Analecto

19 de outubro de 2012

Preparação para a prova de psicologia.

Filed under: Livros, Saúde e bem-estar — Tags:, , , — Yure @ 00:09

Neopets – Busca das Chaves.

Além da apresentação que tenho de fazer em novembro, tenho também de me preparar para uma prova. A professora passou, contudo, vinte questões para ajudar-nos na preparação. É um tipo bem básico de revisão.

Aqui estão as questões que sei a resposta na ponta da língua. Eu colocaria todas e pesquisaria suas respostas só para pô-las aqui, mas está tarde.

  1. Descreva o processo de entrada do adolescente no mundo adulto. Me dói falar nessas coisas… De acordo com o texto Adolescência Normal, de algum teórico do desenvolvimento, é um momento de renúncia completa à infância em que o adolescente perde três coisas que faziam parte de sua vida, perdendo assim seu norte. Não é um momento fácil e representa o total rompimento do filho com seus pais, um processo que está em andamento desde o nascimento.
  2. Apresente as fases de desenvolvimento segundo a teoria psicanalítica. A primeira é a fase oral, em que maior parte do prazer do indivíduo vem da boca. É um truque evolutivo, pois essa é a fase em que a nutrição é a maior das prioridades e relacionar nutrição e prazer, normalmente de natureza erótica, é uma dupla garantia de que o indivíduo não morrerá de fome. Talvez morra engasgado, contudo… A segunda é a fase anal, divida em dois momentos: expulsivo e retentivo. Na fase anal expulsiva, o indivíduo experimenta prazer em liberar as fezes, enquanto que, na fase retentiva, o prazer está em controlá-las. É a fase em que o indivíduo descobre que pode não apenas interagir com o mundo a sua volta, mas também manipulá-lo e manipular a si mesmo, controlando processos que antes pareciam completamente acidentais. A terceira fase é a fase fálica. Alguns teóricos estipulam um período de transição entre a fase anal e a fálica denominado fase uretral, em que o indivíduo percebe que aquilo que ele pode fazer com as fezes, isto é, exercer controle também pode ser feito sobre a urina, deslocando um pouco seu interesse para os órgãos genitais, iniciando a fase fálica. Na fase fálica, o indivíduo descobre seus órgãos genitais e o prazer que eles proveem. A masturbação primária, como simples mecanismo de alívio do tédio, ocorre nessa fase, assim como a curiosidade de saber as diferenças entre meninos e meninas. Nas meninas, a fase fálica manifesta-se como uma curiosidade sobre os órgãos genitais masculinos e uma inveja do pênis (giro…). Depois vem o período de latência, onde esses focos de prazer perdem a força frente à outras distrações. Por último, a fase genital, em que o foco do prazer é o próximo e como um todo, não apenas como uma parte (boca ou órgãos genitais). A fase genital normalmente coincide com a puberdade.
  3. Descreva o id, o ego e o superego e seus modos de funcionamento. O id é o reservatório de energia psíquica, um animal com desejos que mais quer é comer, dormir e fazer sexo, ou quase isso. Trata-se da fonte de nossos impulsos, dos mais básicos aos mais sofisticados. Está longe de nosso controle completo e, no final das contas, é ele que dita as regras da nossa vida. O ego sou eu, o estranho que tornou-se dono do tal animal e tem que adestrá-lo. Como eu não controlo que vontade eu tenho, quando eu tenho e em que intensidade, tudo o que posso fazer para viver com o id é gerenciá-lo. Observe que gerenciar não é o mesmo que destruir ou suprimir. Controlar o id significa procurar hora e lugar para a satisfação desses desejos, saciá-los realisticamente (o ego funciona sobre o princípio da realidade ao passo que o id funciona sobre o princípio do prazer). O superego é o outro, um livro de regras, um manual de adestramento para o id. É a introjeção da lei, nossa consciência, nosso senso de certo e errado e que nos pune com a culpa sempre que infringimos suas regras. Por exemplo… preciso ir ao banheiro (amo este exemplo). Eu poderia simplesmente sair da sala de aula e ir, se eu agisse de acordo com o id. Eu poderia ficar porque eu poderia parte importante da aula, se eu agisse de acordo com o superego. Ceder a um lado, me geraria prazer e culpa; ceder ao outro lado me traria benefício e desconforto. O ego tem o papel de ler o manual (superego) e adestrar o animal (id) com os métodos que são viáveis; é impossível agir sempre nas leis do superego. O ego então tem que se desdobrar para satisfazer o id sem ferir a lei do superego ou transgredi-la o mínimo possível.
  4. Quais os lutos que precisam ser elaborados pelo adolescente? O luto pela personalidade infantil (aceitar que não é mais criança e deixar de agir como tal), o luto pelo corpo infantil (aceitar que as mudanças em seu corpo estão fora do seu controle e que você perderá o corpo com o qual você estava adaptado) e o luto pelas relações infantis (aceitar que as pessoas lhe tratarão diferente de agora em diante). Mas há controvérsias.
  5. Descreva os marcadores biológicos da puberdade. Eca… Nos homens: crescimento de pelos, mudança da voz, aumento do tamanho e do peso, produção de esperma. Nas meninas: crescimento de pelos, desenvolvimento dos seios, menstruação, aumento do tamanho e do peso.
  6. Adolescência e puberdade são universais? Justifique. Puberdade é universal; infelizmente, não permanecemos crianças pela vida toda. Nosso corpo muda e a puberdade é esse período de mudanças. Adolescência, contudo, não é universal, dado que a adolescência é um período puramente cronológico que varia de cultura para cultura, ao passo que existem culturas que não têm a adolescência na sua grade cronológica de desenvolvimento (só infância e idade adulta), dando à criança tarefas e tratos de adulto assim que ele atinge certa idade ou dado certo acontecimento. Nessas culturas, não há um período de transição entre infância e idade adulta, não há um período de preparação em que a criança aprende o necessário à vida adulta. Não que isso impeça seu corpo de mudar, óbvio.
  7. O que é a zona de desenvolvimento proximal na teoria de Vygotsky? É a diferença entre desenvolvimento efetivo (aquilo que o indivíduo pode fazer sozinho) e o desenvolvimento potencial (aquilo que o indivíduo pode fazer se tiver ajuda).
  8. Fale sobre a psicologia como ciência, objeto de estudo e métodos. A psicologia estuda a mente, isto é, a influência que os pensamentos e sentimentos podem ter sobre o corpo e seu funcionamento, além do comportamento humano. Seus métodos são o diálogo e a observação.

Eu sei mais respostas, mas estou com muito sono mesmo e tenho que acordar às cinco.

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4 Comentários »

  1. Tá Legal e muito interessqante também.

    Hoje, eu comprei un livro de Satre, eu queria saber o que voce pensa de ele.
    O nome é “O exsitencialismo é um humanismo”
    Nao estou seguro de comprenderlo tudo, mas eu vou tentar.

    Curtir

    Comentário por Roger — 20 de outubro de 2012 @ 22:44


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