Analecto

28 de setembro de 2015

Gordura é sexy.

Filed under: Saúde e bem-estar — Tags:, , — Yure @ 16:51

Estar abaixo do peso pode ser tão prejudicial quanto estar acima.

Fonte: Tudo sobre vegetarianismo: Dieta vegetariana para engordar

Esses dias eu vi um documentário bem forte chamado A Carne é Fraca e, na semana seguinte, uma menina deu uma aula usando o filme como base. E comecei a pensar na possibilidade de me tornar vegetariano. Embora seja natural comer carne e o ser humano realmente o faz há milênios, o consumo de carne hoje em dia está tão alto que doenças que não ocorriam com tanta frequência tornaram-se inimigas públicas, entre elas o câncer. De acordo com o documentário, não há indício de câncer em animais herbívoros, o que pode significar que o aumento da frequência de casos de câncer pode ter ligação com o consumo exagerado de carne.

Alguém me explicou que o câncer, como corrupção das células, ocorre quando certas células ficam fragilizadas e tornam-se facilmente corruptíveis. Como alguns fragmentos de carne ficam no corpo por muito tempo, como corpos estranhos, as células ao redor desses fragmentos podem ter suas funções prejudicadas, imagino. Além do mais, tem o lance dos métodos de conservação da carne, dos hormônios usados, dos antibióticos usados e dos maus tratos dados aos animais. Fora que arroz com feijão tem proteína, então é mítica a afirmação de que precisamos de carne para obter proteína (embora a proteína animal seja superior, mesmo que os danos causados pela carne nem sempre compensem).

Eu imagino que o dano causado pela carne poderia ser mitigado se as pessoas comessem um pouco de cada coisa, o que comecei a fazer, de forma que obtivéssemos as proteínas sem que os efeitos negativos se manifestassem (pois o câncer também não aparece em pessoas que ingerem uma quantidade decente de antioxidantes). O problema é que as pessoas começaram a comer muito de uma coisa só.

Inobstante, eu resolvi comer menos carne e mais coisas de origem vegetal e, quando eu estiver ganhando meu próprio dinheiro (o que deve começar a ocorrer no ano que vem, já que, de acordo com meus cálculos, o próximo semestre da faculdade será o último), deixarei de comer carne completamente.

Porém, como vocês sabem, gordura é sexy e eu queria muito ganhar peso por razões estéticas. Aí me perguntei se é possível engordar sendo vegetariano. Descobri que é possível, claro, e logo me lembrei que gordura vegetal existe. Mas aprendi uma coisa nova: ingestão de gordura não é o único fator de ganho de peso. Eu lembrei de algumas aulas que tive no ensino fundamental, sobre pirâmide alimentar e coisas que tais, mas ninguém me havia ensinado que carboidratos serviam a esse propósito de engordar. Além do mais, talvez engordar sem carne seja mais saudável…

Anúncios

4 Comentários »

  1. Now I know why the Words Of Wisdom (A sort of a healthcode from God in Mormon Religion) said to eat meat sparingly.

    Curtir

    Comentário por pouar — 29 de setembro de 2015 @ 22:55

    • Are you mormon, Pouar? I know you are Christian, but you never went in detail.

      Curtir

      Comentário por Yure — 1 de outubro de 2015 @ 13:57

      • My beliefs are based a lot on Mormanism as they made the most sense and actually have contact with the holy ghost.

        Curtir

        Comentário por pouar — 3 de outubro de 2015 @ 20:41

        • I have my doubts. I was getting really close to becoming Jehovah witness when I noticed that they thought that masturbation was sinful. Then I took some books to see how they got to that conclusion and found out that it wasn’t tightly based on the Bible and supported itself on exhaggerations. So I decided I’m better on my own, reading the Bible by myself and practicing what I learn.

          Curtir

          Comentário por Yure — 3 de outubro de 2015 @ 21:37


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: