Pedra, Papel e Tesoura

15 de janeiro de 2014

My Computer Adventures: Wrong keys auto-typed by KeePass/KeePassX in Ubuntu

Filed under: Computadores e Internet — Tags:, , , — Yure @ 21:15

My Computer Adventures: Wrong keys auto-typed by KeePass/KeePassX in Ubuntu.

De acordo com este artigo muito fofo, o problema enfrentado por usuários brasileiros de Keepassx (senhas digitadas incorretamente ao usar a opção “tipo automático”) é um problema da interface Unity, do Ubuntu. Só que não. O problema também ocorre no Linux Mint, que não usa Unity. Então onde está o problema? Se você olhar pra solução, o comando setxkbmap, você percebe, imediatamente, que o problema reside no X.

Quando você digita uma senha no Keepassx, ele recebe informações sobre o que você está digitando a partir do driver, óbvio, sendo que o driver do teclado está propriamente configurado como brasileiro. Mas na hora da tipagem, o Keepassx não dispõe de um teclado físico, então ele usa o mapa de caracteres do X, que, por padrão, é norte-americano. É como você tentar colocar um acento agudo num “teclado mal configurado”, fazendo aparecer, digamos, ponto e vírgula, porque o driver está configurado como EN. Mesmo que você tenha criado sua senha automaticamente usando o gerador de senhas do próprio programa, o problema persistirá, porque o Keepassx usa as configurações do sistema hospedeiro, enquanto que o X usa suas próprias configurações. Se você mudar o idioma do Keepassx, ele irá mudar também o teclado do X para o idioma que você escolheu, resolvendo o problema desde que o programa tenha sido traduzido para aquele idioma, mas ele não tem português brasileiro (o português de Portugal não serve). Então o jeito é configurar o teclado do X por outros meios.

A solução é digitar num terminal o comando setxkbmap br. Isso eliminará o problema. Mas ele voltará na próxima vez em que você iniciar sua seção; por alguma razão obscura, a configuração do teclado do X é “resetada” a cada início de seção. Então como é que você resolve o problema permanentemente? Não sei, mas tem um jeito de você fazer seu computador executar o comando automaticamente à cada início de seção, o que é o mais próximo que consigo chegar de uma solução.

O Ubuntu tem um programa chamado Aplicativos de Sessão. Inicie-o e adicione uma nova ação.

Nome: Configuração do Teclado do X

Comando: setxkbmap br

Descrição: Configura o teclado do X de acordo com o modelo brasileiro.

No Linux Mint, isso também é válido. Da mesma forma, o comando pode ser adaptado para outros tipos de teclado (setxkbmap gr para alemão, por exemplo), com o tanto que você disponha do código do seu teclado, que normalmente é a abreviação inglesa do nome do país. Caso mais de um usuário use o Keepassx, o método deve ser repetido também nas contas dos outros usuários. A não ser, claro, que você adicione uma entrada em init.d, o que faria o comando ser executado para todos os usuários à cada arranque. Acho que o comando pra isso seria sudo /etc/init.d/setxkbmap br start. Como eu disse, eu acho que é.

3 Comentários »

  1. […] As caixas de som estão ligadas, mas não sai som delas (Linux Mint Debian Edition, 64-bit, Cinnamon Edition). Se eu instalar o Controle de Som do Pulseaudio (pavucontrol), vejo que o som está sendo direcionado para os fones de ouvido. Mudar a configuração para saída de linha resolve o problema, mas isso deve ser feito à cada sessão, o que é muito chato. Como não disponho de meios para resolver o problema, preciso usar um meio temporário: um comando que deve ser usado automaticamente a cada início de sessão, que pode ser configurado pelo Aplicativos de Sessão. […]

    Curtir

    Pingback por Agora, sim: consertei o problema do som. | Pedra, Papel e Tesoura. — 24 de maio de 2015 @ 17:14

  2. Que ótima solução. Eu mudava o padrão do teclado para funcionar.
    Aliás o blog é muito bom. Parabéns e obrigado.

    Curtir

    Comentário por Amaiv Simau — 24 de julho de 2014 @ 15:10


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: