Anotações filosóficas: Ângelo Ricardo de Souza.

Abaixo, uma lista das coisas que eu aprendi lendo os seguintes trabalhos de Ângelo Ricardo de Souza: explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática, gestão e avaliação da educação escolar e perfil da gestão escolar no Brasil.

  1. Uma sociedade é tanto mais democrática quanto mais disponíveis estão os meios de ascensão social a todas as classes sociais.
  2. O excesso de regras permite que a democracia seja controlada, em vez de livre, o que acaba agindo contra o ideal democrático.
  3. A avaliação do aluno e a avaliação da escola são complementares.
  4. A avaliação é diagnóstica, ela não resolve sozinha o problema da escola que fracassa em seu objetivo (ensinar).
  5. Antes de se lançar aos estudos, elabore um plano de estudo.
  6. Em vez de elaborar políticas educacionais focadas em certos grupos sociais, seria melhor e mais condizente com o ideal de educação universal a elaboração de políticas educacionais com abrangência nacional.
  7. Embora a reprovação ou a aprovação sejam consequências da avaliação, essas coisas não são o objetivo principal da prática avaliativa, cujo propósito é quantificar o aprendizado do aluno, pra que possamos saber se os professores estão cumprindo seu trabalho corretamente.
  8. A indicação aparentemente técnica de alguém pro cargo de diretor pode muito bem ser uma indicação política disfarçada de indicação técnica.
  9. A qualidade dos homens vale mais que a forma do governo.
  10. A tarefa do diretor é assegurar as condições nas quais o professor possa exercer a docência.
  11. Administrar uma escola cujo ambiente (físico e social) é desconhecido resultará numa administração danosa à escola.
  12. Má administração escolar é um dos fatores que propiciam problemas na escola, mas não é o único, de forma que não se deve pensar que todos os problemas da escola se resolvem com mudanças na forma como esta é gerida.
  13. Os diretores homens têm mais apoio da comunidade do que dos seus superiores.
  14. Os homens precisam ter um espírito mais comunitário, dividindo entre si a responsabilidade e as funções, em vez de concentrar poder e decisões nas mãos de um só deles.
  15. Os homens são minoria entre professores e diretores, cargos majoritariamente ocupados por mulheres.
  16. Os professores homens precisam pensar mais na própria qualificação, pois as professoras mulheres, em geral, tem mais qualificação.
  17. Quando a democracia passa a representar interesses de grupos, em vez de representar os eleitores individuais, as bases do fascismo estão postas, visto que a supressão do indivíduo em um grupo é uma característica do fascismo.
  18. Quando um diretor se torna uma liderança influente, ele pode rivalizar com o prefeito.
  19. Seria melhor se o diretor fosse escolhido por voto majoritário na escola.
  20. Todas as instituições formais têm grupos informais entre seus integrantes, os quais podem operar a favor da organização formal ou contra ela (conspirando contra o administrador ou exercendo formas ilícitas de poder).
  21. Um estudo feito na população de outro país, com bases empíricas estrangeiras, gerará conclusões que não servem no Brasil, na medida que essas bases empíricas estrangeiras tenham características diferentes das bases empíricas brasileiras.
  22. Uma avaliação diagnóstica aponta problemas, mas sozinha não os resolve.
  23. Você não pode administrar uma escola como se esta fosse um hospital, prisão ou empresa.

Publicado por Yure

Quando eu me formei, minha turma teve que fazer um juramento coletivo. Como minha religião não me permite jurar nem prometer, eu só mexi os lábios, mas resolvi viver com os objetivos do juramento em mente de qualquer forma.

4 comentários em “Anotações filosóficas: Ângelo Ricardo de Souza.

  1. Pôxa, essa negritude toda do seu blog, me dificulta participar, pois ofende à visão de forma agressiva. Pensei que o tempo da ‘lousa’ preta e giz branco, já pertencia ao passado por conselho dos oftalmologistas.

    Mesmo assim,gostaria de lhe dizer:

    Enquanto não souber o que é filosofia e permanecer na busca de uma resposta, certamente estará produzindo filosofia.

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