Estou… clinicamente abaixo do peso.


That Looks Nice | SoFurry.

Minha mãe não aguentava mais o fato de eu ser tão magro. Além disso, ela disse que aquela gripe só me deixou no chão porque eu não tenho forças para resistir à doenças. Desde aquele dia, ela planejou algumas visitas a clínicos gerais e hoje o médico me confirmou algo que eu, no fundo, já sabia: estou abaixo do peso ideal. Na verdade, estou abaixo do peso mínimo, seis quilogramas para ser exato.

Tenho 1,71m e peso 52kg. Meu peso mínimo deveria ser 58kg e meu peso ideal seria 66kg. O médico me passou estimulantes de apetite e polivitamínicos. Honestamente, acho que isso vai falhar, como falhou todas as outras vezes. Meu peso é 52kg há dois anos. Bom, pois bem… Admito que estou trapaceando no polivitamínico. É um comprimido tão obscenamente grande que, quando eu o vi, me perguntei se eu tinha mesmo que tomá-lo por vias orais. Senti medo de me engasgar. Daí, tive a ideia miraculosa de mastigar o comprimido e engolir o conteúdo. Quase ponho meu almoço para fora. Por dentro, o comprimido é uma pasta oriunda da síntese de Panax ginseng e adições pesadonas, como quantidades de vitaminas que lhe permitem dispensar todas as refeições e você não sentir nada além de fome. O estimulante de apetite tem funcionado contudo.

Além disso, tenho que tomar um xarope que, de acordo com a bula, pode causar náusea em alguns pacientes. Ah, meu Pai… esta é a palavra mágica. Se você quiser me deixar com medo, fale de náusea. Mas eu tomei porque supus que era um efeito raro. Esperemos que meu corpo não seja tão fraco assim a ponto de passar mal com um expectorante.

A verdadeira razão da minha condição é minha fobia. Sou extremamente criterioso com o que eu como e em que quantidade, para minimizar a possibilidade de vômito. Além disso, comer pouco prolonga a vida. Por outro lado, não posso ser considerado saudável em nenhum sentido com um peso tão baixo e uma mente tão conturbada. Ainda assim, não vou voltar para a terapia.


11 respostas para “Estou… clinicamente abaixo do peso.”

  1. Bom, vejo que a publicação é de 2012, mas vamos lá. E ai? Como você está agora? 3 anos se passaram, em que deu? Bom, achei esse post, pois estou passando por um problema parecido.
    1) Eu não me alimento de forma muito saudável. ( como salada. mas não como feijão e/ou verduras.)
    2) tenho hipocondria ( medo de ter toda e qualquer doença que possa vir a piorar)
    3) também morro de medo de vomitar, contudo, não deixo de comer por isso, somente quando é uma coisa que eu não goste.
    4) estou abaixo do peso ideal. Tenho 1,59m e peso 45.8, o peso mínimo seria 47, porém a minha meta é 50.
    5) Ja tomei, abridor de apetite e cá entre nós, não adiantou de nada, tenho vontade de comer, porém, existe coisas que não gosto
    6) Comecei a tomar hoje, um suplemento alimentar, eu tomava um de comprimido, que era muito grande e sofro de Sindrome de Garganta pequena ( seu cerebro acha que sua garganta não consegue ingerir coisas que vc julga grande e fecha sua garganta.) hoje tomo um que dissolve na agua, e acho que resolve um pouco.
    Espero ter ajudado.

    Como sou hipocondríaca, hoje fiquei pensando no quanto estou vivendo de forma não saudável, e fiquei preocupada.

    Curtir

    • Mesma coisa. Ainda estou abaixo do peso, mas até que estou melhor. Antes, faltavam catorze quilogramas pro meu peso ideal. Agora faltam… onze.
      Mas você falou o seguinte, que tu tens medo de vomitar. Esse é a razão do meu baixo peso. Eu selecionava muito a comida, de forma que eu não comia praticamente nada. Eu comia pouco e isso, entre coisas, fazia a mamãe chorar.
      Escrevi uma entrada chamada “os tropos da emetofobia”, que fala como viver de forma mais ou menos saudável apesar de ter medo de vomitar. Depois que comecei a racionalizar minhas sensações, comecei a comer mais e a alargar o cardápio. Também comecei a experimentar coisas novas e estou curtindo, além de ganhar peso.
      Mas ganhar peso comendo é muito difícil pra mim e eu falei com um clínico sobre isso. Ele me deu uma opção. Se eu não consigo ganhar peso aumentando minhas reservas de gordura, eu posso ganhar peso obtendo massa muscular e sugeriu que eu praticasse exercícios físicos anaeróbicos (aqueles que fazem os músculos crescerem). E estou praticando exercícios físicos em casa, coisas como agachamento, alongamento, flexão e abdominal.
      Porque essas coisas consomem energia, o corpo demanda mais alimento e você talvez sinta fome mais vezes. E é importante comer para se exercitar. Existem três tipos de exercício físico: alongamento, aeróbica e anaeróbica. Se não me falha a memória, a aeróbica emagrece, então tenho que ficar longe dela. Apenas exercícios que favorecem o crescimento muscular me são permitidos, o que é uma pena, porque, como eu sou pobre demais pra pegar ônibus sempre que preciso ir pro centro da cidade, eu ando pra caramba e caminhada favorece a perda de peso. Não adianta muito comer uma coxinha na faculdade se o caminho pra casa queima uma coxinha e meia. Tive um saldo calórico negativo.
      Estou me esforçando e acho que meu medo de vomitar tem diminuido. Tenho menos crises agora, mas ainda sou exigente com higiene, então nunca mais vomitei. Acho que a última vez foi em 2008.
      Tu também falaste de hipocondria. É o mesmo princípio da emetofobia. Se você reconhece que é uma coisa da sua mente e pensa que a chance de você contrair uma doença através de um meio pelo qual outros passaram sem sentir nada é pequena, você fica calma o bastante para focar seu pensamento em alguma outra coisa. Deixar de prestar atenção nesses sinais falsos diminui a ansiedade.

      Curtir

  2. Eu sou 1.71m e peso 69Kg XD
    Um pouco gordo. Más Vocé é muito fraco!

    O medo de vomitar vai doer.
    Você já tentou pensar em outra coisa quando você come?

    Curtir

  3. 1,71m!!!??… sorry, i just had to say that… (im only 1,59m and weigh bout 60kg)
    well, it is kinda unsderstood being that tall, but you should try to eat more (but still not in excess)… try to get more meat in your diet… and take good care of yourself, hopefully you won’t get the side effects of such syrup… must taste weird i presume…

    *crinklehugs*

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: