • Ana.. deixe-me perguntar o que você pensa sobre as crianças que morrem de fome na Asia.. teria Deus alguma culpa sobre isso? Te digo que não. Deus criou o mundo para ser perfeito e nos deu ele para que o dominássemos. Porém, o homem tem usado o seu “domínio” muito mal quando ele decide ser o Senhor dar sua própia vida. Vive conforme suas própias vontades e decisões, só pensa em dinheiro, não ajuda o próximo e se torna um consumista ao extremo. O Mundo hoje esta ruim devido ao aquecimento global que o própio Homem esta causando, ao fato de aqueles que “Dirigem” a nação serem extremamente corruptos e principalmente ao fato de homem estar longe de Deus. Estamos pagando pelas nossas própias escolhas, não porque Deus é ruim, pois Deus é amor e ele enviou Jesus, seu único Filho, para nos salvar e nos dar uma nova chance.

          Curtir

          Comentário por Maurício — 29 de junho de 2012 @ 13:33

        • Concluo que não posso mais considerar seus argumentos. Ser cristão é seguir Jesus e seguir Jesus é ser exemplo da Sua Palavra. Afirmar que a masturbação não é pecado, que pertencer a uma igreja não é fundamental e ainda se posicionando na defensiva quanta à prática homossexual, aí é arriscar demais a minha salvação.

          Curtir

          Comentário por Madeira — 29 de abril de 2016 @ 12:26

          • Masturbação não é pecado. Igreja não é fundamental. Me posicionei de forma neutra, porque eu não preciso me posicionar negativamente, uma vez que Moisés e Paulo já fazem isso. Quem quiser, que leia.
            A sua dificuldade em aceitar minha argumentação é compreensível, porque, pelo que percebi, você pouco lê a Bíblia, preferindo acreditar no sacerdote. Mas eu a li por inteiro e minhas conclusões podem ser encontradas aqui ( https://pedrapapeletesoura.wordpress.com/2016/02/05/a-biblia-sagrada/ ). E ainda a leio diariamente. Eu sugiro que você comece a ler a Bíblia com seriedade. Se você acha a congregação fundamental, e é fundamental, mas eu a tomo de outra maneira, a leitura da Bíblia te permitirá um melhor julgamento sobre aonde você deseja ir.
            Por favor, aceite pelo menos o meu conselho e leia a Bíblia com seriedade. O primeiro contato com a Bíblia deve ser feito, de forma a minimizar os danos por desistência e de forma a informar depressa ao crente o que ele precisa saber com urgência, lendo os livros na seguinte ordem: Evangelhos (Mateus a João), Apocalipse de São João, cartas católicas (Carta de Tiago até a Carta de Judas), cartas de Paulo à igrejas (Romanos à Segunda aos Tessalonicenses), outras cartas de Paulo (Primeira a Timóteo até Carta aos Hebreus), Atos dos Apóstolos, profecias (de Isaías até Malaquias), sabedoria (de Jó até o Cântico de Salomão), Lei (Génesis a Deuteronômio), história (Josué à Ester).
            Quando você tiver lido toda a Bíblia, saberá exatamente no que você está acreditando. E, no momento, me parece que você prefere evitar a Bíblia e acatar o sacerdote.

            Curtir

            Comentário por Yure — 29 de abril de 2016 @ 18:36

  73. Por que é pecado uma mulher usar roupas sensuais (que exibam seios,coxas,bunda)?

    Agradecido.

    Curtir

    Comentário por Tiago — 26 de junho de 2011 @ 10:32

    • Me pergunto de onde tiraram isso. Na verdade, não.

      Curtir

      Comentário por Yure — 26 de junho de 2011 @ 12:24

    • Não me lembro onde, mas está escrito na Bíblia que toda nudez será condenada… Abçs

      Curtir

      Comentário por Ana Carolina — 1 de julho de 2011 @ 20:45

  74. MASTURBAÇÃO aos olhos de JEOVÁ ,é pecado sim,é só abrir sua bíblia em MATEUS CAP 5 VERS. 30 diz assim: também, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a para longe de ti. porque te é mais proveitoso perder um dos teus membros do que todo o teu corpo acabar na geena, quer dizer não ter a vida eterna no grande dia. e em MATEUS CAP 5 VERS.27,28,29 REFERE A COMETER ADULTÉREO, PERSISISTIR EM OLHAR PARA UMA MULHER SENDO VC CASADO OU ELA TENDO UM PARCEIRO SERÁS COBRADO NO GRANDE DIA E NÃO TERÁ A SALVAÇÃO.

    Curtir

    Comentário por BRUNO — 25 de junho de 2011 @ 11:47

    • Que bom que não cobiço gente.
      Mateus 5: 27-30. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
      Adultério é traição, é você, casado, cobiçar alguém que não sua mulher; ou você, solteiro, cobiçar quem está casado. Se vocês são livres, não tem nada de errado nisso. Já relevei o texto que você mencionou. Você leu a entrada toda?

      Curtir

      Comentário por Yure — 25 de junho de 2011 @ 12:01

  75. No dicionário onde fiz a consulta dos termos a seguir,estes termos possuem os mesmos significados.Vc fez diferenciação dos tais termos.Qual dicionário vc consultou?
    Por favor,citar a diferença entre um termo e outro(se for possível).Grato.
    Libertinagem=devassidão=libidinosidade=licenciosidade=sensualidade

    P.S.: Desculpe se estou sendo chato.O meu objetivo com essas perguntas é apenas esclarecer minhas dúvidas.Agradecido.

    Curtir

    Comentário por Tiago — 24 de junho de 2011 @ 19:08

    • Meu bom senso. Mas, quando se pede referencias sólidas, uso o motor de busca de significados do Google. Você põe “define:” seguido da palavra que você procura.
      Em seu significado sexual, libertinagem é excesso. Então a masturbação não é libertinagem se for regrada.
      https://secure.wikimedia.org/wiktionary/pt/wiki/libertinagem

      licenciosidade de costume, conduta de pessoa que se entrega imoderadamente a prazeres sexuais; a prática do libertino
      (antigo) irreverência com relação a dogmas e crenças oficialmente aceitos, esp. no que diz respeito à religião e às suas práticas ritualísticas
      (sentido figurado) insubmissão, indisciplina

      Provado que masturbação não necessariamente é libertinagem, podemos a desclassificar como devassidão.
      https://secure.wikimedia.org/wiktionary/pt/wiki/devassid%C3%A3o

      qualidade do que é devasso
      libertinagem

      É libidinoso qualquer coisa relativa ao prazer sexual. Dizer que isso é pecado é blasfêmia pelo mesmo motivo que dizer que sensualidade é pecado.
      https://secure.wikimedia.org/wiktionary/pt/wiki/libidinoso

      relativo ao prazer ou ao apetite sexual; que é por eles caracterizado ou que os sugere; voluptuoso, sensual
      práticas libidinosas
      temperamento libidinoso
      que tem desejos sexuais intensos e constantes; devasso
      esposa libidinosa

      Quanto à licenciosidade, é sinônimo de libertinagem, logo discuti-la é irrelevante.
      http://www.dicio.com.br/licenciosidade/

      s.f. Qualidade de licencioso.
      Libertinagem.

      Sensualidade, como disse, é o que dá prazer aos sentidos.
      http://www.dicionarioweb.com.br/sensual.html

      adj.
      Relativo aos sentidos.
      Que satisfaz os sentidos: prazeres sensuais.
      volutuoso, lascivo, lúbrico: vida sensual.
      s. m. e s. f.
      Pessoa sensual, libertina.

      Curtir

      Comentário por Yure — 25 de junho de 2011 @ 12:55

  76. Por que ver material pornográfico(revistas,filmes,….) é pecado?

    Curtir

    Comentário por Tiago — 24 de junho de 2011 @ 19:00

    • Porque aquelas mulheres estão ganhando dinheiro com sexo. Dinheiro, sexo… Que pecado envolve os dois?

      Curtir

      Comentário por Yure — 25 de junho de 2011 @ 12:15

    • Prostituição.

      Curtir

      Comentário por Tiago — 25 de junho de 2011 @ 12:50

  77. Vc parece ter um amplo conhecimento bíblico.Gostaria que vc me dissesse o que as palavras “impureza”,”imoralidade” e “lascívia” significam quando aparecem no Novo Testamento.Por exemplo,em Gl. 5.19 (Favor,citar a fonte de pesquisa).Grato.

    Se Deus não é contra a sensualidade,porque ele usa o termo “sensuais” para atacar em (Judas 1.19) os “escarnecedores” de (Judas 1.18)?

    P.S.: Não estou fazendo estas perguntas para “guerrear” contra vc.Tenho feito perguntas a vc por imaginar que vc tem um amplo conhecimento bíblico.

    Grato.

    Curtir

    Comentário por Tiago — 24 de junho de 2011 @ 18:59

    • Não precisa de conhecimento bíblico para se olhar um dicionário. Impuro é “não-puro”, mas pureza bíblica é tratada num sentido mais moral do que físico, já que o que vem de fora não avilta o homem, mas sim o que vem de seu coração. A pessoa pode ter vontade de fazer algo, mas simplesmente não fazer por saber que errado. São emoções, suas intenções e sobretudo sua fé. Li isso no site Veritatis., como explicado no parágrafo “Porque a masturbação não é impureza”. Você leu?

      Curtir

      Comentário por Yure — 25 de junho de 2011 @ 12:14

    • Ao visitar o site wikipedia.org,ao ler sobre o tema “fornicação,verifiquei que impureza seria “perda da virgindade antes do casamento” e que imoralidade seria “sexo antes do casamento”.Por isso,pedi que vc definisse aqueles termos.Respodendo a sua pergunta,eu já o tópico por vc mencionado.

      Agradecido pelas respontas.
      Cristo te abençoe.

      Curtir

      Comentário por Tiago — 25 de junho de 2011 @ 12:47

      • De nada, homem. Desculpe se fui um tanto rude com você, mas já houve pessoas que queriam só guerrear comigo. Foi divertido naquela época, eu tinha dezesseis anos.

        Curtir

        Comentário por Yure — 25 de junho de 2011 @ 13:17

  78. Eu não falei pensar em qualquer coisa.Eu restringi o sentido.Eu quis dizer : “é pecado um homem/mulher pensar na prática homossexual se masturbando,pois isso é homosexualidade e a homossexualidade é pecado.”
    Se minha afirmação está errada,gostaria que vc me dissesse o porquê.Grato.

    Curtir

    Comentário por Tiago — 24 de junho de 2011 @ 18:34

    • Errado. O único pecado sexual que se comete só de pensar é adultério. Tanto é que Deus pode condenar aqueles “homens que se deitam com homens”, mas não menciona “homens que pensam em homens”. Não tem nada de errado em um homem amar outro homem, mas, pelo menos biblicamente, é errado praticar o sexo entre iguais. Não sou mais tão religioso assim e já não mais encontro tanto sentido nessas briguinhas, mas eu me propus a rebater qualquer argumento e promessa é dívida. Bom saber que esta entrada está recebendo a devida atenção.

      Curtir

      Comentário por Yure — 25 de junho de 2011 @ 12:08

  79. Exímio texto.Parabéns.Muito esclarecedor e com argumentos muito coerentes.
    Eu tenho uma dúvida:

    Masturbar-se olhando fotos de mulheres com roupas intimas ou biquinis(suponha aqueles folhetos de lojas de roupas,portanto não seria um material pornográfico) é pecado?Por que não?
    Se não é,essas mulheres não estariam em trajes sensuais e a sensualidade não é condenada pela Bílblia?(Gl 5.19)

    sensualidade.Que sente ou provoca prazer carnal. Ex.: roupa sensual (Dicionário escolar da língua Portuguesa,editora: companhia editora nacional)

    sensualidade=libidinosidade=licenciosidade=devassidão=libertinagem

    Grato.

    Curtir

    Comentário por Tiago — 23 de junho de 2011 @ 14:17

    • Neste texto,o autor fala que o homossexuais devem pensar em alguém do mesmo sexo para se masturbar.
      Isso é condenável pela Bíblia,pois a prática homossexual é condenada.O pensamento tb é uma prática homossexual.(1Co 6.10)

      Curtir

      Comentário por Tiago — 23 de junho de 2011 @ 14:29

      • 1Co 6.10: nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
        Se pensar é uma prática homossexual, meu caro, então somos todos condenados, pois somos todos seres humanos, todos os seres humanos são racionais, todos os seres racionais pensam, logo, toda a raça humana é homossexual.
        O único pecado sexual explicitamente citado na Bíblia que é pecado só de pensar é o adultério. O problema das pessoas é pensar e refletir demais numa coisa que só precisa de fé para ser seguida. Mas como a baderna está feita, gente como eu tem que pôr as coisas em ordem.

