Pedra, Papel e Tesoura.

15 de julho de 2013

Como fazer Audio Overload funcionar no Ubuntu.

Dormi mal pra caramba. Passei a noite e parte da madrugada tentando fazer um arquivo .ipa funcionar aqui. Sim, é possível fazer um arquivo .ipa funcionar tanto em Windows quanto em Linux. Enquanto eu procurava uma resposta, vi um cara na Internet dizer que é impossível rodar aplicativos do ipad ou iphone no PC, mas não, é possível, muito possível.
Para Windows é fácil: adquira Itunes pra Windows, abra o menu arquivo e clique adicionar arquivo à biblioteca ou algo assim. Em Linux tem dois jeitos: Iemu (emulador de IOS disponível apenas como código fonte) e virtualização de uma máquina Windows. “E o Wine?”, alguém pode perguntar. Tentei rodar Itunes pra Windows sob duas interfaces do Wine, a normal e o Crossover. Ambas não resolvem e achei impressionante o Crossover não ser capaz de resolver, já que todo o mundo fala tão bem do Crossover isso, Crossover aquilo.
“E o que tinha na .ipa?”, alguém pode se perguntar. Achei que tivesse Pee Holding Dog, mas um usuário de IOS me disse que não tinha, então desisti.

Mas hoje tive forças para vencer a preguiça e buscar uma solução para um problema velho: como fazer o Audio Overload funcionar em Ubuntu. E consegui. Neste instante estou curtindo um arquivo .sndh. Pra quem não lembra, o Audio Overload foi meu companheiro para todas as horas nos tempos de Windows, permitindo que ouvisse música de jogo em altíssima fidelidade. Suporta mais de trinta formatos de música emulada, só é uma pena que não suporte .sid. Aí eu poderia deixar o Audacious de lado. Mas como fazer funcionar em Ubuntu? Se você tentar executar o binário ao para iniciar o Audio Overload, você notará que não há qualquer saída de som. Executando o binário através da linha de comando lhe diz por que: o programa não consegue encontrar o diretório /dev/dsp. Isso porque o Audio Overload foi feito tendo o driver OSS em mente. Distribuições Linux recentes usam outros drivers e, por isso, o diretório /dev/dsp está quase completamente extinto das máquinas que rodam sistemas Linux. A saída para os que querem usar o programa em Ubuntu é muito simples.

  1. Baixe o programa para a pasta Downloads na Pasta Pessoal.
  2. Extraia o conteúdo na pasta ~/Downloads.
  3. Ctrl+Alt+T, imediatamente.
  4. cd Downloads/AudioOverloadLinux

  5. padsp ./ao

  6. Resolvido. O Audio Overload estará completamente funcional. O que falta agora? Música. Recomendo Turrican 2. Abra-a com o Audio Overload e pronto.

Os passos 3, 4 e 5 precisam ser repetidos sempre que você quiser iniciar o programa, mas o processo sempre pode ser automatizado com um simples script. Abra o Editor de Texto e digite o seguinte:

[Desktop Entry]
Name=Audio Overload
Comment=Tocador de música de jogos eletrônicos.
Exec=padsp ~/Downloads/AudioOverloadLinux/ao
Icon=terminal
Terminal=true
Type=Application
Categories=Mídia

Salve o arquivo como “Audio Overload.desktop” e salve-o em ~/.local/share/applications. Não tá vendo na hora de salvar? Clique com o botão direito dentro da janela de salvar e selecione “Mostrar arquivos ocultos” ou algo assim. A pasta então deve estar visível. Se tudo der certo, poderá iniciar o Audio Overload através do Painel Inicial.

Anúncios

1 Comentário »

  1. […] padsp, o Audio Overload funciona normalmente, como já é esperado. O usuário preguiçoso ou purista […]

    Curtir

    Pingback por Pedra, Papel e Tesoura. — 5 de agosto de 2013 @ 22:53


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: