-
“Protagonista” é o mesmo que “competidor principal” ou “primeiro lutador”.
-
Hoje, essa palavra tem o sentido de “personagem principal” de uma história.
-
A participação de alunos na gestão democrática da escola é uma forma de protagonismo escolar juvenil.
-
A comunidade inteira deveria participar da construção da escola como espaço educacional democrático, já que ela não seria democrática de outra forma.
-
A educação, desde a infância, deve encorajar o senso crítico e a autonomia.
-
Antigamente, a educação básica tinha como função formar apenas o futuro universitário ou o futuro empregado, mas agora há uma demanda pra que a escola prepare o sujeito para o futuro, dando-lhe os meios pra melhor alcançar esse objetivo.
-
É preciso que o aluno seja capaz de aprender sempre, que ele não sinta que não há mais o que aprender, que ele estava preparado pra aprender quando a necessidade surgir.
-
Os princípios políticos do ensino médio: os da igualdade, os éticos, os estéticos, os de identidade, os de diversidade, os de autonomia, os de interdisciplinaridade e os de contextualização.
-
Os alunos devem aprender como viver num estado democrático e republicano de direito.
-
“Protagonismo” é coisa relacionada às ciências humanas.
-
Estimular um protagonismo juvenil não é algo que pode ser feito alienando o aluno dos avanços de sua época.
-
O aluno deve ser informado dos problemas sociais de seu tempo.
-
O aluno deve ser capaz de usar e modificar as informações obtidas na escola, não simplesmente assimilá-las.
-
A escola tem autonomia para escrever e aplicar sua própria proposta pedagógica.
-
A criação dessa proposta habilita o protagonismo do professor.
-
O jovem é protagonista quando é sujeito de algum ato, quando é livre para tomar atitudes que impactem a sociedade.