        Curtir

        Comentário por Yure — 23 de junho de 2011 @ 19:43

    • Gl 5.19: Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia…
      Não me masturbaria para esse tipo de conteúdo, mas vamos lá. Não é pecado se as mulheres não forem casadas, pois aí não constitui adultério, o único pecado sexual que se pode cometer só de pensar em cometer. A sensualidade é o prazer dos sentidos e não é restrita somente ao campo sexual. O gosto bom de um doce, uma boa música, a sensação de se tomar um banho são coisas sensuais. Dizer que Deus é contra a sensualidade é blasfêmia; você está indiretamente dizendo que ele está brincando conosco (como ser fecundo se sexo dá prazer e prazer sexual é sensual e sensualidade é pecado?), que ele cometeu um erro ou que ele voltou atrás no que diz. O fato de se ter regras nas práticas sexuais as desqualifica como libertinagem e devassidão, libidinosidade não necessariamente leva à licenciosidade e sensualidade não é pecado.

      Curtir

      Comentário por Yure — 23 de junho de 2011 @ 20:06

  80. gostei do tema e da dissertação. Por ser uma criação instititiva pessoal, muito boa. Mas, te proponho um desafio: traduz isso tudo numa peça científica e joga na ambiente acadêmico. Dará bons frutos.

    Curtir

    Comentário por Acelino Pontes — 8 de março de 2011 @ 07:22

    • Acelino, obrigado. Eu não sou mais tão religioso assim, mas não creio que vá ser muito importante para mim pôr isto em um ambiente acadêmico. Na verdade, não vejo esta orientação como algo sério, pelo menos não mais. Por exemplo, não se convence um ateu com a palavra bíblica, também não tem como convencer um cristão com outra coisa que não a Bíblia. É esse o ponto. Não estou dizendo que estou errado, só sinto que meu trabalho com este assunto está consumado.

      Curtir

      Comentário por Yure — 8 de março de 2011 @ 11:33

    • Yure,
      nem sempre o que está consumado no outro. E qdo. um escre e publica, vai mexer com o outro. Aqui terminou o consumado (só em mim), para começar o se tornar consumado nos outros.
      Por isso, essa sua questão vai continuar nos outros até chegarem a uma conclusão. Com a sua publicação vc iniciou um processo de reflexão nos outros, que demorará a ser consumado.
      Vc não precisa acompanhar esse processo, mas ‘de officio’ está no mínimo instigado a participar desse processo.

      Curtir

      Comentário por Acelino Pontes — 10 de março de 2011 @ 05:45

  81. […] Estudo bíblico sobre a masturbação.agosto, 2009 4 comentários 3 […]

    Curtir

    Pingback por Acho que vocês gostam de mim (ou não). « Pedra, Papel e Tesoura — 3 de janeiro de 2011 @ 14:59

  82. Não sou religioso, porém achei totalmente incoerente e fora dos princípios Bíblicos, masturbar pensando em estar fazendo sexo com alguém livre ou não rsrs… outra, não estararia o individuo criando fantasias com pessoas que ele jamais teria uma relação e trazendo problemas pisicologicos? se lá, acho que vc não foi feliz, pelo simples fato de ter colocado a Palavra Deus nisso. na real vc não foi nada coerente, proucure pesquizar mais sobre este assunto, tanto na pisicologia como na Palavra de Deus. abçs!

    Curtir

    Comentário por Jhon — 3 de janeiro de 2011 @ 12:09

    • Não sou mais tão religioso, mas o propósito desta entrada foi vencer os religiosos em seu próprio jogo. Acho que não funcionou com você, mas você não é tão religioso, então que seja…
      Mas eu poderia acatar o seu conselho e abordar o assunto de um jeito “menos metafísico” e mais científico.

      Curtir

      Comentário por Yure — 23 de junho de 2011 @ 20:30

  83. Gostaria de referir apenas uma coisa…Não é decente que alguém que defenda a masturbação de uma forma, tão coerente usando tantos argumentos. Mas que no meio decida conjecturar acerca do que deus quer ou não, quando se refere a homossexualidade. Definitivamente a sociedade tem que aprender a lidar com a diferença…Se não é justo que os jovens se sintam reprimidos por se masturbarem (concordo), também não é justo que se sintam assim, porque têm uma orientação sexual diferente… 😐

    Curtir

    Comentário por Menos Preconceito — 13 de dezembro de 2010 @ 20:02

    • Desculpe se ofendi, só quis vencer os religiosos em seu próprio jogo. Mas quer saber? Ser cristão é seguir a Cristo, certo? Jesus, ele mesmo, nunca disse uma palavra sequer sobre os homossexuais. Então o assunto é alvo de discussão. Eu adicionei um último parágrafo para compensar seu comentário.

      Curtir

      Comentário por Yure — 23 de junho de 2011 @ 20:22

      • Yure.. me desculpe amigo.. concordo com quase tudo que lí no seu artigo, mas dizer que Jesus nunca falou nada sobre os homossexuais é brincadeira ne?? Jesus disse que veio não para abolir o velho testamento e sim para o cumprir. No Velho testamento, a prática de homossexualismo era tratada pela bíblia como “Confusão”, pois se referia ao fato de o ser humano abidicar das vias naturais criadas por Deus. O papel de Jesus no novo testamento era dar um novo rumo a salvação do Homem mas em momento nenhum ele transgrediu nem fez com que alguem transgredisse a lei.. até mesmo sobre guardar o sábado, muitas pessoas pensam que ele pecou por isso embora ele mesmo tenha se declarado Senhor do Sábado.. Homossexualismo não é uma doença e sim uma forma de te afastar de Deus e te aproximar do inferno.

        Curtir

        Comentário por Maurício — 29 de junho de 2012 @ 13:16

        • Pensando bem, de acordo com minha Bíblia atual… “17. Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição.”
          Ele mesmo não falou, embora tenha dito que queria manter a Lei. Mas na Bíblia que usei neste texto, a frase “levá-los a perfeição” é substituída por “cumpri-la”. Cumprir pode ter mais de um significado. Segundo o Wikicionário:

          levar a efeito, executar, satisfazer;
          realizar o que lhe foi imposto;
          completar.

          Levar a efeito? Poderia, mas observe que Jesus transgrediu a Lei Mosaica mais de uma vez e contradisse alguns de seus pontos no Sermão da Montanha, especialmente no que diz respeito à tolerância e à humildade ao invés de dar o troco na mesma moeda aos seus ofensores. Realizar o que foi imposto? Talvez, mas, como eu já disse, ele descumpriu a Lei algumas vezes, embora ele agisse de acordo com uma Lei superior pautada no amor ao próximo. Completar? No sentido de terminar? Parece mais coerente, já que a maioria, se não todas, as religiões cristãs abandonaram rituais judaicos típicos da Lei Mosaica.
          Fora que Deus sabe que não somos perfeitos e que há falhas que não podemos corrigir sozinhos, falhas que talvez só possamos corrigir na vida vindoura. Pedir a um homossexual que deixe de gostar de pessoas do mesmo sexo é como pedir que um heterossexual deixe de gostar do sexo oposto.
          Também de acordo com a Bíblia que usei, a tradução da tal Torre de Vigia, o possível pecado na homossexualidade consiste no ato consumado, não na intenção. Essa tradução fala de “homens que se deitam com homens” ao invés de “homens efeminados”.

          Curtir

          Comentário por Yure T. Kitten — 29 de junho de 2012 @ 16:16

          • Quando Paulo escreve suas cartas do novo testamento ele cita “Bom seria se o homem não conhecesse mulher, mas se não pode conter-se então que case”, além disso ele esta sempre citando o casamento de homem e mulher como uma entidade criada e reconhecida por Deus ou seja, válida. Em que outro tipo de instituição Deus permite sexo? nenhuma. Muito menos homossexual.. No tempo que Jesus veio a este mundo, ele se ateve a nos ensinar sobre as coisas mais relevantes e que ele gostaria que fossem mostradas a seus seguidores. O resto ele não precisava dizer novamente, pois estava alí realizando um novo pacto, sem excluir o antigo, agora ele era a lei. Quando Adão e Eva pecaram no Jardim do Éden, o diabo os confundiu, pois ele é conhecido como um astuto enganador e inclusive conseguiu desvirtuar 1/3 dos anjos, imagina aos simples seres humanos.. A questão do homossexualismo é algo espiritual que deve ser combatido até que o indivíduo seja liberto. Os homens de Sodoma e Gomorra praticavam atos sexuais entre sí deliberadamente e Deus disse que a iniquidade do lugar crescera a ponto de ter que destrui-los. Por fim, Paulo cita que tudo é lícito mas nem tudo convém. Será mesmo que convém abandonar o uso natural da mulher e se deitar com homem? vai aqui a base bíblica do que estou falando:

            “..E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro…”

            Acho que esse versículo, que precisamente se encontra em Romanos 1:27, encerra a discução. Forte Abraço.

            Curtir

            Comentário por Maurício — 30 de junho de 2012 @ 00:13

            • Porm Paulo no usa a autoridade de Jesus para dizer as coisas que ele diz em Corntios. O que pode estar contido em Corntios a interpretao de Paulo sobre os ensinos de Jesus. Alm do mais, eu disse e repito que Jesus transgrediu a Lei Mosaica mais de uma vez e repreendia os fariseus que o culpavam por isso. Fora que a homossexualidade no pode ser combatida porque natural, acontece at mesmo entre os animais, e no algo do qual algum possa simplesmente se libertar. Mas acho que Deus pode perdoar falhar que no podemos consertar. Jesus, ele mesmo, nunca advertiu homossexuais pois, se o tivesse feito, isso teria sido relatado nos Evanglios, como qualquer outra instruo para a salvao. A salvao foi entregue a Jesus para que ele nos a desse, mas a Paulo d seu toque prprio s coisas, provavelmente por causa de sua educao judaica. Mas, nesse texto, eu assumo que a homossexualidade pecado porque tenho de relevar todos os livros da Bblia e tenho de esclarecer o assunto luz da religio-alvo, portanto no deveria estar expondo minhas reflexes em primeiro lugar. Mas, a meu ver, Paulo introduziu elementos da antiga Lei, a qual nem mesmo Jesus seguia totalmente por ser ultrapassada, arbitrariamente. Mas isso algo extra-bblico. Considerando apenas a Bblia, voc est certo.

              Curtir

              Comentário por Yure T. Kitten — 30 de junho de 2012 @ 00:29

        • Esquecí de um pequeno detalhe.. Você disse em uma parte de sua argumentação que Moises talvez reprimisse o povo por suas próprias palavras e que Jesus meio que “corrigiu” isso.. Se pensarmos que o que está escrito na bíblia pode ou não, realmente, ter sido inspirado por Deus, deixaremos de ter a bíblia como Verdade Absoluta.. ou seja, se Deus existe ou não, ficaria a dúvida. Em vão seria então você querer se santificar ou se reprimir caso não pudesse ter certeza da existência de Deus. Se nós não acreditarmos 100% na bíblia não temos 100% de certeza sobre Deus, logo, nossa fé é vazia. Paulo diz que aquele que me muda um tíu ou uma vírgula do que está escrito é maldito. Jesus diz que devemos examinar as escrituras porque nela conseguiremos achar a salvação. A bíblia é a Verdade Absoluta e não pode ser contestada. Em parte nenhuma.

          Curtir

          Comentário por Maurício — 30 de junho de 2012 @ 00:30

          • Eu disse que uma possibilidade. Uma possibilidade at remota. Eu, pelo menos, no duvido da existncia Dele e, apesar de fazer interpretaes do que poderia ter possivelmente acontecido, o que est escrito na Bblia tem prioridade.

            Curtir

            Comentário por Yure T. Kitten — 30 de junho de 2012 @ 00:34

        • Yure, Paulo tinha autoridade de Jesus sim para dizer o que ele escreveu em suas cartas. Bases bíblicas:

          “..Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. Atos 9:15..”

          Ele foi o escolhido pelo próprio Senhor para levar sua doutrina para nós, os gentios..

          “..E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. Atos 9:17”

          Primeira afirmação bíblica que Paulo (ainda conhecido como Saulo), era cheio do Espirito Santo.

          “..Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele, disse: Atos 13:9”

          Agora a bíblia o chama de Paulo que é quando ele mais uma vez está “cheio do Espirito Santo”. Ser cheio do Espirito Santo, é ser usado pelo próprio, para realizar as obras de Deus, pois sem tal condição, para um simples homem, não é possível. Deus, Jesus e o Espirito Santo de Deus são um só e 3 ao mesmo tempo, portanto, se o E.S. deu autoridade a Paulo, ela foi concedida também por Jesus e por Deus, e como foi escrito na bíblia, mesmo que sejam ou não, palavras de Paulo, são em sua origem de Jesus.

          Curtir

          Comentário por Maurício — 30 de junho de 2012 @ 00:53

  84. Amado vc pode ser estudioso e conhecer a biblia, mas acredito que tenha passado por varias coisas em tua vida, Deus vai te dar uma esposa, vc é amado e escolhido por Deus.
    Quando alguem pedir para vc orar por, na mesma ora fale; espere só um pouco que vou aqui no banheiro me masturbar e ja volto, ou quando te ligar fale: espere um momento estou acabando de me masturbar me liga depois.
    Não tem como o homen convenser o homen, mas o Espito Santo convense, Jesus te ama amado, só não brinco com coisa seria. Te faço uma pergunta. Vc já se confrontou alguma vez, se analisou alguma vez?
    Ninguém se masturba se não pensar em outra pessoa, então não vamos pensar na mulher dos outros pq a cobiçaremos, mas se vc pensar em qualquer mulher vc esta pecando porque ela não é sua. Então sua mente e pecaminosa no ato da masturbação .
    EF 4;17 E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade de nossa mente.
    Dominio proprio ´´e para vc controlar e sujeitar sua vontade a vonte de Deus.
    2TM 2;22- Foge tambem das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam ao Senhor.
    Deus seja com tigo, sei que vc não gostou, mas por ser muito inteligente pensa que estou errado, se vc não meditar nessas palavras não é tão inteligenti assim.

    Curtir

    Comentário por diego — 27 de outubro de 2010 @ 09:58

    • Por que eu ia dizer essas coisas em tais situações? Mas você leu toda esta entrada? Tem coisas que você falou que eu já ponderei.

      Curtir

      Comentário por Yure — 23 de junho de 2011 @ 20:26

  85. Gostei muito deste artigo bem fundamentado e claro, que nos permite refletir e decidir, sem ser influenciado por opiniões externas. Realmente não creio que alguém tenha essa prática se tiver opções. Sexo é muito bom a dois, com alguém que amamos e temos o compromisso de dividir a vida, não um momento para alívio de uma vontade.
    Todos temos aqueles dias que o corpo pede um alívio, que não se encontra com oração, nem leiruta bíblica… isso é uma verdade física e científica. Nunca tive a prática, até um dia que meu corpo ficou tão necessitado que pensei em resolver com uma pessoa amiga ou conhecida para eu voltar a ser o que sempre fui. Neste dia, contrariando meus princípios, fiz e aquele necessidade que não me deixava mais pensar passou.
    Bom senso e temor de Deus! Com os dois, nossas orações sempre serão atendidas e o Espiríto Santo não se apartará de nós. Fiquem com Deus!

    Curtir

    Comentário por Liz — 3 de outubro de 2010 @ 21:20

  86. Bem, estive por alguns anos procurando um texto ao menos coerente sobre este assunto tão polêmico no mundo Cristão, e no momento o texto e os argumentos mais conscientes que li, foi este.

    Curtir

    Comentário por Ismael — 20 de janeiro de 2010 @ 10:07

    • Obrigado.

      Curtir

      Comentário por Yure — 23 de junho de 2011 @ 20:34

    • o pior erro do ser humano e desturpar a palavra de deus as pessoas eu digo os cristaos nao generalizando as pessoas ao lerem a biblia querem encontrar mas obvia por exenplo se masturbar seria muito mas facio se encontrase-mos a frase pode se masturbar ou nao pode se masturbar. ao lerem abiblia peçam o esclarecimento do espirito santo de deus a biblia nao e livro um livro qualquer nao se le somente por ler sem o discernimento do espirito santo e inposivel vc conpreender a palavra de deus peça a deus que lhe de o entendimento da palavra so assim vc vai entender o que diz a biblia

      Curtir

      Comentário por leonardo de paula guimaraes gomes — 28 de dezembro de 2012 @ 16:18

      • E eu pedi. Os três meses que despendi escrevendo este texto na minha adolescência foram marcados por frequente oração. Antes de examinar os textos que examinei, eu rezava, pedindo a Deus que eu continuasse firme mesmo se eu, casualmente, descobrisse que masturbação é errado. Não é possível que depois de tudo o que fiz, depois de ter levado em consideração todas as possibilidades, eu tenha chegado a conclusão errada. Eu tive fé e pedi esclarecimento. Creio que o esclarecimento me tenha sido dado.

