Analecto

9 de agosto de 2015

Lendo a Bíblia.

Filed under: Livros, Saúde e bem-estar — Tags:, , , — Yure @ 14:41

7 Agora, ao contrário, vocês devem perdoar-lhe e consolá-lo, para que ele não seja dominado por excessiva tristeza.

via 2 Coríntios – Capítulo 2 – Biblia online Nova Versão Internacional.

Como vocês já devem ter percebido, tenho lido a Bíblia esses dias. É que a Bíblia é um compêndio que eu sempre me comprometo a ler completamente e acabo nunca conseguindo, porque o Antigo Testamento é muito monótono para mim. Não me agradam tanto as histórias dos povos judaicos quanto as orientações morais contidas nos Evangelhos ou nas epístolas. Por causa disso, eu sempre acabava desistindo antes mesmo de chegar aos Provérbios, que seria uma coisa que talvez eu gostasse de ler.

Então dividi a Bíblia em dez partes, lendo um capítulo de cada por dia. Assim, terminarei a Bíblia em um terço de um ano, quatro meses mais ou menos. Até agora, tenho gostado de estudar a Bíblia e formar a minha concepção de religião. Eu tenho razões para acreditar em Deus, mas tenho ainda mais razões para rejeitar todas as igrejas da atualidade. Então estudar a Bíblia por conta própria acaba sendo o único meio de seguir o caminho que escolhi (eu “demiti” aquele casal de testemunhas de Jeová que vinham me dar estudo bíblico porque eles sempre ministram o mesmo livro, que eu já terminei antes). Além do mais, a religião cristã é a religião do amor, que é o sentimento mais construtivo que existe, porque nos leva a procurar nossa felicidade na felicidade do outro. Isso muito me interessa, porque sempre fui um cara muito bonzinho. Então, se eu puder ser salvo sem ter de mudar muito meu comportamento, a religião cristã parece um bom lugar para onde ir. O que me preocupa são as igrejas, que, segundo minha leitura da Bíblia até agora (este é trigésimo-quarto dia de estudo), não são completamente coerentes com as escrituras, principalmente no que diz respeito ao próprio amor.

Outra razão para ler a Bíblia é o meu estudo filosófico que estou fazendo desde o ano passado, quando comecei a ler a Metafísica. É um estudo autoimposto de história da filosofia, orientado por obras filosóficas e, até o momento, aprendi mais sozinho do que em seis anos na universidade. Depois de ler os pré-socráticos, os socráticos e os helenísticos, estou lendo obras do período medieval, profundamente marcado pela religião católica. Então, ter algum conhecimento das escrituras pode me ajudar a melhor entender as obras patrísticas e escolásticas. No momento, estou encarando as seiscentas páginas da Suma Contra os Gentios, de São Tomás de Aquino, depois de ter lido o curto Proslogion e as longas Confissões. E acho que meu aproveitamento dessas obras seria maior se eu tivesse lido a Bíblia antes.

Não faz mal lê-la. Todos os livros têm alguma sabedoria, mesmo os livros ruins que nos dizem como não escrever. A Bíblia não é um livro ruim, então eu, na verdade, recomendo sua leitura. Mesmo para os ateus, que querem conhecer mais sobre as religiões do livro, porque eles poderiam pescar alguma coisa que lhes poderia ser útil, apesar de não terem credo (fora que, diga-se de passagem, você não pode argumentar religião com um cristão, por exemplo, sem usar a Bíblia).

Anúncios

1 Comentário »

  1. […] a Bíblia, mesmo que eu não fosse aceitar tudo como regra de salvação. Dividi a Bíblia em dez partes e me propus a ler um capítulo de cada parte por dia, para conciliar velocidade de leitura com […]

    Curtir

    Pingback por Paulo. | Pedra, Papel e Tesoura. — 6 de março de 2016 @ 18:27


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: