Analecto

23 de abril de 2015

Comida, comida.

Filed under: Passatempos, Saúde e bem-estar — Tags:, , , — Yure @ 17:05

Altas esperanças e escolhas diferentes. | Pedra, Papel e Tesoura..

Atendendo aos pedidos do meu atual ficante, resolvi falar dos meus hábitos alimentares. É um tema bem superficial, eu sei, mas, já que eu falo de tantas coisas profundas aqui, algo assim até que seria bom para variar. Afinal, eu também sou um ser humano.

Comecemos do início. Talvez a melhor coisa que já coloquei na boca foi o leite materno. Não lembro do gosto, admito, mas não existe alimento melhor pra um bebê. Sendo a primeira coisa com que ocupei meu recém-adquirido sistema digestório, acho que merece menção. A segunda coisa é a água, o líquido que consumo com mais frequência, por uma variedade de razões. Depois temos os sucos. Pode parecer estranho, mas eu prefiro sucos naturais em relação aos artificiais. Sucos artificiais não têm um gosto tão bom, pelo menos para mim. São como água com açúcar. Além do mais, os sucos têm consistências que refletem a fruta da qual vêm, o que torna a experiência mais saborosa. Gosto da maioria dos sucos, salvo o de uva, que me deixa com dor de cabeça. Apesar disso, como uvas puras sem maiores problemas. Depois dos sucos, vêm os refrigerantes, os quais não tomo com frequência porque sou pobre. Caso esteja se perguntando, meu favorito é justamente Pepsi. Coca-Cola, contudo, não gosto tanto, talvez porque é tão comum que enjoei do gosto. A marca local São Geraldo também é digna de ser notada. Quando eu era criança, meu pai me levou a outro estado, onde tinha uma marca local chamada Guaraná Jesus. Nada é tão bom como você se lembra. Embora eu amasse tomar aquele líquido na infância, eu o detesto agora. Meu irmão diz que tem gosto de flatulência, o que levanta muitas perguntas. Acho que o nome vem da interjeição que se diz quando algo muito ruim acontece, você logo invoca Jesus. O cara que fez deve ter experimentado, feito uma careta e gritado: “Jesus!”. Depois dos refrigerantes têm as vitaminas, que são feitas misturando frutas e leite. Eu não gosto muito dessas… Mas, se isso faz algum sentido, amo café.

Depois de falar o bastante de líquidos, tem as comidas. Do grupo um, gosto de pão, macarrão, pizza, mandioca, batatas… Das pizzas, eu gosto dos três sabores tradicionais (muzzarela, calabresa, mista), carne de sol, entre outras. Porém, não gosto da presença de ovos na pizza, ou peixe, nem nada de doce, como chocolate. Pizza deve ser salgada. Tem abominações maiores do que a injustiça e pizza de brigadeiro? Do grupo dois, gosto de alface. Outra coisa além do alface poderia ser cenoura e cheiro-verde, mas isso depende do prato. Elas devem ser usadas como tempero, normalmente sobre o feijão. Do grupo três, gosto de laranja, tangerina, maçã, abacaxi, banana, acerola (com açúcar), morango (também com açúcar), caju cristalizado e uvas brancas. Do grupo quatro, leite achocolatado e também queijo, óbvio, já que gosto de pizza. É importante ressaltar que não uso manteiga aqui em casa, mas margarina. A nossa família prefere ela por gosto e preço, além de que a margarina pode até ser mais saudável, a não ser, é claro, que você abuse dela, por causa da tendência trágica da margarina de gerar colesterol ruim devido à gordura trans. O que estou dizendo é que uma quantidade X de margarina é mais saudável que a mesma quantidade de manteiga, por causa da gordura saturada, de origem animal, da manteiga. Do grupo cinco, carne bovina, peixe e frango me deixam muito feliz. Porém, carne suína e caprina me dão náusea (não literalmente). Eu tenho meus problemas com frango, contudo. O frango precisa vir de fonte confiável, algo que minha mãe normalmente não observa. O mesmo é válido para o peixe, já que é fácil que alguém adoece por causa de peixe. Eu acho carne bovina muito segura, apesar de contribuir para uma morte mais rápida… num estilo de vida sedentário, óbvio. As grandes porções de gordura da carne são removidas antes do consumo; ninguém aqui em casa gosta da gordura da carne vermelha. Pessoalmente, eu nem consigo mastigá-la. Do grupo seis, feijão. Feijão é muito bom, mas feijão de verdade, não seu simulacro enlatado. Onzeno partilha do meu gosto por feijão, exceto que ele gosta tanto que o come até gelado. Do último grupo, chocolate.

Espero que isso seja o bastante, Huguinho.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

