Analecto

2 de março de 2017

Eu soube no dia em que vi o vídeo na busca.

Filed under: Computadores e Internet, Notícias e política — Tags:, , — Yure @ 09:54

Graças ao envolvimento do nome do governo federal, boa parte das discussões do caso, inclusive aqui nos comentários do Adrenaline, foi direcionada para o uso de verba pública para publicidade, com o real problema disso tudo sendo deixado de lado: youtubers recebendo dinheiro para lançarem opiniões disfarçadas para seu público, que na maioria das vezes é composto por crianças e adolescentes.

Fonte: Entenda a polêmica dos youtubers que fizeram publicidade disfarçada.

Nada contra a Internet porque sou usuário dela. É 2017, pessoal. Tudo é propaganda. Estas são notícias de ontem, mas eu já tinha essa suspeita desde que o vídeo fora publicado. Minha irmã assiste o canal deles com toda a avidez, mas ela tem trinta anos, saberia que se trata de propaganda. Mas, como a maioria das pessoas que vê vídeos informativos no Youtube não se importa em clicar no “mostrar mais” da descrição do vídeo (afinal, muitos só põem endereços lá) e como o Youtube não expõe mais as palavras-chave do vídeo nas páginas, ficou a sensação de ser uma opinião legítima. Se bem que clicar no “mostrar mais” não diz muita coisa, porque o aviso de publicidade é uma palavrinha discreta lá na última linha, “#publi”, que não diz muita coisa. Não é como se estivesse escrito “este vídeo é publicidade” ou “#publicidade”.

Sabendo que ninguém lê a descrição (o que, como visto acima, poderia não dar em nada mesmo) e que a propaganda teria melhor efeito se fosse feita como uma opinião real, colocar o aviso de propaganda na descrição e não mencionar o assunto no próprio vídeo seria a saída perfeita pra responsabilizar quem assiste. É natural que canais que obtém patrocínio sejam usados pra publicidade. Eles estão ganhando a vida como formadores de opinião, sabe? No final das contas, é o trabalho deles. Se bem que a forma de execução da propaganda sobre uma audiência de comportamento previsível foi uma traição.

Só estou requentando o café pra lembrar que Temer vem gastando dinheiro público em propaganda do seu governo. Então duvide sempre que alguém falar bem do que quer que ele tenha feito.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: