Analecto

14 de fevereiro de 2013

A ciência explica o que a filosofia representa.

Filed under: Jogos, Notícias e política, Passatempos — Tags:, , , — Yure @ 15:10

User control panel — Fur Affinity [dot] net.

Estava eu lendo sobre o tal pulo-do-gato da física quântica, o gato de Schrödinger. À primeira vista, pensei “nova incarnação da metafísica”, porque achei que o negócio não era passivo de experiência. Parece que dá certo com fótons.

Deixa eu explicar. Tem um gato que é colocado numa caixa selada contra interferência quântica. Dentro da caixa tem um contador Geiger ligado a um dispositivo de impacto, que é posto perto de um frasco de veneno. Também há um emissor de radiação. Quando o contador Geiger detectar um nível de radiação, por menor que seja, o dispositivo de impacto quebrará o frasco de veneno… mas o gato morreria ou não? De acordo com a interpretação de Copenhague, os dois. Ou seja, enquanto o gato estiver dentro da caixa, ele estará, ao mesmo tempo, vivo e morto. Isso mostra a inconsistência entre a interpretação quântica de Copenhague e a física de Newton.

Uma das saídas possíveis é a admissão de que, no momento em que a caixa é aberta, a realidade bifurca-se: temos agora duas realidades, uma em que o gato está vivo e outra em que o gato está morto. Sabe o que isso quer dizer? A realidade é múltipla. Parece que as filosofias menos atraentes são as que se provam verdadeiras. Nada de substância una ou coisas do tipo. O que vale é o relativo, o múltiplo. Irônico que as filosofias mais populares e “clássicas” são as que mais têm a ver com religião.

O papa resolveu pular fora de seu cargo. Disse pro meu pai que era porque ele queria ir pra Praia de Iracema xamegar umas gatas pelo menos uma vez antes de morrer e meu pai caiu na risada. Ele disse que o papa queria mais era passear no iate do Edir Macêdo. Piadas à parte, pelo que eu ouvi nas notícias, ele não se achava um bom papa e, de fato, Bento XVI fez umas burradas feias aqui e ali. Claro que, se eu achasse que outra pessoa exerceria uma função melhor que eu, eu  daria o braço à torcer e deixaria que o indíviduo ficasse em meu lugar. Assim, me livro de uma responsabilidade e faço a melhor escolha para a comunidade. Meu pai acredita que o próximo papa será estadunidense, francês ou brasileiro. Será?

Pokémon Mystery Dungeon me entretém por horas. É um excelente joguinho, simples, porém cativante. Hoje terminei a floresta e resgatei um metapod. Não sem antes perder uma reviver seed enquanto eu enfrentava a equipe Meanies.

Mas é um joguinho bastante triste ainda assim, não tanto quanto Mother 3, mas, ainda assim…

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

