Analecto

21 de agosto de 2014

Cronograma e resumo da apresentação.

Este é o cronograma da apresentação sobre os três primeiros livros da Metafísica de Aristóteles. As principais ideias foram organizadas segundo temas, ao invés de linearmente, por razões de praticidade.

Doxografia.

Aristóteles, antes de iniciar a reflexão original contida na Metafísica, se põe a analisar o pensamento dos filósofos anteriores, que reflectiram sobre o início (os fisiólogos), até Platão. Ele aponta os limites do pensamento desses filósofos e se pergunta por que a origem do movimento não estava clara no pensamento deles.

As quatro causas.

Aristóteles adapta o viés fisiológico de explicação do mundo e aproveita seu método de explicação, mas não com o intuito de encontrar um início das coisas. Em vez disso, o modo fisiológico de pensar foi significado em sua filosofia como a busca da causa material. A busca platônica pela essência também é adotada por Aristóteles, como um meio de se chegar a causa formal. Mas, para resolver o problema do movimento, Aristóteles propõe que também se procure por outras duas causas: a eficiente (aquilo que faz algo sair da potencialidade para a condição de ato) e a final (para quê algo tende).

A filosofia primeira.

Para encerrar, Aristóteles se pergunta por uma ciência que possa estudar essas quatro causas, que são comuns às substâncias. Deve ser uma ciência já existente? Se não, deve-se criar uma ciência nova? Se sim, precisa ser uma ou podem ser muitas ciências? Aristóteles conclui que deve ser apenas uma e que deve comprometer-se com as causas apenas e com aquilo que se deriva dessa reflexão. Essa ciência ele chama de filosofia primeira.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: