Analecto

9 de julho de 2016

Igreja não é fundamental.

Filed under: Saúde e bem-estar — Tags:, — Yure @ 11:50

Eu tenho um amigo que é um adolescente autista. Inclusive, foi ele quem me levou a abandonar minha leitura bíblica que eu estava fazendo na época, para recomeçá-la fazendo um fichamento. Ele me conta que tem tentado participar dos cultos que sua família participa. Pelo que ele me contou, ele participa de cultos neopentecostais. Dá pra ver por que isso é um tormento pro coitado do menino.

Ele detesta barulho e detesta caos. Mas cultos neopetencostais frequentemente se afiguram como ambas as coisas pra ele. As pessoas gritam, choram, caem moles no chão, é o fogo caindo do céu. Essas coisas o perturbam grandemente. Além disso, ele atende às aulas dadas pelos mestres da igreja à qual ele atende e, como é de se esperar, esses mestres não ensinam outra coisa senão a paranoia, o medo e o sentimento de dependência ao ensinamento vazio que cataliza os dízimos.

“Você não é cristão de verdade se não dançar e cantar durante a adoração.” Como eu disse, ele é autista. Não é fácil pra ele fazer essas coisas. Além do mais, a dança e o canto não são nenhuma garantia de salvação (Mateus 19: 16-19 / Lucas 18: 18-20). Eu aconselhei pra ele o seguinte: igreja não é tudo igual, procure alguma que você gosta e, se nenhuma aparecer, não vá de jeito nenhum. Eu sou da opinião de que igreja não é fundamental e que você parece ter mais chances de se salvar esquecendo que esses ensinos particulares existem. Mas sou só mais uma voz nesta mixórdia de credos.

O fato é que esses cultos estão fazendo mal a ele, quando ele tem intenções sinceras de ser cristão. Isso nos leva a pensar: se Deus é pra todos, porque ele, que não escolheu ser autista, tem dificuldade em se aproximar dele? Algo está errado aí. Mas eu preferi não entrar em detalhes pra não confundir a cabeça dele. Só dei esse conselho e disse que ele não precisa aceitar tudo o que o ensinam como correto. Que ele tivesse bom senso. E isso ele parece ter mais que os pais e irmãs dele.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

