Analecto

15 de abril de 2012

Pensamentos sobre religião organizada.

Filed under: Organizações, Saúde e bem-estar — Tags:, , , — Yure @ 13:52

User control panel — Fur Affinity [dot] net.

Hoje fui comprar um alho. Na volta, fiquei socializando via Internet por um tempinho. Conversando com um dos meus amigos, acabamos chegando ao tópico religião, de novo. Meu colega parece comigo quando eu tinha dezesseis anos. Eu era extremamente religioso, embora não filiado à igrejas. Religião era um tópico recorrente quando se falava comigo. Mas aí, naquele fatídico dia em que tive uma aula de ética que mudou minha vida completamente, resolvi abandonar 94%, aproximadamente, das minhas crenças religiosas. Como foi feito este cálculo?

A Bíblia tem 66 livros, dos quais só considero 4. Ora, a porcentagem se dá por multiplicação do primeiro valor (66) pela porcentagem (X), seguido pela divisão por 100, o resultado deve ser quatro. Logo temos:

(66 x X) / 100 = 4.

O valor de X então é subtraído de 100. O resultado é a porcentagem de crenças que abandonei. Faça as contas.

Eu expliquei para ele que a religião organizada tende a ser intolerante. Por isso que católicos e protestantes vivem em pé de guerra aqui, no país. Por quê? Porque não há pensamento onde há hierarquia. Quando você se submete à um líder religioso, você desiste do seu direito de pensar livremente, permitindo que outra pessoa pense por você. Isso é uma forma infantil de fugir de responsabilidades. Para mim, pessoas que seguem a religião organizada, como eu costumava fazer, estão com preguiça de pensar ou medo de chegar à conclusões erradas. Mas YHWH nos deu a capacidade de pensar por um motivo. Somos animais racionais, certo? Abandonar a capacidade de pensar nos torna baixos como cães (Childish e exceção; ele é um cão que pensa). Deus quer isso?

Acredito que se as pessoas seguissem seu próprio caminho, ao invés de acreditarem cegamente nas palavras de quem está acima na hierarquia, teríamos um só cristianismo. Se as pessoas não refletem e tornam-se completamente devotas de um grupo, começam a olhar de cima para baixo as pessoas que juntaram-se à outros grupos, como se elas fossem “erradas” ou sem valor. Mas o que torna você o certo? Se todos estivessem seguindo seus próprios caminhos, certamente seríamos mais tolerantes e a igualdade, o fato de que você tem tanta chance de estar certo ou errado quanto seu próximo, ficaria muito mais evidente. Quando se está em grupo, contudo, você tende a rebaixar minorias. Minorias contra-atacam e tornam-se mais fortes a cada vitória, fazendo a maioria contra-atacar, pessoas mudam de um lado para outro, ocorrem conflitos internos nos grupos e por aí vai. Tudo isso porque ninguém abre os olhos para o que está acontecendo.

Depois de dois anos de longa espera, consegui a Antologia Ilustrada de Filosofia, de Ubaldo Nicola, e pretendo usá-la como fonte de assuntos para uma monografia vindoura. Na verdade, falando sobre tolerância, talvez eu acabe escrevendo sobre Voltaire. Mas aí eu tenho que aprender francês…

4 Comentários »

  1. That’s a nice math equation… kinda got confused but then I saw what you did… i just rewrote that and did the math cuz i got a little confused at how you got that 94, but in the end i got it… and I’m shooting in the dark here, but i think the books you consider in the bible are the 4 first of the new testament (Mathew, Mark, Luke, John?)… i duno…

    And you are right… people in religion just won’t freely think about anything but being right and wrong… they base everything according to their judgement and prefer to hate rather than understand… i just never understood why they would only like to judge, but that’s them not me… i prefer to understand and comprehend rather than judge… so im the exception as you said (lol)… =P

    and here is a picture i found very truthful… wish i could upload it here, but i duno how or if even possible…

    Curtir

    Comentário por 1childish1 — 15 de abril de 2012 @ 15:47

  2. Que nao é apenas na religiao.
    Se você notar é o mesmo dentro de governos, empresas, associações cívicas, partidos políticos …
    Parece haver uma maldição? Nao?

    Curtir

    Comentário por Roger — 15 de abril de 2012 @ 15:45


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

