Pedra, Papel e Tesoura.

24 de setembro de 2011

Ubuntu 11.04 e arquivos .spc (parte 2).

Quando todos achavam que era impossível, Revenant conseguiu puxar as músicas de Universal Soldier para fora do cartucho. Agora nós temos os arquivos .spc contendo as músicas do jogo. Mas eu as queria em .mp3. Eu posso reproduzi-las como .spc, ou melhor, meu Reprodutor de Filmes pode. Mas o Banshee não é capaz de lidar com tais arquivos e eu queria que eles ficassem numa pasta própria, corretamente etiquetadas, coisas de obsessivo-compulsivo. Aí eu pensei: o Ubuntu pode abrir arquivos .spc por padrão, será que ele também pode convertê-los?

Você precisa de:

  1. Um conversor de áudio qualquer que use bibliotecas compartilhadas (talvez você até já tenha, chama-se Conversor de Som, derp). Você pode achar um na Central de Programas.
  2. Os arquivos .spc. Você pode adquiri-los no SNESmusic.org. Esses arquivos são as músicas e vêm compressos em .rsn. Para descomprimi-las, use um descompactador de .rar (Ubuntu vem com um descompactador por padrão).
  3. O Ubuntu 11.04 vem, por padrão, com o pacote libopenspc0. Ele é como se fosse um codec para .spc. Se você não tiver por algum motivo (como versão diferente), ache-o na Central de Programas. Se você quer aplicar o mesmo processo de conversão com outros formatos de música de jogo, o pacote libgme0 trabalha com: .AY (ZX Spectrum, Amstrad CPC), .GBS (Nintendo Game Boy), .GYM (Sega Genesis, Sega Mega Drive), .HES (NEC TurboGrafx-16, PC Engine), .KSS (MSX Home Computer, outros sistemas Z80, mas sem modulação de frequência), .NSF, .NSFE (Nintendo NES, Famicon, suporta VRC 6, Namco 106 e FME-7), .SAP (Atari POKEY), .SPC, .VGM, .VGZ (Sega Master System, Mark 3, Sega Genesis, Mega Drive, BBC Micro). Na dúvida, tenha os dois. Libgme0 pode ser encontrado na Central de Programas.

Modo de preparo:

  • Você deve converter um arquivo por vez com o Conversor de Som. Ele vai mostrar quanto tempo falta para a conversão acabar. Note que, quando o contador chegar a zero, ele vai voltar para 0:59 segundos. Nesse momento você aborta a conversão, porque a música está dando voltas, como é esperado de um arquivo .spc (nunca notou que músicas de Super Nintendo nunca terminam de tocar?). Quando você tiver abortado a conversão, pronto! Você terá um arquivo .mp3, resultado da conversão a partir de um arquivo tirado de um cartucho.
  • Repita o processo com o resto da trilha sonora, sempre uma música por vez. Se você não abortar a conversão, ele vai continuar convertendo a música infinitamente, gerando um .mp3 gigante. É como deixar panela de pressão no fogo.

O Conversor de Som não vem com o codec .mp3 por padrão porque .mp3 não é código aberto, mas, nas preferências do programa, tem um jeito de instalá-lo. Caso você não esteja com paciência de baixar e o codec e instalá-lo (ele vem em .apt, logo você não vai precisar digitar uma linha de comando sequer para instalar, apenas abri-lo com a Central de Programas e clicar em instalar), então… espero que goste de .ogg ou .flac.

Oneiric: quem usa Nvidia ainda vai sofrer um bocado…

Anúncios

2 Comentários »

  1. cara ñ achei esse converso de som pra baixar explica melhor da proxima

    Curtir

    Comentário por rafinha — 14 de novembro de 2011 @ 18:35

    • O nome do conversor é “Conversor de Som”, sério. Mas se procurar pelo nome não ajuda, abra a Central de Programas e procure por soundconverter, que é o nome do pacote (funciona também no Synaptic). Lembrando que isto é válido apenas para Ubuntu. Usuários de Windows devem procurar outro jeito.

      Em 14-11-2011 18:35,

      Curtir

      Comentário por Yure T. Kitten — 15 de novembro de 2011 @ 12:59


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: