Analecto

29 de setembro de 2011

Alienação.

Suponhamos que você esteja numa daquelas cadeiras de escritório. Tem vinte objetos de seu interesse ao redor de você. Você não pode sair da cadeira, mas pode apenas girá-la, mudando o foco de sua atenção para outros objetos. Se você escolhe observar certo grupo de objetos, você invariavelmente esquece o que está atrás de você.

Sinceramente, não acredito em alienação. Acredito que o indivíduo tem poder de escolha sobre o que quer ou não prestar atenção. Acredito em distrações, mas não acredito que elas podem nos ser forçadas.

Você pode ignorar o que não achar importante. Eu fico olhando o mundo dos adultos de fora e, realmente, não tenho intenção de ir fundo nele sem necessidade. Por que eu iria? Se eu me preocupar com um mundo do qual não faço parte e de onde eu nada posso tirar, onde eu nada posso acrescentar, por que me preocupar?

Muitos indivíduos chamados “alienados” na verdade são pessoas que resolveram prestar atenção em outros aspectos da vida que eles julgam ser importantes. A arte, por exemplo, sem finalidade em si é importante para os artistas, da mesma forma que a economia é importante para os economistas.

Claro que o indivíduo deve ter suas razões para prestar atenção naquilo que ele presta atenção, do contrário será apenas um distraído. Ainda não o chamaria de alienado, porque ele ele não foi “expelido” do mundo por alguma coisa, mas por conta própria, podendo voltar se assim quiser, portanto não perdendo completamente a ligação que tem com o mundo em que estava antes.

As pessoas falam muito da mídia alienadora, mas quer saber? Eu não assisto televisão nem ouço rádio. Sou alienado? No seu conceito, sim. Mas e se eu ouvisse rádio e vesse televisão? Também, porque a mídia aliena o indivíduo?

A mídia não nos é forçada, a mídia não fecha nossos olhos. Ela de fato distrai, mas, se isso for do nosso agrado, podemos prestar atenção em outras coisas que não a mídia ou até ir mais fundo no que a mídia diz para encontrar as verdadeiras informações por trás do que é manipulado. É muito fácil culpar a mídia quando metade da culpa dessa “alienação” é culpa do indivíduo que se deixa distrair por preguiça.

Eu girei a cadeira e tenho minhas razões para prestar atenção naquilo que presto atenção. Mas eu estou sozinho, quem gira a cadeira sou eu. Não existe alienação, o que existe é a liberdade de ver ou não ver, de ceder às distrações ou não, de emitir juízo de valor sobre o que lhe é oferecido.

Oneiric: Thunderbird agora se conecta ao Ubuntu One.

6 Comentários »

  1. Eu concordo. Deve haver uma visão filosófica sobre o fandom publicada em algum lugar. =D

    Curtir

    Comentário por alekbunny — 3 de outubro de 2011 @ 22:30

  2. Será que o fandom nos alienou um pouquinho Yure? :3

    Curtir

    Comentário por alekbunny — 3 de outubro de 2011 @ 21:33

    • Duvido. Só acho que cada um tem suas prioridades. O fandom é uma das minhas prioridades, pois é minha diversão. Filosofia também, sendo esta minha ocupação. Minha outra prioridade é o sono. Estou voltado nessas direções, se bem que, estando em contato com furries e lendo filosofia, acho que estou sendo construído. Quero dizer, nós discutimos sobre tudo e o furry fandom é um terreno fértil para assuntos que podem ser discutidos.

      Curtir

      Comentário por Yure T. Kitten — 3 de outubro de 2011 @ 22:16


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

