Analecto

16 de agosto de 2014

Segundo trabalho de metodologia e prática do ensino.

O professor de filosofia do ensino médio precisa ter um leque de habilidades antes que possa ser qualificado para a tarefa de lecionar. Entre essas habilidades estão a capacidade de lidar com textos filosóficos de forma satisfatória, ser capaz de associar o pensamento de um filósofo ao seu período histórico, poder trazer para a filosofia textos de outras áreas, manusear corretamente categorias filosóficas, associar filosofia e outras áreas, dominar satisfatoriamente conhecimentos econômicos, políticos e sociais e ser capaz de elaborar reflexões sobre a atualidade.

O primeiro ano do ensino médio deve se focar na filosofia pré-socrática, socrática, helenística e medieval, mas com ênfase mais forte no período socrático (Platão e Aristóteles). Já no segundo ano, o professor deveria focar mais na teoria do conhecimento e nas correntes filosóficas modernas, como a dedução cartesiana e o método indutivo moderno. Também há espaço para discussões de ordem moral, mas mais voltadas à crítica da ciência e de seus métodos e resultados. No último ano do ensino médio, as questões postas são sociais, mais voltadas à relação com o outro.

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