Analecto

10 de novembro de 2013

Deste lado da cerca.

Filed under: Computadores e Internet — Tags:, , , — Yure @ 22:24

Microsoft Warns Of Zero-Day Attacks Exploiting TIFF — Dark Reading.

Sabe, eu não gostei muito desta versão do Ubuntu por uma variedade de razões, mas agora as coisas estão ficando mais calmas conforme minha paciência e minha avidez por aventuras informáticas pelo reino mágico do código aberto me impelem a consertar os “danos” causados pela Canonical à uma distribuição que antes foi a melhor de todas. Ubuntu ainda é Linux e, como tal, é facilmente customizável por qualquer usuário. Além do mais, se eu ainda estivesse usando a versão anterior, eu estaria perdendo toda uma gama de atualizações importantes de segurança e privacidade, então é importante que o usuário de qualquer tipo de programa, a não ser que esteja completamente ciente do que está fazendo (tarefa difícil, porque você sempre acha-se completamente ciente até que a casa caia), sempre tenha a versão mais atual do software que está habituado a usar.
A nossa vizinha, Microsoft, recentemente lançou um curativo novo para o Windows que, até que uma solução completa seja elaborada, desabilita completamente o suporte a imagens TIFF. Isso porque imagens TIFF também são compostas de linhas de texto, o que é natural hoje em dia, que são lidas e interpretadas pelo sistema. Acontece que, à grosso modo, no meio desse texto podem estar escondidas instruções maliciosas que permitem a execução de código arbitrário. Algo parecido aconteceu antes com metafiles de três kilobytes. Mas tudo isso poderia ser evitado, porque esse ataque em especial se apropria da forma como software velho lida com arquivos TIFF. Uma pessoa mal-intencionada pode colocar instruções que fazem sentido para o sistema, embora não para um arquivo TIFF regular, em uma imagem inserida num texto do Microsoft Office Word.
Muitos não querem atualizar para o Windows 8, compreensível, além de que você não perde muito porque a Microsoft ainda dá suporte ao 7, mas é completamente retrógrado, imprático e sem dúvida inseguro que você ainda use o XP hoje (ou o 7 daqui a dez anos).
A única razão pela qual escrevo isso é para alertar os nossos vizinhos usuários de Windows, porque eu, embora esteja deste lado da cerca, aprendi que deveríamos conviver em paz apesar de nossas máquinas executarem sistemas diferentes. E porque acho triste que tenha gente que ainda usa aquela velharia que é o XP.

Anúncios

1 Comentário »

  1. […] e sugeriu uma formatação. Disse que não ia rolar, especialmente depois que ele me ofereceu Windows XP. Ele também “otimizou” minha BIOS, o que não pedi que ele fizesse, mas nada que eu […]

    Curtir

    Pingback por Linux Mint. | Pedra, Papel e Tesoura. — 26 de novembro de 2013 @ 15:21


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: