Analecto

19 de dezembro de 2016

Lendo mais rápido.

Filed under: Livros — Tags:, , , , — Yure @ 13:56

Durante o embaraço que foi ler o Emílio, descobri um jeito melhor de ler textos filosóficos sem me exaurir e ainda por cima terminá-los mais rápido: ler quatro páginas por hora. Como eu vou lendo e fazendo anotações, não simplesmente lendo por ler, ler dez páginas de uma vez pode consumir até duas horas do meu tempo e eu acabo a leitura sem saco pra ler mais nada. Mas desta forma, lendo apenas quatro páginas a cada hora, o tempo consumido por leitura é menor e eu posso repor minhas forças fazendo qualquer outra coisa. Assim, uma hora depois, eu leio novamente, mais quatro páginas. Com isso, estou lendo ao dobro da velocidade e fazendo anotações mais profundas porque não fico num desespero pra acabar logo o texto.

Foi bom eu ter pensado nisso durante a leitura do Emílio, que eu posso dizer com certeza ter sido o pior livro que já li. Não gostei nem um pouco. Os escritos políticos de Rousseau são bem melhores. Mas ele é um saco sempre que fala de educação.

Falando em educação, tomara que o estado de disciplina seja restituído à filosofia no ensino médio. Com os “conteúdos e práticas” garantidos, ela provavelmente será componente curricular das aulas de história, mas isso ainda ficará a cargo da definição da nova base curricular comum, que ainda não saiu. Enquanto ela não sai, a atual continua onde está, parece. Tudo está tão confuso que nem sei mais o que pensar sobre isso.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

