O que aprendi lendo “9 dicas para melhorar a interpretação de textos em provas.”

Abaixo, o que aprendi lendo “9 Dicas para Melhorar a Interpretação de Textos”.

A leitura.

A primeira coisa a fazer é ler o texto todo. Só é possível compreender um texto se você lê-lo por completo. Se você ler apenas pedaços, formará uma ideia errada do texto. É o que acontece com pessoas que pegam pedaços do texto e os isolam, concluindo algo que está em contradição com o que o texto está realmente dizendo. Leia, portanto, o texto por completo. Você então será capaz de identificar o público-alvo do texto e essa é uma informação que diz muito sobre o texto. Caso você não tenha compreendido o texto, tente lê-lo novamente. Certifique-se de prestar atenção no que está sendo dito. Após o processo, tente enumerar quais são as ideias que o autor defende em seu texto.

Evitando erros de interpretação.

Se você perceber uma palavra que você não conhece, não pare a leitura imediatamente. Em vez disso, continue lendo e verifique se é possível deduzir o significado da palavra observando o contexto. Além disso, se você leu o texto por inteiro e compreendeu, você poderá também apontar informações que estão implícitas no texto, mas que o autor não disse claramente. No entanto, isso não quer dizer que você pode concluir algo que contradiz o texto apenas porque isso se harmoniza mais com suas próprias crenças. Você deve sempre trabalhar com as ideias do autor, não com suas próprias, se o que você quer é entender o que o texto está dizendo. Se foque em entender o que ele está dizendo. Só depois você poderá julgá-lo.

O trabalho de interpretação do texto é facilitado pelo processo de análise: divida o texto em pedaços (que podem ser parágrafos, por exemplo) e tente entender cada pedaço sozinho. Depois, tente entender como esses pedaços se relacionam entre si.

Publicado por Yure

Quando eu me formei, minha turma teve que fazer um juramento coletivo. Como minha religião não me permite jurar nem prometer, eu só mexi os lábios, mas resolvi viver com os objetivos do juramento em mente de qualquer forma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: