Analecto

9 de janeiro de 2021

É bom quando é com os outros, né?

Filed under: Notícias e política, Organizações — Tags:, , — Yure @ 11:26

Esses dias, uma multidão enfurecida tentou invadir o Capitólio americano porque a democracia fantástica lá tá doente desde a ascensão do Trump. Quando eu vi as fotos, pensei que fosse a Síria, mas aí eu li as legendas. Os Estados Unidos vive seu primeiro momento como república de bananas, provando do veneno que eles inoculam em Taiwan. Bem feito. Eu realmente acho bem feito o que aconteceu ali. Espero que eles agora pensem melhor antes de desestabilizar sistemas políticos em países estratégicos, embora eu pense que isso não vá acontecer… a menos…

Esse tipo de episódio não vai deixar de ocorrer, agora que uma porção substancial da população americana duvida do seu sistema eleitoral. Qualquer melhora nesse sentido, na medida em que for levada adiante por Biden, será vista com suspeita. Haverá terrorismo interno. Se houver tal terrorismo interno, talvez os Estados Unidos comecem a, finalmente, pensar mais nos seus problemas internos do que nos recursos de outros países. Os Estados Unidos eram uma nação estável e por isso tinham tempo e foco pra interferir em outras nações. Se a temperatura lá continuar aumentando, talvez outros países, especialmente na América Latina, possam respirar um pouco mais sossegados.

Vejamos o que acontece de agora em diante. Mas, depois do que eu vi naquela quarta-feira, eu acredito que os Estados Unidos como conhecemos acabou.

Older Posts »

%d blogueiros gostam disto: