Analecto

4 de outubro de 2012

Desenvolvimento e aprendizagem.

User control panel — Fur Affinity [dot] net.

Hoje discutimos alguns aspectos da teoria de Vygotsky, um… não sei o que ele foi, já que cheguei atrasado na aula, mas teve algo haver com educação.

Desenvolvimento pode ser de diferentes tipos. Existe o desenvolvimento mental e físico, mas também o cultural. Mas desenvolvimento é diferente de aprendizado? Claro, naturalmente. A não ser que estejamos falando de desenvolvimento cultural, que é aprendizado. Mas desenvolvimento mental, isto é, o desenvolvimento das faculdades lógicas e cognitivas do indivíduo são independentes do aprendizado e constituem uma consequência do desenvolvimento físico (biológico) do indivíduo. São como uma “infraestrutura” sobre a qual o aprendizado (isto é, o acúmulo de conhecimento) será construído. Logo, desenvolvimento e aprendizagem são diferentes e, até certo ponto, independentes, pois o desenvolvimento não precisa do aprendizado para acontecer, ao passo que o aprendizado move-se em qualquer direção dentro do espaço criado pelo desenvolvimento. O aprendizado é dependente do desenvolvimento, mas não completamente. Já o desenvolvimento não precisa do aprendizado, embora este ocorra por consequência.

Como eu disse, existem vários tipos de desenvolvimento e tem essa coisa que as pessoas hoje em dia chamam de desenvolvimento cultural, ou seja, o acúmulo de conhecimento. Provavelmente o único desenvolvimento que vem depois da aprendizagem ou com ela, é um “aspecto necessário e consequente”.

Existem dois tipos de desenvolvimento:

  1. Desenvolvimento real: o indivíduo é capaz de fazer algo por conta própria.
  2. Desenvolvimento potencial: o indivíduo é capaz de fazer algo, mas apenas com ajuda.

A zona de desenvolvimento proximal, teoricamente, seria a diferença entre desenvolvimento real e potencial. Mas, quando se fala de diferença, pensa-se em subtração e a inteligência não pode ser medida com números; faculdades mentais não são passíveis de medida.

O desenvolvimento potencial também é chamado de “broto do desenvolvimento”. Poético.

Passei a fazer anotações das minhas aulas para partilhar o conteúdo ministrado com você. Isso me ajuda a estudar, porque agora tenho uma razão concreta para fazer anotações, coisa que não faço desde o ensino médio.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: