Analecto

3 de outubro de 2011

O que é filosofia?

Filed under: Passatempos — Tags:, , , — Yure @ 13:08

– Mas o que é isso? – perguntou minha prima.

Fiquei sem reação. Quero dizer, curso filosofia há quase dois anos e não sei exatamente o que é esta disciplina, defini-la em poucas palavras para um leigo. Isso é o que leva muitos leigos a achar que somos loucos varridos.

Tive que me contentar dizendo a ela que filosofia é a disciplina que estuda tudo e que as ciências se originaram dela, mas acho que isso ficou muito vago. Resolvi, naquela noite, refletir um pouco a respeito do assunto e arrumar minha definição de filosofia.

Filosofia significa amizade com a sabedoria, no sentido de que a prática filosófica é a busca por conhecimento. Mas as ciências e  religião fazem isso também. A religião busca o conhecimento dentro das Escrituras, dentro de revelações, dentro de dogmas e fé. A ciência é um conjunto de conhecimentos particulares. Psicologia procura conhecimento na mente, antropologia busca o conhecimento no ser humano, a física busca o conhecimento nas leis que regem a natureza. Mas o que faz da filosofia diferente? O que ela estuda?

Por eliminação, a filosofia é a disciplina que se ocupa do que a religião e a ciência não conseguem responder, procurando conhecimento aonde essas duas não podem ir. Note que até mesmo as ciências e a religião tornam-se objetos da filosofia se assim lhe apetecer.

A maioria das ciências nasceu da filosofia, já que houve um tempo em que ela abarcava quase tudo. Mas, a medida que respostas eram encontradas, o conhecimento se especializava mais e mais. Eventualmente, os estudos que se tornavam muito focados em um certo território que se separavam da filosofia. Foi o que aconteceu com a psicologia e a sociologia, os dois exemplos mais recentes. Enquanto estavam dentro da filosofia, as ciências partilhavam conhecimentos entre si, diferente de hoje, quando a maioria das ciências humanas nada têm a ver com ciências exatas.

Assim, filosofia é amizade com a sabedoria, a disciplina que estuda tudo o que a religião e a ciência não percebem, refletindo sobre estas duas e para além delas. O filósofo estuda aquilo que os cientistas não estudam ou são incapazes de compreender.

Anúncios

4 Comentários »

  1. Sempre achei filosofia muito complexa, ainda mais pela diversidade da forma de ensinar. Me lembro das várias vezes que meus professores se contradiziam e eles ficavam debatendo eternamente. lol

    Curtir

    Comentário por alekbunny — 4 de outubro de 2011 @ 20:13

    • É difícil responder. Mas, em síntese, é a disciplina que se ocupa de tudo o que a ciência ainda não se ocupa ou não pode responder. Em Ter, 2011-10-04 às 23:14 +0000,

      Curtir

      Comentário por Yure T. Kitten — 4 de outubro de 2011 @ 22:02

  2. Pôxa, essa negritude toda do seu blog, me dificulta participar, pois ofende à visão de forma agressiva. Pensei que o tempo da ‘lousa’ preta e giz branco, já pertencia ao passado por conselho dos oftalmologistas.

    Mesmo assim,gostaria de lhe dizer:

    Enquanto não souber o que é filosofia e permanecer na busca de uma resposta, certamente estará produzindo filosofia.

    Curtir

    Comentário por Acelino Pontes — 3 de outubro de 2011 @ 17:31


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: