Analecto

12 de setembro de 2012

Consolando na Vida Real.

Ladytron – Beauty 2 – YouTube.

Na aula de psicologia evolutiva, minha professora mencionou que ela está prestes a perder o cachorro do qual ela cuidava há oito meses. Ela sempre quis ter um cachorro, se preparou para recebê-lo, mas foi uma imprudência; ela é muito ocupada e não tinha tempo para sair com o cachorro e dar-lhe merecida atenção (é um beagle). Além disso, o cachorro comia as coisas na casa dela. Ela então contratou uma “babá de cães”, como em Corneil & Bernie. A babá deixou o cachorro adoecer e ele será sacrificado.

Aquilo me deixou muito constrito. Ela prosseguiu a aula como de costume, embora eu estivesse abalado. Pensei em consolá-la, mas eu não tenho costume de consolar pessoas na Vida Real, só online. Mas eu não podia deixar isso passar; consolar pessoas que nem sequer estão no meu país e fazer vista grossa para quem está tão perto me parece simplesmente errado.

Aprendemos sobre o id, o ego e o superego, as três instâncias dinâmicas da psique postuladas por Freud. O id seria o reservatório de energia psíquica que nos impele a fazer coisas imediatamente (“o que eu desejo, desejo agora”). Não se comunica por meio de palavras, mas por imagens, como os sonhos que, para Freud, são manifestação do desejo. Quando insatisfeito, o id gera uma tensão, infantilistas sabem do que falo. Essa tensão cresce até que o que a estimula seja tirado de vista ou o nosso desejo seja satisfeito. A tensão pode durar muito tempo mesmo depois de a retirada do objeto que incita desejo. Basicamente, o id nos move, pois é o que nos dá nossos desejos e aspirações, dos mais baixos e imundos aos mais altos e louváveis.

O ego seria a nossa tentativa de controlar o id. É uma parte mais desenvolvida da psique que aparece por meio da convivência. O id então é administrado pelo ego e nossas “moldagens” dessa força primitiva gera nossa forma de lidar com nossas paixões, nossa personalidade, imagino. Lembre que isto é um diário, não tenho pretensão de ser científico, só de relatar o que aprendo nas aulas.

O superego é introjeção da lei exterior. Sabe, quando somos crianças, nos comportamos porque nossos pais nos dizem o que fazer e o que não fazer. Se eles não estiverem lá, dane-se o mundo. Mas, conforme o tempo passa e amadurecemos, incorporamos certas leis que nos fazem sentido e aparece aquela voz na nossa cabeça que nos alerta sempre que estamos para fazer o que não presta. O superego é a “consciência” no sentido leigo, é aquilo nos diz o que não devemos fazer e que nos faz sentir culpa sempre que transgredimos sua voz. Para ilustrar, a criança pequena não faz algo simplesmente porque seus pais dizem que ela não pode (sem superego, os limites são impostos pelos pais), ao passo que o adolescente não faz algo porque ele acha que é errado (com superego, os limites são autoimpostos após a introjeção da lei).

No meio do id e do superego, o ego usa de mecanismos de defesa para suportar certas situações que não pode contornar. Exemplificarei. Você fez uma coisa que acha que é errado. Aviso de forçação de barra.

Pois é, depois da aula, me dirigi à porta, mas parei no meio do caminho. Olhei para trás e ofereci minha ajuda à professora. Perguntei se eu poderia fazer algo para que ela sentisse-se melhor e então ela ficou meio sem jeito, disse “obrigada” e me abraçou. A abracei de volta e ela disse que talvez falasse comigo amanhã de novo.

6 Comentários »

  1. […] Fui bem recebido em psicologia da aprendizagem. Tivemos uma dinâmica em que recebíamos um papel contendo o nome de um aluno aleatório e, com base no nome, tínhamos de adivinhar quem era o aluno e deduzir sua personalidade. A professora amou o fato de eu estar na sala dela, visto que ela adquiriu uma grande afinidade comigo em psicologia evolutiva. […]

    Curtir

    Pingback por Provavelmente não. | Pedra, Papel e Tesoura. — 17 de agosto de 2013 @ 15:52

  2. […] Minhas aulas começarão em breve, finalmente. Dia vinte e cinco, poderei voltar aos meus estudos universitários e, com sorte, incluir uma disciplina. Quero mais é psicologia da aprendizagem, para que eu possa ter aula com minha ex-professora de psicologia evolutiva. […]

    Curtir

    Pingback por Falta pouco. | Pedra, Papel e Tesoura. — 22 de fevereiro de 2013 @ 14:11

  3. Poor thing! It´s such a pain in the heart thinking about it… however guess it is for better. (YAY! FOR DEFENSE MACHANISMS! lolZ)
    Come on Freud! ANALIZE ME! XD

    Curtir

    Comentário por Roger — 14 de setembro de 2012 @ 22:54


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

