Analecto

2 de março de 2013

Ética.

Finalmente tive aula! Hoje, tive aula de ética nível três e posso dizer que começou muito bem. Por quê? Porque o professor confirmou que meu posicionamento perante a crise que história da filosofia nível cinco me faz passar estava mais que correta. Também tivemos de falar um pouco de nós mesmos, da nossa definição de filosofia, da nossa definição de ética e porque quisemos entrar na universidade para cursar filosofia em primeiro lugar.

Muitos, nervosos, falavam pouco e falavam mal. Muitos confessaram estar ali porque não passaram para os cursos que realmente queriam fazer, como Direito. Eu disse que era por uma paixão que tenho desde os treze anos por esta disciplina que parece falar de tudo. Dei minha definição de filosofia, como escrita neste diário, e defini ética como o estudo do bem, do mal, do útil, do inútil, do certo, do errado e de todos esses maniqueísmos morais (implicando também o estudo do modo certo de agir). Todos olharam pra mim, impressionados com a minha forma de falar. Ainda assim, acho que fui mal interpretado quando eu disse que minha paixão por filosofia começou quando vi que ela parecia falar de tudo passível de estudo, sanando assim minha indecisão profissional.

Durante uma oscilação de energia, o ar condicionado pegou fogo. Foi radical. Demorou quinze segundos pra que alguém percebesse que aquilo era perigoso e desligar o negócio. Não é a primeira vez que isso acontece. Pelo menos, já estou no sétimo semestre e meu tempo de estada no curso está findando. Com sorte, terminarei antes que o edifício desabe.

Ontem tirei satisfação do ocorrido com minha inclusão. Procurei pela senhorita Dona Mocinha para incluir psicologia da aprendizagem ou, talvez, transferir antropologia filosófica para o Centro. “Ei, talvez eu possa fazer os dois! Ia ser muito massa”, pensei. Nada; disseram que o erro foi meu e que eu iria me lascar mesmo. Pra completar, assaltaram o entregador de pizza aqui, na frente de casa, colocaram uma arma na cabeça do indivíduo e tomaram a moto dele. Pelo menos a pizza ficou intacta.

Estou me recuperando de uma crise alérgica que começou ontem. Hoje tive que limpar o computador por dentro, então vocês podem imaginar como meu nariz ficou depois da ofensiva.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

