Analecto

23 de agosto de 2013

Arrumei o texto de antropologia filosófica.

Deus do Céu, que colóquio chato… A professora de psicologia da aprendizagem passou um trabalho para nós, já que não haverá aula dela na próxima semana. Temos que escolher um filme de uma lista de filmes que ela deu e discorrer a respeito. Escolhi Enjaulados.

Neste filme, uma classe de desajustados deixa o professor totalmente irado e ele resolve que vai prender todo o mundo num cativeiro longe da civilização, onde serão forçados a aprender se quiserem voltar pra casa. Legal, não?

Arrumei o texto de antropologia filosófica, que é uma parte do livro Antropologia Teológica. É muito interessante e me faz sentir meio que desajustado em relação à modernidade; o texto descreve como é o homem moderno e pouco me identifiquei com o que foi descrito, embora eu observe a realidade descrita no texto.

Por exemplo, o ser humano é um mutante, ele muda constantemente e cada vez mais rápido. Tenho vinte anos e não consigo me adaptar às novidades com a mesma velocidade em que elas vêm. O mundo muda demais e muito rápido e isso me deixa zonzinho. Mas a humanidade parece gostar desse vórtice de novidades constantes. Eu prefiro as coisas um pouco mais devagar, a não ser que seja extremamente necessário que as mudanças sejam feitas rápido. O ser humano de hoje em dia também antidogmático, o que é compreensível. Ele não quer verdades prontas que venham do passado, por exemplo. Verdade é só o que ele aprovar e achar razoável, o que já é um exagero. O fato é que a tradição é raramente fonte de qualquer verdade. O homem moderno rejeita a tradição, essencialmente. Nisso, as pessoas passam a existir como se Deus não existisse. Tudo bem, afinal Deus nos deu autonomia, supondo que Ele exista. O texto fala de uma secularização sistemática, outra característica da modernidade. Religião é algo totalmente particular, não devendo fazer parte da ciência, da política e tudo o mais. O ser humano atual também não quer mais saber dos meios, mas dos fins. É pragmático e superficial…

Ainda estou a ler o resto. Mas é muito legal.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: