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Ensino tradicional, o mero repasse de conteúdo, não é didática.
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Didática é uma forma de ensinar de determinada forma que facilite ao aluno alcançar um determinado objetivo.
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Assim, para que haja didática, isto é, para que haja um método de ensino, é preciso que se descubra por que eu estou ensinando e o que eu quero daquele aluno.
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Didática, como prática, é pedagogia aplicada: é o uso da teoria pedagógica na situação prática de ensino.
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Já a didática como área do pensamento é o estudo das técnicas de ensinar.
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A didática implica intervenção ativa do professor no processo de aprendizagem do aluno
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Assim, “aprender sozinho” não implica didática: só há didática se houver um professor, o que exclui do campo da didática como ciência o autodidatismo.
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A ideia de que a educação é direito de todos tem origem religiosa, protestante, mais especificamente: o criador da didática moderna, Comênio, era pastor e concluía que a educação é direito de todos porque é um meio de se aproximar de Deus.
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A educação deve partir do conhecido, em direção ao desconhecido.
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Com a ascensão da burguesia, a demanda pela Didática Magna cresceu.
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Isso porque os meios de educação clássicos, baseados na memorização e na separação entre ensino e vida concreta, não atendia às demandas burguesas.
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Comênio que a criança se civilizasse, enquanto que Rousseau queria que a criança não fosse corrompida pela civilização.
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Permitir professores sem formação naquilo que ensinam é um retrocesso.
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Comênio queria um método de ensino no qual os alunos aprendessem mais, sem que o professor ensinasse mais, reduzindo o ruído e o excesso de trabalho em sala de aula, tanto para alunos quanto pra professores.
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Ele também esperava com isso reduzir os problemas da cristandade.
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Não é possível ensinar sem um objetivo: é pelo objetivo que se pensa na técnica pra atingi-lo.
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A ação dos professores deve ser conjunta.
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As técnicas de ensino empregadas antes da Didática Magna ainda sobrevivem na forma de “ensino tradicional” (aquele no qual o professor leciona e espera que o aluno memorize e reproduza).
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Esse tipo de ensino não favorece o desenvolvimento individual.
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O ensino deve partir do que o aluno já sabe.
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Uma boa didática observa a aprendizagem casual do aluno, pra usar seus hábitos de aprendizagem espontânea didaticamente.
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A didática deve fazer parte de um projeto de desenvolvimento do povo.
19 de maio de 2019
O que aprendi lendo “A Didática Como Fator de Qualidade no Processo de Ensino Aprendizagem”.
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