        Curtir

        Comentário por Yure T. Kitten — 28 de dezembro de 2012 @ 18:05

        • Meu comentário não será nescessariamente uma resposta a essa questão, mas a minha conclusão é diferente de todas que eu vi aqui, vou expô-la.
          1° entendo que pensar numa relação sexual explicita é pecado, MAAAAASSS, vamos ao item 2.
          2° É perfeitamente possivel se masturbar sem IMAGINAR NADA relativo a uma pessoa real. aqui é o ponto chave da minha dúvida, eu sei que é possivel (já li relatos de um fisico que se masturbava ao imaginar-se recebendo o prêmio Nobel) sem contar que as mulheres conseguem fazer isso com mais facilidade.
          Vamos lá:
          imagine que um jovem deseje se masturbar mas entende que IMAGINAR e/ou ASSISTIR
          cenas eróticas /fotos /pornografia /literatura pornografica é pecado.
          Ele vai se segurar ao máximo mas ao chegar o seu limite fisico, vai haver a ereção mesmo sem estimulos visuais. Apenas o auto-toque já vai excita-lo e dependendo do grau de excitação vai chegar aos finalmente ao se estimular, mesmo sem cenas imaginadas ou assistidas de sexo ou nudez.
          Resumindo: O jovem pode e deve, se segurar ao limite(isso é um ótimo exercicio de dominio-próprio) porém talvez chegue uma hora que seu limite seja alcançado. Nessa hora em que é vencido pelo desejo, já é nescessário ter deixado claro para si mesmo. NÃO É PERMITIDO AUXÍLIO VISUAL PORNOGRÁFICO, seja ASSISTINDO, LENDO, OUVINDO ou até IMAGINANDO. Seu único estimulo permitido é o tato.
          – Mas não tem como ter prazer assim! _ Você diz.
          Meu Caro, penso que se uma pessoa se masturbar apenas com o tato, existirão dois resultados possiveis. Ou ela tem satisfação no toque e chega ao climax, ou a vontade passa e ela desiste.

          Das duas formas voçê vence pelo menos os pecados: Adultério da mente, fornicação da mente, cobiça dos olhos, lascívia e sensualidade. além dos citados no texto.

          No caso das meninas, é mais fácil ainda. já que podem ter muita satisfação apenas com o toque.
          Eu entendo que dar prazer a si mesmo(auto-gratificão) é já o pecado em si, porém isso me parece menos danoso que o efeito devastador que a pornografia e o “idealizar/imaginar situações” podem te trazer no futuro.
          VENÇA PRIMEIRO A PORNOGRAFIA!! CORTE DE VEZ!! NUNCA MAIS ASSISTA OU IMAGINE!!
          MESMO QUE VOCÊ ACABE SE MASTURBANDO, NÂO RECORRA A PORNOGRAFIA DE JEITO NENHUM.
          O PRIMEIRO PASSO È ESVAZIAR SUA MENTE, PARA DEPOIS ENCHE-LA DE JESUS.
          .
          Entenda imaginar cenas eróticas causa tanto dano quanto assistir/ler/ouvir.
          A fantasia da mente quando praticada, muitas vezes, um padrão ou ciclo parece tornar-se estabelecido na mente do indivíduo. Assim, a perversão tem uma tendência a controlar a mente e esta, por sua vez inicia o ato. um grande perigo reside na culpa que aumenta à medida que o indivíduo habita neste mundo de fantasia.

          Veja os efeitos danosos da pornografia nesse link e entenda.
          Este é provavelmente o maior site do Brasil, sobre reversão da pornografia.
          PS: A maioria não é nem Cristã. isso é uma abordagem cientifica.

          http://vicioempornografiacomoparar.com/

          Curtir

          Comentário por Davi Domingues — 17 de maio de 2018 @ 15:09

          • Na verdade, a sua conclusão é até consonante com a minha, exceto que eu não vejo razão para não ter fantasias. É importante lembrar que um número de pessoas têm parafilias, isto é, elas derivam prazer sexual de coisas que não são sexuais por natureza, tais como cócegas, fraldas e outras coisas. Essas pessoas não necessariamente pensam em gente quando se masturbam.

            Curtir

            Comentário por Yure — 18 de maio de 2018 @ 12:18


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.