Analecto

18 de outubro de 2018

Evangélicos e Bolsonaro.

Filed under: Livros, Notícias e política, Saúde e bem-estar — Tags:, — Yure @ 12:15

Com a conexão entre Bolsonaro e a ditadura militar, fico um pouco surpreso que os evangélicos queiram votar nele, quando há razões bíblicas para não fazer isso. A maioria dessas razões gravitam o princípio de amor ao próximo, que aparece pela primeira vez em Levítico e é desenvolvido ao longo do Novo Testamento a partir de Mateus. Quem assistiu o programa eleitoral do Haddad viu que há gravações do Bolsonaro exaltando Ustra e censurando a ditadura militar por não ter matado “uns trinta mil” dentre os quais alguns seriam inocentes.

Antes de ir adiante, Haddad quer mesmo legalizar a maconha e o aborto. No entanto, nenhuma das duas coisas pode ser feita sem a vontade de quem faz. Você não precisa abortar nem usar maconha. Além do mais, apesar de o aborto poder se tornar uma possibilidade legal, eu ficaria muito feliz se você não abortasse. Afinal, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a mãe que não tem condições de criar o filho pode dá-lo à adoção sem maiores problemas. Ela não precisa ficar com o filho, então, em teoria, o aborto seria desnecessário: se você não tem condições de criar seu filho, outro fará isso. Assim, você só abortaria, por exemplo, se você quisesse. A evangélica não precisa abortar. O evangélico não precisa fumar nada também. Deixe que os outros façam e se entendam com Deus depois.

Suponhamos que Bolsonaro resolva governar nos moldes da ditadura militar (lembrando que há a possibilidade de um golpe militar acontecer sob seu governo caso ele mude de ideia quanto a isso), essa seria uma situação biblicamente aceitável? A volta da tortura? Remoção de direitos? Censura? Sobretudo, ódio?

É compreensível que, diante de tanta insegurança, nos voltemos ao ódio e defendamos medidas drásticas, mas a ira humana não opera justiça divina (Tiago 1:20). Quem odeia está em trevas (1 João 2:11) e não conhece a Deus, porque Deus é amor (1 João 4:8). E se o ódio for aos homossexuais? Também não se justifica: não há uma pessoa que não peque e é por isso que podemos receber perdão. Por exemplo: Raabe era prostituta, mas, por colaborar com os espiões de Josué, foi justificada (Tiago 2:24-25). Quando uma determinada mulher foi apanhada em adultério e levada a Jesus, o mesmo disse que lhe atirasse a primeira pedra quem estava sem pecado. Ora, não há ninguém que não peque, então não cabe a nós punirmos os outros pelos pecados deles (João 8:1-11). Ora, para quê você quer armas? Por que a revogação do Estatuto do Desarmamento te atrai? Você quer fazer justiçacom as próprias mãos? Não ouviste dizer que a vingança a Deus pertence (Romanos 12:19)? Se você odeia o assassinato, não se faça assassino.

O mandamento no qual toda a lei se resume é “amarás ao próximo como a ti mesmo” ou, colocado de outro modo, “faça ao próximo o que gostaria que lhe fosse feito” (Mateus 7:12). Quem não ama a seu irmão (e Deus é pai de nós todos) não anda com Deus (1 João 3:10-11). Assim, o homossexual que não odeia tem mais chances de ser salvo do que o mentiroso, embriagado ou assassino que o acusa, porquanto este peca três vezes: uma vez por ser mentiroso, assassino ou beberrão, outra vez por praticar o ódio contra outra pessoa e ainda outra vez por, sendo pecador, fazer-se juiz de outro pecador. Se Deus olhasse somente para nossos erros, ninguém se salvaria. Mas isso seria injusto. Ora, nosso Deus é Deus de justiça. O homossexual que tem muitas boas obras tem mais chances de ser salvo do que o assassino que o acusa e depois vai pra igreja, porquanto é mais digno de perdão. Nem preciso tocar no assunto do racismo.

Você acha que pode se salvar somente indo pra igreja e ouvindo as palavras? Isso é autoengano: a fé sozinha não salva, porquanto nem Abraão foi salvo somente pela fé que ele tinha (Tiago 1:22). Se Abraão tivesse ouvido e crido, mas não feito, não teria sido rejeitado? Aliás, que tipo de fé não dá frutos (Tiago 2:14)? Se a fé bastasse pra salvar, o diabo seria salvo, porquanto também os demônios acreditam em Deus (Tiago 2:19). A verdadeira religião é a caridade para com os oprimidos, como órfãos e viúvas (Tiago 1:27). Ora, Bolsonaro pretende tirar direitos das classes trabalhadoras, dentre as quais estão muitos que têm filhos e esposa e que, às vezes apesar de trabalharem, precisam de ajuda do governo, como o bolsa-família, pra se manterem vivos. Alguém pode dizer que o trabalhador é digno de seu salário e que quem não trabalha não deve comer (2 Tessalonicenses 3:10), mas o problema aqui é tirar condições mínimas de trabalho daqueles que trabalham. Assim, apesar de trabalhar, às vezes falta pão ao trabalhador. Trabalhando, não pode se sustentar. Poderíamos também argumentar que o bolsa-família é “esmola”. Seja; por acaso dar esmola é pecado? As orações e as esmolas de Cornélio Italiano foram aceitas diante de Deus como oferta memorial (Atos 10:1-4). Então, que importa se esse for o caso?

Por último, uma palavra aos que intencionam votar em branco ou nulo: não fazer o bem quando se pode fazê-lo é pecar por omissão (Tiago 4:17). Se você for, por exemplo, uma testemunha de Jeová e não puder votar por razões religiosas, ao menos passe este texto a outras pessoas. Um governo de ódio é um governo anticristão e esse é um ódio que começa antes mesmo das eleições acabarem. Os evangélicos deveriam se envergonhar de dar apoio a alguém abertamente agressivo, especialmente se tal pessoa se edifica na mentira. Não perca a sua chance de se arrepender e se redimir. Deus está vendo. Essa é a igreja de Cristo.

3 Comentários »

  1. […] A religião tem laços com a política. […]

    Curtir

    Pingback por Anotações sobre o leviatã. | Analecto — 29 de novembro de 2018 @ 19:32

  2. Manda isso pelo WhatsApp que se espalha fácil.

    Curtido por 1 pessoa

    Comentário por Anônimo — 19 de outubro de 2018 @ 12:45

    • Infelizmente, eu tô sem celular. Bem que eu gostaria de espalhar isso por ali. Ou pelo Facebook.

      Curtir

      Comentário por Yure — 19 de outubro de 2018 @ 17:06


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: