Analecto

12 de novembro de 2013

sudo startx

Filed under: Computadores e Internet — Tags:, , , — Yure @ 20:48

Getting Your Desktop Back – The Almost Definitive Guide | JournalXtra.

Obrigado, raposa, por ter me mostrado o Elinks. Hoje eu resolvi solucionar o problema de velocidade dos meus emuladores; Bsnes e Higan estavam morosamente lentos nos três perfis. Sei que a Canonical resolveu implementar um tal de Xmir como gerenciador de exibição ou algo assim e pensei que talvez uma possível ausência do X-Window estivesse na raiz do problema. Então achei que um comando inocente como startx para confirmar a ausência ou não do X seria um bom começo. Não deu certo, retornando a mensagem de que Startx precisava de privilégio máximo. Isso foi o início do fim. “Se queres privilégio máximo, te mostrarei o privilégio máximo”, pensei. Daí dei o comando sudo startx. Adivinha o que aconteceu?
Quebrei a interface gráfica. Janelas não apareciam ou renderizavam erradas, perdi o cursor, nenhum botão aparecia na tela e terminais abriam com direito máximo. Eu não tenho ideia do que raios foi que aconteceu, mas eu tinha que resolver sem recorrer à interface gráfica.
Com Ctrl+Alt+F1, entrei numa shell e comecei a pensar no que fazer. Lembrei do conselho da raposa, “usa o Elinks pelo menos uma vez”. Elinks é um navegador de Internet que funciona da linha de comando. Digitei então sudo apt-get install elinks e, depois de instalado, procurei por uma solução na Internet. Segui os passos do Journalxtra e consegui recuperar minha área de trabalho. Levou quarenta minutos, mas foi bom por vários motivos. Adquiri mais experiência, lembrei que arquivos de configuração defeituosos podem ser removidos do diretório pessoal para reiniciar um programa como novo e percebi que não dependo da interface gráfica para solucionar problemas aparentemente críticos.

3 Comentários »

  1. […] o X… Boa parte dos problemas do X relatados no livro não são experimentos por mim. O X só me pregou uma peça que foi facilmente […]

    Curtir

    Pingback por The Unix-Haters Handbook. | Pedra, Papel e Tesoura. — 27 de novembro de 2013 @ 15:49

  2. […] permitir que o Bsnes ou o Higan usem aceleração por hardware conserte meus problemas em relação à velocidade dos emuladores, coisa que eu não fazia por medo de estragar minha placa gráfica. A melhor solução é equilibrar […]

    Curtir

    Pingback por Linux Mint. | Pedra, Papel e Tesoura. — 26 de novembro de 2013 @ 15:21

  3. […] funciona, contudo. Usarei principalmente para inserir código, uma coisa que amei fazer na entrada sudo startx. Pois é, é bem simples, pretendo testar… Mas fora isso… nada de novo ocorreu por estas […]

    Curtir

    Pingback por Blogando do quarto ao lado. | Pedra, Papel e Tesoura. — 23 de novembro de 2013 @ 22:04


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

