Analecto

16 de agosto de 2014

Plano de aula.

Primeiro ato: antecedentes.

Antes de iniciar qualquer coisa, é necessário explicar aos alunos o que é filosofia. Para isso, usarei a história dos antecedentes da filosofia, isto é, o mito e a religião, notavelmente o orfismo. O livro didático deve ter algo sobre isso.

Segundo ato: Tales.

Em certo segundo, usarei o Tales de Mileto: ele provavelmente foi o primeiro filósofo da tradição ocidental. Comparar seu modo de pensar com o modo de pensar mítico antigo pode dar uma luz acerca do que a filosofia propõe de diferente.

Terceiro ato: definições.

Não há apenas uma definição de filosofia na tradição ocidental, então devo apresentar as definições mais influentes, embora apenas por alto, antes de prosseguir com o curso. A Antologia de Nicola e os Textos de Marcondes provêem definições bem convenientes.

Quarto ato: filosofia.

Para terminar, identificar uma definição de filosofia com a qual trabalhemos durante todo o curso, tentando conciliar as definições dadas ao longo da tradição. Depois de encontrada essa definição, poderemos continuar com o curso e iniciar o conteúdo propriamente dito.

Anexos.

Recursos e avaliação.

Livros, aula expositiva, discussão e atividade. A atividade deve ser simples e coincidir com o tempo disponível para a correção. Os alunos devem, após analisarem e anotarem as definições dadas pela tradição, definirem filosofia com suas próprias palavras usando, no máximo, duas frases.

Bibliografia.

Nicola, Ubaldo. Antologia ilustrada de filosofia: das origens à idade moderna / Ubaldo Nicola; [Maria Margherita de Luca] – São Paulo: Globo, 2005.

Marcondes, Danilo. Textos básicos de filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein / Danilo Marcondes. – 2 ed. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: