Analecto

14 de junho de 2012

Plano de Aula.

Plano de Aula.odt.

A professora de didática pediu que elaborássemos um plano de aula também. Claro que não precisaremos dar aulas agora, mas só para praticar…

Aqui eu criei um plano de aula de filosofia monista básica, com foco nos pré-socráticos; que forma melhor de se começar um curso de filosofia do que com os primeiros filósofos ocidentais que pensavam sobre como o mundo teria começado? Vê por que os cursos de filosofia começam parecido?

Tenho também de elaborar um planogeral, que norteará todo o curso hipotético durante todo o semestre. Não deve ser tão difícil.

Alguém pode se perguntar qual é a referência que estou usando. Simplesmente, o melhor livro de filosofia que eu já li: Antologia Ilustrada de Filosofia, de Ubaldo Nicola, publicado no Brasil pela Globo, em 2005.

Anúncios

5 Comentários »

  1. […] tão fácil que já fiz um. Porém não é tão intuitivo assim e eu esqueci de adicionar no meu plano os recursos que eu […]

    Curtir

    Pingback por É sopa. « Pedra, Papel e Tesoura. — 18 de junho de 2012 @ 19:23

  2. Simple, yet interesting…
    I know this is for children´s, but how about some ethics?
    For example:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Trolley_problem

    or

    http://en.wikipedia.org/wiki/Bouba/kiki_effect

    Guess it´ll make the class quite more interesting for children… just an opinion XD

    Curtir

    Comentário por Roger — 15 de junho de 2012 @ 15:40

    • Yes, but I’ll work with teenagers. And ethics should go after an introdutory lesson. Then we start going in specific places, such as metaphysics, logic, epistemology, ethics and aesthetics. Ethics is necessary, but they need to understand what they are going to study in first place, or they might misunderstand the whole thing and think that philosophy is all about ethics. I first tell them what philosophy is about, then I pick the theme (which I choosen the monism, because it was probably the first kind of ocidental philosophy that showed up).

      Curtir

      Comentário por Yure T. Kitten — 15 de junho de 2012 @ 21:07

      • That´s true… but still thinking it may be more interesting if you also
        include something like “fun facts” about monism to catch their attention more easily…
        (Well it uses to work with me XD

        Curtir

        Comentário por Roger — 16 de junho de 2012 @ 16:47

        • I had a teacher named Helioneida. She used to do that, plus the fact that she was very outgoing and sarcastic, making jokes about she taught, everyone laughed and everyone learned. She criticized the subject (History), poking fun at it. She was graduated in Philosophy, though. And she was gorgeous. Good cow, she was such a… well… “sexy” teacher, no one could disagree. It was a huge plus, though wouldn’t overpower the jokes she did. Like, I had a teacher called Eliana, she was pretty much like Helioneida, but with twice the age. She seemed to come to class while high on sugar or coffee or some sort of energy drink. She wouldn’t sit down! Always walking, doing jokes about the subject and, between a scream and another, writing fast thoughts on the white board, linking the subject to Existencialism and atheism. At the end of the sesmester, 80% of the class was fan of Sartre.

          Em 16-06-2012 16:47,

          Curtir

          Comentário por Yure T. Kitten — 16 de junho de 2012 @ 21:16


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: