Analecto

2 de outubro de 2013

Coisas monótonas e sem sentido.

Filed under: Computadores e Internet, Passatempos — Tags:, , , , — Yure @ 22:17

Google+.

Muito bem. Algumas pessoas costumam reclamar que elas recebem demasiadas atualizações de seus amigos online. Isso é escusável, visto que o envio automático de mensagens virou moda. Mas isso não pode ser evitado? Onde está o problema? O problema está em dois lugares: no lado daquele que envia a mensagem e no lado daquele que recebe a mensagem. Recentemente, um cara no Google+ declarou que estava chateado comigo e com os grandes serviços de relacionamento interpessoal na Internet porque várias mensagens lhe são enviadas todos os dias. Isso me deixou um pouco chateado também, porque imediatamente percebi que parte da culpa era minha. Até hoje, nunca coloquei algo que fosse de interesse público no Google+, só coisas monótonas e sem sentido. Era como postagem compulsiva e meio que tenho uma tendência em fazer isso. Mas pois.

Parte do problema está no emissor da mensagem. Antes de postar algo em algum site, tenha certeza de que aquilo pode interessar alguém. Não poste algo que você acha que ninguém irá ler, seja à longo prazo ou curto prazo; isso não faz sentido. Tem gente que lê meu blog, bom saber, então posso continuar digitando como de costume.

A outra parte do problema está no receptor da mensagem. Receber atualizações demais que não lhe dizem respeito ou que não lhe interessam é um problema típico de indivíduos que têm uma quantidade enorme de contatos. Limpar a lista de contatos regularmente é uma medida crucial no controle dessas mensagens. Eu sugeri isso ao meu coleguinha do Google+ e ele aceitou na boa; eu faço isso e não me sentiria mal se alguém fizesse isso a mim. A remoção de uma pessoa da lista de contatos não indica que aquela pessoa não gosta de você, pelo menos não necessariamente. Pode simplesmente ser uma medida de rotina para evitar o envio abusivo de mensagens automáticas. A pessoa ainda pode, manualmente, visitar o perfil da outra e comentar, mesmo que elas não sejam “amigas” uma da outra. Na verdade, o uso do termo “amigo” na Internet geralmente não é literal. Logo, eliminar uma “amizade” online com o clique de um botão não mata uma amizade real entre dois usuários, que podem continuar conversando entre si através de mensagens sem receber atualizações um do outro.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

