Pedra, Papel e Tesoura.

6 de novembro de 2012

As aulas não mais me afetam.

As aulas de história da filosofia não surtem mais efeito em mim, o que é um excelente sinal. Minha felicidade voltou e me sinto apto a encarar o mundo novamente. Fora isso, entreguei meu artigo à professora e aqui está o resultado dos meus esforços:

https://docs.google.com/document/d/1PZTJu6EY9Dgh68gZI1Razhk4J0ndfsHcT3eUW3L1k-g/edit

   O Brasil foi exposto à filosofia europeia momentos após o descobrimento, quando a Companhia de Jesus entrou no Brasil a fim de catequizar os nativos. Os temas tratados eram, obviamente, extremamente religiosos, como a natureza de Deus, as formas de prová-lo e a maioria das doutrinas de Aristóteles e São Tomás de Aquino.

    Muitos diriam que aquilo não era realmente filosofia, mas a preparação do nativo para defender racionalmente o catolicismo, por tanto, tratava-se de propagação ideológica. Porém, houve um lado bom nisso, com a criação de colégios, mesmo que administrados por jesuítas, no Brasil.

    Com o passar do tempo e com a influência do Iluminismo, as coisas mudaram em Portugal: a relação entre Igreja e Estado começava a ser questionada, a aristocracia entrava em crise, o empirismo ascendia rapidamente e a companhia de Jesus foi expulsa do Brasil.

    O sistema educacional brasileiro distanciou-se do seu caráter religioso, voltando-se para a aplicação prática dos ensinos que os alunos absorviam e para as ciências. Contudo, para evitar que a população brasileira fugisse do controle de Portugal,  o empirismo ensinado aqui era selecionado, censurado.

Anúncios

1 Comentário »

  1. […] que começou muito bem. Por quê? Porque o professor confirmou que meu posicionamento perante a crise que história da filosofia nível cinco me faz passar estava mais que correta. Também tivemos de […]

    Curtir

    Pingback por Ética. | Pedra, Papel e Tesoura. — 2 de março de 2013 @ 14:34


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: