Abaixo, o que aprendi lendo “9 Dicas para Melhorar a Interpretação de Textos”.
A leitura.
A primeira coisa a fazer é ler o texto todo. Só é possível compreender um texto se você lê-lo por completo. Se você ler apenas pedaços, formará uma ideia errada do texto. É o que acontece com pessoas que pegam pedaços do texto e os isolam, concluindo algo que está em contradição com o que o texto está realmente dizendo. Leia, portanto, o texto por completo. Você então será capaz de identificar o público-alvo do texto e essa é uma informação que diz muito sobre o texto. Caso você não tenha compreendido o texto, tente lê-lo novamente. Certifique-se de prestar atenção no que está sendo dito. Após o processo, tente enumerar quais são as ideias que o autor defende em seu texto.
Evitando erros de interpretação.
Se você perceber uma palavra que você não conhece, não pare a leitura imediatamente. Em vez disso, continue lendo e verifique se é possível deduzir o significado da palavra observando o contexto. Além disso, se você leu o texto por inteiro e compreendeu, você poderá também apontar informações que estão implícitas no texto, mas que o autor não disse claramente. No entanto, isso não quer dizer que você pode concluir algo que contradiz o texto apenas porque isso se harmoniza mais com suas próprias crenças. Você deve sempre trabalhar com as ideias do autor, não com suas próprias, se o que você quer é entender o que o texto está dizendo. Se foque em entender o que ele está dizendo. Só depois você poderá julgá-lo.
O trabalho de interpretação do texto é facilitado pelo processo de análise: divida o texto em pedaços (que podem ser parágrafos, por exemplo) e tente entender cada pedaço sozinho. Depois, tente entender como esses pedaços se relacionam entre si.