Analecto

11 de dezembro de 2013

Vivendo e aprendendo.

Hoje foi o último dia de aula de informática básica e espero receber meu certificado em breve. Tivemos uma introdução ao Microsoft Office Access, não que isso me interessasse… então fiquei pesquisando sobre Unix e I2P. Tentei usar o I2P hoje novamente, mas fiquei desmotivado; não preciso do I2P especialmente porque já uso Tor para anonimato, sendo que o Tor atende melhor às minhas necessidades. Eu poderia voltar a usar o Tails, então… eu poderia ter os dois na suas melhores formas. Na verdade, minha vida anda tão chata que tenho sonhos em que estou configurando o computador. Ao fim da aula (e de uma pesquisa de satisfação do cliente), a sala fez uma vaquinha pra comprar três pizzas, das quais eu comi quatro pedaços.

Na pesquisa de satisfação do cliente, foi-nos perguntado que curso nós gostaríamos que fosse oferecido na escola. Eu coloquei três:

  1. Manutenção de software. Há cursos de “manutenção de computadores” disponíveis, mas computador não é só peça. Os cursos de manutenção falam da manutenção e reparo das peças do computador. Não há um curso que prepare administradores ou mesmo usuários comuns para, digamos, desfragmentar um disco, remover arquivos temporários, identificar e eliminar chaves de registro inválidas… Isso não é um grande problema para administradores, mas usuários comuns normalmente reclamam que seus computadores são lentos e não raro os mandam para os técnicos, sendo que a lentidão do computador muitas vezes é um problema resolvível em casa.
  2. Outras distribuições Linux. A escola em que estudei não sabe manter Linux. As máquinas com Ubuntu estão perigosamente desatualizadas (12.10, sendo que faria mais sentido ter mantido 12.04 LTS porque é suportada até abril do ano que vem). Além disso, Ubuntu é o único sistema ensinado. Claro que Ubuntu é o sistema gratuito mais popular que existe, mas ele está aos poucos sendo passado pra trás. Existem outros sistemas, sabe? Linux Mint, Debian, Tails… Talvez devesse haver um curso de Linux básico (com distribuições para iniciantes), intermediário (com distribuições mais complexas) e avançado (Arch, óbvio).
  3. Noções de segurança e privacidade. Porque usuários comuns são presas muitos fáceis de um variedade de golpes. Não meramente ensinar ao usuário como defender-se, mas este seria um curso que sobretudo explica como esses ataques e golpes funcionam. Um país opositor pensa duas vezes antes de invadir um país em que cada cidadão tem uma arma em casa.

Briguei com minha mãe hoje porque eu fiquei nervoso por algum motivo. Acho que é porque passei muito tempo fora de casa hoje, não gosto disso. Gosto de fazer aquilo que tenho de fazer e voltar para casa o quanto antes. Detesto o lado de fora, especialmente se eu não tiver nenhum compromisso a ser realizado. Minha mãe deve estar preocupada com minha mudança de humor. A verdade é que quanto mais tempo passo fora de casa sem uma razão relevante, mais nervoso eu fico. Me dá calor, ansiedade, falta de ar… Devo ser louco. Parte disso é culpa dela, imagino; eu sempre quis brincar do lado de fora quando eu era mais novo, mas minha mãe era muito super protetora e me mantinha em casa, com todas as distrações que um menino caseiro poderia precisar para virar um antissocial urbano. O lado de fora agora me entedia.

Muito embora eu tenha saído hoje por outras razões. Nosso Wii deu defeito. Bom, na verdade, não foi o Wii, mas o adaptador. Ontem joguei Mario Strikers e até habilitei Bowser Jr., mas hoje o treco não queria ligar. O adaptador estava com um cheiro horrível de queimado então levei para os técnicos. Os técnicos então me alertaram que o adaptador não deveria ser ligado diretamente na tomada porque você nunca sabe quando sua tomada é 220V ou 110V até alguma coisa dar errado. De acordo com o manual (eu sempre leio manuais), o adaptador deve ser plugado numa tomada de 120V. Achei um módulo isolador aqui em casa que cumpre a tarefa de transformar corrente 220V em 115V. Os técnicos também me recomendaram que, na dúvida, eu deveria usar um módulo isolador. Vivendo e aprendendo.

Passei os últimos dias sem Internet, então re-li um livro que eu não tocava há muito tempo. Fora isso, fiquei jogando Nimin, um jogo de índole no mínimo duvidosa. Meio que me fez gostar de tetas de vaca… O tempo livre extra me permitiu trabalhar no meu manual. Então, tudo vale a pena quando a alma não é pequena. Mas ainda estou indeciso quanto ao que fazer pra minha monografia. Recentemente pensei em escrever sobre a evolução do conceito filosófico de arte, mas isso ainda é motivo de debate.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

